Cada vez mais as pessoas têm migrado para as redes sociais, seja para se inscrever como usuário que consome conteúdos ou para começar a criar conteúdos e fazer seus próprios posts. Nesse contexto, o thumbnail é algo muito importante.
Termo em inglês para “miniatura”, o que ele faz é mudar a dinâmica dos criadores de conteúdo em relação ao modo como os usuários vão visualizar seus vídeos antes mesmo de clicar neles, sobretudo no YouTube, que é a maior rede audiovisual do mundo.
De fato, hoje é possível encontrar multimídias de todos os tipos ali, desde vídeos engraçados ou de influencers que se voltam para política, maquiagem, filmes e muito mais, até dicas profissionais como impressão de etiqueta tag personalizada.
Já nem se trata de uma questão de opinião, pois várias pesquisas demonstram isso, como uma recente realizada pela Ebit/Nielsen, que é uma autoridade quando o assunto são questões de mídias sociais ou da esfera digital como um todo.
O que o levantamento mostrou é que, no último período a plataforma cresceu mais de 55%, além de que hoje ela já contabiliza mais de 2 bilhões de usuários ativos. Sendo que só no Brasil, são mais de 100 milhões de pessoas que a visitam todos os dias.
Nem é preciso falar como isso logo se tornou um oceano de oportunidades comerciais. Neste sentido, foi-se o tempo em que as mídias sociais serviam apenas para compartilhar conteúdos pessoais ou disseminar o hobby das pessoas.
Logo os criadores dessas mídias sociais perceberam que elas são um excelente veículo de mídia, inclusive no sentido comercial. De fato, imagina quando uma imobiliária que faz aluguel de sala por hora aprende a marcar presença ali.
Ela vai conseguir abraçar uma cota de mercado que antes seria inacessível. Por outro lado, a democratização das oportunidades também aumenta formidavelmente a concorrência digital, já que qualquer empresa ou marca pode se promover ali.
Daí a importância de falar de medidas como a do thumbnail, que propõe um diferencial na hora de postar seus vídeos e tentar captar a atenção e o interesse do seu público-alvo, o que passa por várias estratégias que você precisa fazer nos bastidores.
É por esse motivo que achamos melhor escrever este artigo, com foco total na questão de como os thumbnails funcionam, quais suas características e conceitos principais, além de enumerarmos as principais razões ou importâncias de aplicar esse recurso.
Outro ponto muito interessante é o fato de que o YouTube já se popularizou tanto que hoje ele realmente pode ajudar empresas de qualquer nicho de mercado, sejam varejistas que vendem no comércio ou prestadoras de serviço como limpeza de carpete empresarial.
Por isso mesmo, se o seu interesse agora é compreender de uma vez por todas como uma estratégia tão simples quanto fazer miniaturas para a capa dos seus vídeos é algo que pode revolucionar os seus resultados digitais, então basta seguir com a leitura até o fim.
Ao falarmos sobre o que exatamente são os thumbnails e quais os motivos mais remotos e imediatos por que devemos aplicá-los, é preciso fazer um recuo teórico.
Como vimos, o YouTube cresceu mais rápido do que qualquer outra plataforma de vídeo, o que se deve ao perfil das novas gerações, de pessoas conhecidas como nativas digitais, uma vez que elas já nasceram com o celular na mão e acesso à internet.
Assim, as miniaturas do vídeo entram em um contexto de enorme concorrência entre as marcas, que lutam para conseguir um segundo da atenção dos clientes em potencial, assim como parte de um contexto cultural bem maior.
Ocorre que essas novas gerações primam pelo elemento audiovisual, em vez de precisarem ler artigos muito grandes ou conteúdos monótonos. Ao mesmo tempo, elas priorizam marcas que sabem customizar sua solução, seja um produto ou serviço.
De fato, é a geração que quer montar seu lanche como bem entende, em vez de ser obrigada a comer apenas o que o cardápio antes permitia.
Um simples envelope A4 personalizado já demonstra isso, pois também é um modo de customizar as vontades do cliente na hora de vender um produto e atender às solicitações do público.
Deste modo, os thumbnails acumulam todas essas características fundamentais, daí que seja muito importante compreender tudo isso antes de partir para a prática.
O que as miniaturas fazem é facilitar o acesso aos conteúdos digitais, agilizando a vida dos seguidores e chamando a atenção daqueles que procuram por conteúdos bem feitos, capazes de agregar valor ao público e gerar engajamento real.
Lembrando que todo conteúdo digital não passa de uma isca para captar leads, gerar oportunidades e, obviamente, aumentar as vendas e a lucratividade da empresa.
Com isso já entendemos o que eles são exatamente, bem como as principais razões de por que utilizá-los urgentemente. Adiante, entendermos melhor as importâncias mais específicas de colocar em prática esse recurso ao mesmo tempo simples e incrível.
Tudo começa pelo próprio recurso que o YouTube utiliza para listar os vídeos que aparecem como resultado de uma busca, ou mesmo na página inicial de cada canal da plataforma.
Em vez de simplesmente acusar uma lista escrita, o resultado aparece de modo bastante dinâmico, graças a um conjunto de algoritmos e parâmetros que tentam tornar a experiência dos usuários cada vez melhor e mais memorável, no que entra a miniatura.
Nem todo mundo sabe, mas o YouTube foi comprado pela Google Inc. um ano depois da sua fundação, em 2006. Lembrando que o Google tem os maiores algoritmos e a maior inteligência artificial do mundo digital.
Assim, é importante utilizar os thumbnails porque eles vão ao encontro das propostas que a própria plataforma coloca. Basicamente, ele equivale a uma otimização, o que faz com que seus vídeos ganhem destaque nas buscas.
Ou seja, quando uma pessoa pesquisa por algo como etiqueta personalizada para bolsas, os vídeos que aparecerão no topo são aqueles que acumulam a maior quantidade de qualidades.
Neste sentido, se um tiver a miniatura e outro não, aquele que a contém vai sair na frente. Obviamente, isso aumenta o número de views, o tráfego do seu canal e a força da sua estratégia, seja para vender produtos ou ganhar como anunciante.
Portanto, quando acabar de gravar o vídeo, vá na opção “selecionar capa”, e tenha um arquivo de imagem pronto com as devidas configurações, em vez de simplesmente escolher algum momento do vídeo para servir como capa.
Outro motivo ou importância típica dos thumbnails é que eles são bastante versáteis, portanto, muito mais vantajosos do que simplesmente deixar a capa genérica.
Um exemplo dessa versatilidade é a dimensão proposta pela plataforma, que fica em 1280×720 pixels, ou seja, um campo bastante útil para explorar uma gama enorme de recursos imagéticos e textuais.
Se o vídeo for sobre crachá personalizado, por exemplo, é possível escanear um desses crachás e fazer com que ele apareça inteiro na miniatura em questão.
Ademais, o tamanho do arquivo fica em até 2Mb, o que também permite uma gama enorme de formatos e edições possíveis. Entre os principais temos:
Além de que hoje há várias plataformas online onde é possível criar essas imagens, com poucos cliques e funções de tipo “arrasta e solta”, que são intuitivas e geralmente gratuitas, deixando o resultado final muito mais profissional.
Um ponto fundamental de por que utilizar thumbnails é que eles permitem transmitir sua identidade visual logo de cara, antes mesmo de o visitante clicar no seu vídeo.
Assim, sua paleta de cores, seu logotipo e até as tipografias utilizadas por você já começam a marcar presença na rede social.
Por exemplo, uma empresa que vende quadros personalizados pode assumir cores frias como modo de passar uma imagem mais sóbria.
Assim, os backgrounds poderiam ser em tom de verde escuro, com letras brancas retilíneas por cima de tudo. Em termos de fortalecimento e posicionamento de marca, esses detalhes são realmente fundamentais.
Por fim, outro grande motivo para aplicar as miniaturas é que elas permitem complementar o sentido do título do vídeo, sem usar mais caracteres por causa disso.
O que também já serve para despertar a atenção dos visitantes. Assim, um vídeo sobre caneca personalizada acrílico pode informar seus traços técnicos no título, e na imagem explorar algo como “promoção especial”, ou “enquanto durarem os estoques”.
Uma dica de ouro para isso é considerar que a miniatura tem visualização reduzida em termos de espaço, especialmente para quem utiliza pelo celular. Portanto, seja sucinto e vá direto ao ponto, conseguindo o resultado desejado.
Chegamos ao fim, com isso mostrando que o YouTube é uma das maiores vitrines do mundo, dentro da qual os thumbnails são fundamentais.
Com eles é possível chamar a atenção de mais gente, conseguir melhor posicionamento nas buscas e até fortalecer sua marca. As 4 maiores razões ou importâncias enumeradas acima mostram isso de modo claro e proveitoso.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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