Se o marketing é a mente do seu negócio de e-commerce, a logística é o bater do seu coração. É por isso que deve estar sempre sob controlo e a funcionar sem problemas. Mas não basta simplesmente deitar abaixo uma estratégia logística única ao estabelecer o seu e-commerce e utilizar essa estratégia para sempre. Os requisitos logísticos, bem como os requisitos de marketing e comunicação, encontram-se em constante mudança. Por esta razão pensámos que seria uma boa ideia criar este pequeno guia que inclui 10 dicas úteis para manter o coração logístico do seu negócio de e-commerce sempre a funcionar.
Como já explicámos noutros artigos, um movimento que tem efeitos benéficos em quase todos os aspetos do seu negócio de e-commerce, é cuidar da experiência de compra do seu cliente. Crie uma “call to action” para convidar os seus utilizadores a tornarem-se clientes leais. Desta forma, os seus clientes podem desfrutar de uma experiência de utilizador melhorada e pode confiar nos seus hábitos de compra, a fim de ajustar os diferentes fatores logísticos de acordo com os mesmos.
Pode parecer óbvio, mas estar familiarizado com o tamanho das embalagens do produto, o seu peso, e as suas condições de armazenamento, permitir-lhe-á estabelecer um armazém bem ordenado e eficiente. Além disso, pode organizar os seus produtos de acordo com quais são os mais procurados, para que tenha acesso rápido aos mesmos e consiga otimizar as suas operações em termos de tempo e espaço.
O fator humano na logística é crucial. A utilização de software profissional para gerir o armazém ajuda muito, mas seria inútil se não houvesse pessoal especializado para operá-lo. Se depender de armazéns de terceiros, assegure-se de que os seus empregados ou colaboradores são profissionais. Durante períodos de muito trabalho, não tenha medo de contratar mais pessoal e distribuir as tarefas de forma direcionada a cada trabalhador, especialmente de acordo com as suas competências.
Mesmo que tenha 100% de confiança no potencial do seu projeto, um arranque rápido nem sempre é a melhor estratégia. Uma quantidade excessiva de encomendas pode ser tanto uma bênção como uma maldição. Tudo depende de onde se encontra em termos de crescimento do seu negócio. Deve garantir que o crescimento do seu negócio não é demasiado lento, mas também que não é demasiado explosivo, e que está preparado para o sucesso.
Quando achar oportuno, pode considerar expandir os seus canais de venda de produtos confiando em mercados externos ou colaborações com outras lojas online. Antes de implementar tal estratégia, deverá também preparar uma contra-estratégia de gestão logística.
Nem sempre é a logística que tem de ser adaptada às necessidades de marketing. Pode decidir criar estratégias de marketing e de apelo à ação dirigidas a determinados produtos que não deseja que saiam do armazém por uma razão ou outra, com base no stock disponível.
Ano após ano, a tecnologia está a tornar-se cada vez mais de fácil utilização, de formas incrivelmente eficazes. Isto aplica-se tanto na vida quotidiana como no trabalho. Para a gestão logística, escolha software profissional para organizar fluxos de trabalho contínuos que lhe permitirão gerir rápida e eficazmente tarefas tais como encomendas, devoluções, inventários, seguimento, stock e muito mais.
Alguns fluxos de trabalho logísticos do e-commerce podem ser automatizados por várias razões. Sempre que possível, e mantendo o processo sob controlo através de software, é melhor automatizar certas tarefas de modo a libertar o seu tempo para outras tarefas.
Os dois principais requisitos para otimizar a logística do seu negócio de e-commerce são a precisão e a resolução de problemas. Tendo a pontualidade e organização como lema é um dos caminhos mais seguros para uma logística ideal, mas não é suficiente por si só. Mesmo que sejam precisos, ordenados e pontuais, os problemas continuarão a surgir, e é nesses momentos que uma abordagem criativa à resolução de problemas pode realmente fazer a diferença. Tenha estes dois fatores em mente quando escolher a quem confiar a gestão logística do seu negócio de e-commerce.
Um dos gestos mais apreciados pelos utilizadores que acabam de colocar a sua encomenda na sua loja online é mantê-los atualizados sobre o estado da sua encomenda. Este é um daqueles processos de que falámos acima, que podem ser automatizados graças a um software de gestão dedicado.
Assim que a encomenda for gerada, graças a módulos como este instalados no seu negócio de e-commerce, dará ao novo cliente uma experiência agradável que o encoraja a voltar a encomendar-lhe.
Fonte: Prestashop
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