Se tem uma coisa que todo mundo sabe sobre o brasileiro é que ele é louco por futebol. E em ano de Copa isso fica mais forte do que nunca. O Mundial interfere na vida de 3 entre 4 brasileiros1 e, durante os 30 dias de campeonato, os torcedores ficam o tempo todo ligados nele, acompanhando seja do escritório, das ruas, dos celulares ou de onde for.
Segundo as buscas do Google, quando tem Copa, esse se torna o maior interesse do público – interesse que praticamente desaparece nos anos entre as edições do evento, como mostra a comparação das buscas entre os segundos semestres de 2014 e 2015.
Um evento desse porte move paixões de norte a sul do Brasil, e como só acontece de quatro em quatro anos, ela cria toda uma ansiedade na cabeça dos torcedores – não só sobre o desempenho da seleção nos campos, mas também sobre o que fazer nos dias dos jogos. Grande parte dos brasileiros acredita que será dispensada do trabalho para assistir às partidas do Brasil; mais um motivo para deixar tudo pronto para torcer.
Mas como o brasileiro está se organizando para ver os jogos?
Bem, um grande volume da audiência irá aproveitar para assistir aos jogos em casa, confraternizando com familiares e amigos.
Isso se reflete nas buscas, tanto por produtos mais caros – aqueles para torcer em grande estilo – que dispararam e já são 3x maiores do que foram na última Copa, quanto por aqueles produtos para receber bem as pessoas na hora dos jogos.
Agora que você já sabe de tudo isso, o que você pode fazer para seu produto não ficar de fora da festa do torcedor? A resposta é: facilitar a vida dele na hora dos preparativos.
Com o torcedor naquela correria entre deixar tudo organizado no trabalho para assistir aos jogos tranquilo e em casa para receber os amigos, toda ajuda é bem-vinda. Essa é uma excelente oportunidade para as marcas se fazerem presentes na hora em que o consumidor mais precisa e que pode ser aproveitada de diversas formas. Oferecer conteúdos como receitas, dicas de decoração, ferramentas para cálculo de bebidas e ingredientes é uma delas. Outra é usar a tecnologia nas suas campanhas, para que os consumidores encontrem seus produtos quando eles forem mais relevantes e possam adquiri-los de um jeito rápido e sem fricção.
A Copa do Mundo 2018 está aí. E o consumidor já entrou na reta final de seus preparativos para entrar em campo com a galera, de olho em serviços e produtos capazes de transformar cada jogo em um encontro inesquecível. Sua marca já garantiu seu lugar nessa festa?
Fonte: 1. Google Consumer Survey: “Você pretende assistir à Copa do Mundo FIFA 2018?”, Brasil, setembro de 2017. n= 1.000.
O mercado digital, antes um oceano de oportunidades com vastos horizontes inexplorados, hoje se assemelha…
Eles estão em quase todos os sites que você visita, mas você realmente sabe o…
No mundo competitivo do marketing digital, cada clique e cada visita ao seu site é…
Encontrar o influenciador digital ideal pode ser um divisor de águas para a sua marca,…
Num cenário digital em constante evolução, a inteligência artificial (IA) emerge como uma força transformadora…
O comércio eletrônico, ou e-commerce, há muito tempo deixou de ser um nicho e se…
Deixe um comentário