O crescimento exponencial do número de brasileiros com acesso à internet tem feito com que o investimento nas estratégias publicitárias digitais sejam cada vez mais atraentes para as empresas. Com isso, o marketing de conteúdo se tornou uma das principais técnicas utilizadas.
E não é para menos, através da produção de materiais qualificados e informativos, as marcas são capazes de atingir um público que possui o perfil ideal para se converter em consumidores. Além disso, fica mais fácil construir uma reputação mais positiva perante o mercado.
O marketing de conteúdo é uma das melhores maneiras de produzir um tráfego orgânico, engajando os internautas e conquistando o conhecimento necessário para viabilizar uma experiência de compra mais satisfatória, que provoque o encantamento e a fidelização.
De acordo com uma pesquisa realizada, em 2018, pela Content Trends, aproximadamente 73% de todas as empresas nacionais adotaram, na época, o Marketing de Conteúdo como uma das principais formas de conquistar novos leads e aumentar o número de vendas.
E isso se dá porque, em conjunto com a utilização de um bom sistema de gestão de relacionamento com o cliente (crm), as instituições comerciais de todos os segmentos e tamanhos são capazes de:
Além disso, a produção de conteúdos online é a base das ações estratégicas do Marketing Digital que, por sua vez, provocam uma economia importante nos investimentos publicitários e ainda incentiva o aumento do lifetime-value (LTV) das companhias.
Uma vez que já compreendemos sobre a importância e relevância do investimento no Marketing de Conteúdo, precisamos agora desmistificar a ideia de que basta produzir qualquer tipo de conteúdo, abrir um blog e começar a postar.
A produção de materiais digitais precisa ser baseada em uma estratégia bem definida e organizada, para que seja possível alcançar os resultados almejados e ter sucesso na conquista e fidelização de consumidores.
Além do mais, é preciso manter uma atenção maior na execução desses conteúdos e na mensuração dos resultados obtidos. Assim, entre as principais ações, é necessário focar em:
Assim como em todas as demais ações realizadas por uma instituição comercial, a primeira etapa para a implementação do Marketing de Conteúdo está relacionada com a definição de objetivos e metas precisas para essa atuação.
Isso vai ajudar a descobrir se esse investimento é a melhor solução para a sua marca, ajudará a alinhar as demais ações de marketing digital e ainda vai permitir a compreensão e construção de uma identidade para a empresa.
Como dito anteriormente, em conjunto com o uso de um crm grátis e com as demais ações de marketing online, os gestores comerciais precisam determinar as principais características do seu público consumidor. Desta forma, será possível criar estratégias mais segmentadas e que deem resultados mais precisos.
Para isso, é preciso determinar quais são os traços demográficos desse público, idade, gênero, canais de comunicação preferidos, tipos de produtos que mais consomem, entre outros. Todas essas informações viabilizarão uma aproximação com o consumidor e ditarão as interações.
Com a compilação dos dados dos clientes atuais, em um sistema de crm plano, fica muito mais fácil para as áreas de marketing e publicidade definirem o tom que deve ser adotado pela empresa, durante as interações online.
Assim, é possível construir uma personalidade para o seu negócio, fazendo com que a empresa deixe de ser exclusivamente uma instituição comercial e se torne mais humana e acessível, na visão dos consumidores. Isso aumenta o engajamento e a satisfação do mercado.
O uso de softwares de crm online grátis, ou de qualquer outro tipo de gestores mais personalizados, é importante para bem mais do que apenas compilar informações sobre os compradores. Eles auxiliam na construção e manutenção de um funil de vendas ativo e eficiente.
Com a devida análise dos dados obtidos durante essas ações, as empresas podem se atentar na produção de conteúdos com formatos que melhor se adequem para atrair os consumidores ideais, no topo, no meio e no fundo do pipeline.
Assim, com o auxílio do comercial crm é possível identificar os principais problemas que os clientes precisam tentar resolver, permitindo a definição das melhores estratégias para transmitir essa informação e para estabelecer uma relação de confiança.
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