Se tem uma coisa que todo mundo sabe sobre o brasileiro é que ele é louco por futebol. E em ano de Copa isso fica mais forte do que nunca. O Mundial interfere na vida de 3 entre 4 brasileiros1 e, durante os 30 dias de campeonato, os torcedores ficam o tempo todo ligados nele, acompanhando seja do escritório, das ruas, dos celulares ou de onde for.
Segundo as buscas do Google, quando tem Copa, esse se torna o maior interesse do público – interesse que praticamente desaparece nos anos entre as edições do evento, como mostra a comparação das buscas entre os segundos semestres de 2014 e 2015.
Um evento desse porte move paixões de norte a sul do Brasil, e como só acontece de quatro em quatro anos, ela cria toda uma ansiedade na cabeça dos torcedores – não só sobre o desempenho da seleção nos campos, mas também sobre o que fazer nos dias dos jogos. Grande parte dos brasileiros acredita que será dispensada do trabalho para assistir às partidas do Brasil; mais um motivo para deixar tudo pronto para torcer.
Mas como o brasileiro está se organizando para ver os jogos?
Bem, um grande volume da audiência irá aproveitar para assistir aos jogos em casa, confraternizando com familiares e amigos.
Isso se reflete nas buscas, tanto por produtos mais caros – aqueles para torcer em grande estilo – que dispararam e já são 3x maiores do que foram na última Copa, quanto por aqueles produtos para receber bem as pessoas na hora dos jogos.
Agora que você já sabe de tudo isso, o que você pode fazer para seu produto não ficar de fora da festa do torcedor? A resposta é: facilitar a vida dele na hora dos preparativos.
Com o torcedor naquela correria entre deixar tudo organizado no trabalho para assistir aos jogos tranquilo e em casa para receber os amigos, toda ajuda é bem-vinda. Essa é uma excelente oportunidade para as marcas se fazerem presentes na hora em que o consumidor mais precisa e que pode ser aproveitada de diversas formas. Oferecer conteúdos como receitas, dicas de decoração, ferramentas para cálculo de bebidas e ingredientes é uma delas. Outra é usar a tecnologia nas suas campanhas, para que os consumidores encontrem seus produtos quando eles forem mais relevantes e possam adquiri-los de um jeito rápido e sem fricção.
A Copa do Mundo 2018 está aí. E o consumidor já entrou na reta final de seus preparativos para entrar em campo com a galera, de olho em serviços e produtos capazes de transformar cada jogo em um encontro inesquecível. Sua marca já garantiu seu lugar nessa festa?
Fonte: 1. Google Consumer Survey: “Você pretende assistir à Copa do Mundo FIFA 2018?”, Brasil, setembro de 2017. n= 1.000.
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