Blog ou YouTube? Esta é uma pergunta que muitas empresas fazem na hora de divulgar seus conteúdos na internet.
Com a chegada do marketing digital, diversas estratégias mudaram a maneira como as marcas divulgam seus produtos e serviços, e uma de suas principais práticas é o marketing de conteúdo.
Seu objetivo é criar materiais ricos e valiosos para os usuários, de modo a construir a relevância da empresa e posicioná-la como autoridade em seu mercado.
Ele surgiu porque o consumidor moderno passou a ser mais exigente, uma vez que tem acesso facilitado à informação pela internet.
Basta fazer uma rápida pesquisa no Google para encontrar tudo o que precisa referente a um assunto de interesse.
Foi exatamente por isso que as pessoas adquiriram o hábito de pesquisar sobre produtos e serviços antes de fazer uma aquisição, e esta é a oportunidade que as empresas têm para mostrar que são a melhor opção.
Só que, mais do que criar conteúdos de qualidade, é importante escolher os melhores canais para vinculá-los.
Por isso, vamos explicar a importância da audiência na internet e falar um pouco mais sobre o blog e o YouTube.
Quando uma empresa realiza suas estratégias de marketing digital, um de seus principais objetivos é o engajamento e ele também é um importante indicador sobre o desempenho da campanha.
Ao analisar os níveis de engajamento, a companhia descobre se suas ações são eficientes e se ela consegue se comunicar com o seu público-alvo.
Dentro das redes sociais, uma empresa especializada em aluguel de sala de aula utiliza o engajamento para medir seu alcance, por meio de várias ações, como a criação de anúncios.
Em outras palavras, o engajamento é um indicador que mostra a porcentagem de público que é impactado pelos conteúdos que a marca produz.
Para saber como está a sua audiência, é necessário calcular a média de interações registradas em certo período e dividi-la pelo alcance que a plataforma conquistou.
Qualquer tipo de interação é importante para contabilizar audiência, tais como:
Dependendo da estratégia que a empresa usa, o total pode ser segmentado em cada post, campanha ou período, mas isso depende do objetivo da empresa.
Você precisa somar todas as interações da sua campanha, seja ela no blog ou no YouTube, dividir pelo alcance total na plataforma que está sendo avaliada ou pela quantidade de seguidores ou curtidas.
Um fabricante de etiqueta colorida vai obter um número decimal como resultado, feito isso, só precisa multiplicá-lo por 100 para assim saber qual é o percentual de sua audiência.
Entender um pouco mais sobre ela é importante porque demonstra quantas pessoas estão realmente engajadas com o seu negócio.
Isso vai muito além de saber quantas pessoas se inscreveram no seu canal do YouTube ou o número de clicks que determinada publicação recebeu no blog.
Ter uma boa audiência, na verdade, demonstra que suas campanhas e se os materiais são eficazes e trazem resultados em médio e curto prazo.
Entretanto, para conquistar uma boa audiência, você precisa conhecer os principais canais de veiculação de conteúdo na web.
Você já sabe que produzir conteúdos de qualidade é fundamental para consolidar a sua marca na internet, e os principais canais usados para isso são o blog e o YouTube.
Podemos dizer que o blog é um tipo de site pessoal, que deve ser frequentemente atualizado, podendo ser usado por pessoas e empresas.
Dentre as organizações, ele se popularizou por conta da necessidade de produzir bons conteúdos.
Por conta disso, acabou se tornando uma das principais ferramentas de comunicação entre a companhia e seus clientes.
Nele, um fabricante de parede de gesso 3D pode postar diferentes formatos de materiais, como textos, vídeos, imagens e infográficos.
Dentre as principais características do blog está o fato de que ele pode ser atualizado conforme suas necessidades e interesses, é de fácil manipulação, gratuito e você não precisa ter nenhum tipo de experiência para lidar com ele.
O YouTube, por sua vez, é uma plataforma de vídeos que foi criada em fevereiro de 2005, nos Estados Unidos e comprada pelo Google em 2006.
É o maior site de vídeos do mundo e, atualmente, já conta com mais de 1 bilhão de usuários, em outras palavras, ele é acessado por cerca de um terço da internet.
Por meio dele, é possível veicular conteúdos em formato de vídeo e interagir com os espectadores pelos comentários.
A empresa também pode fazer transmissões ao vivo e oferecer o formato preferido entre as pessoas.
Dentre suas principais características está o fato de que, ao utilizá-lo, uma empresa de iluminação para festa profissional vai marcar presença em uma plataforma disponível para 88 países em 76 idiomas.
Ele está disponível no Brasil desde junho de 2007, e na mesma época foi disponibilizado para o Japão e a Europa.
Em vista das características desses dois canais, fica claro que ambos são úteis e importantes para as estratégias de marketing do seu negócio. Mas, para que você tome uma decisão mais assertiva, vamos mostrar as vantagens de cada um.
Não dá para dizer qual dessas duas mídias digitais é a melhor porque elas possuem características diferentes e a escolha depende muito dos interesses do seu negócio e das necessidades do seu público.
De qualquer forma, para te ajudar nessa escolha, vamos mostrar as vantagens de trabalhar com cada uma dessas plataformas.
Um fabricante de caneca personalizada pode ter acesso a várias vantagens ao investir em estratégias pelo YouTube.
Dentre as principais estão:
O vídeo é um formato de conteúdo que prende a atenção do público, por essa razão, a exposição da empresa é muito maior.
Seu canal nesta plataforma pode ter um alto volume de tráfego, já que existem cerca de 1 bilhão de usuários e que passam uma quantidade considerável de horas assistindo aos vídeos.
Sua mensagem comercial pode alcançar milhões de pessoas que podem se tornar seus clientes.
Pelo fato de impactar muitos usuários e trabalhar com o formato preferido por eles, o número de compartilhamento também é maior.
Uma pessoa que visualiza o vídeo de uma empresa de quadros personalizados pode compartilhá-lo facilmente com seus amigos, familiares e colegas de trabalho.
Por fim, ele é capaz de melhorar o posicionamento da sua marca no ranking do Google, pois o buscador também apresenta vídeos do YouTube em seus resultados de pesquisa.
O blog é braço direito do marketing de conteúdo, uma estratégia fundamental para qualquer tipo de negócio.
Por essa razão, ele traz vantagens, como:
Os leads são muito importantes para que uma loja de ribbon colors possa começar o seu funil de vendas.
Isso acontece porque o blog vai receber conteúdos usados justamente para atrair pessoas no momento mais oportuno.
Só que além de atrair os potenciais clientes, os conteúdos que a companhia publica no blog também educam o seu público.
Isso quer dizer que ela vai construir um caminho o que vai levar essas pessoas a encontrarem uma solução para os seus problemas.
Conforme o público vai consumindo esses materiais, a corporação também consegue criar um relacionamento com eles.
O blog também oferece recursos que podem ser usados para interagir com os visitantes.
Um exemplo disso é o espaço para comentários, que a empresa pode responder e assim estreitar o relacionamento com a sua audiência.
Por fim, mas não menos importante, o blog é um verdadeiro aliado de uma empresa especializada em câmera de monitoramento pelo celular porque ajuda a construir sua autoridade de mercado.
Essa plataforma reúne todos os materiais ricos e relevantes que a organização já produziu, permitindo que eles sejam necessários a qualquer momento.
É como se o seu público tivesse a possibilidade de consultar uma biblioteca sobre o seu negócio, seus produtos e serviços. E pelo fato de reunir todas as informações importantes sobre o seu mercado, seu blog acaba te transformando em uma autoridade.
Sendo assim, tanto o blog quanto o YouTube são excelentes canais para as suas estratégias de marketing, tanto que os especialistas desse setor recomendam que as corporações investem nos dois.
Eles ajudam a construir uma boa audiência para a sua marca, e seu negócio poderá investir em diferentes propostas de marketing.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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