Há milhões de lojas online em todo o mundo, o que significa que você tem que fazer sua marca digital se destacar o máximo que puder. Para aumentar as chances de sucesso do seu negócio, vamos revelar 10 coisas que todo cliente gosta de ver num e-commerce:
Em primeiro e mais importante lugar, seu e-commerce precisa ser fácil de entender e de navegar. Ao construir seu site, tenha certeza de que você visualizar e clicar nos produtos e ações sem nenhum erro. Você pode usar uma plataforma conhecida como o Prestashop, que oferece tudo que você precisa para construir uma loja online do zero e fazer seu negócio crescer.
Além da facilidade, é muito importante que o processo de finalização de compra seja eficiente e simplificado. Não jogue um punhado de páginas ou barreiras entre o carrinho e a finalização da compra. Tenha certeza que todas as taxas estejam claras desde o início. Você pode também integrar sua loja com um ERP para facilitar o processo de estoque e geração de notas fiscais, deixando tudo mais simples.
Não importa o quanto seja tentador colocar aqueles pop-ups no seu site, mesmo que você tenha visto naquele seu concorrente. Os visitantes já chegaram em sua página ou estão procurando um produto específico, então você não quer direcioná-los pra longe com aqueles pop-ups chatos que bloqueiam a tela ou forçam os clientes a fazer algo.
Enquanto cadastra seus produtos, tente deixar a precificação mais transparente para que seus clientes sempre saibam pelo que estão pagando em cada produto ou serviço do site. Com o serviço Melhor Envio, além de ter frete muito mais barato pelos Correios ou Jadlog, você poderá exibir a simulação no carrinho, assim ao chegar no checkout o cliente já aceitou o valor e prazo da entrega. Quanto maior a transparência nos preços e taxas, menor a chance dos clientes abandonarem o carrinho!
Se você facilitar o pagamento, terá menos carrinhos abandonados no seu e-commerce. E quanto mais flexíveis as condições para pagar, maior será o valor do pedido. Naturalmente, cartões de crédito são os mais importantes, visto que 71% dos clientes preferem usá-los nas compras online. Mas também é importante oferecer alternativas como PIX, Boleto, Pagamento na Entrega, carteiras digitais…
Até os clientes mais fieis podem ocasionalmente desistir na metade do funil de compras e esquecer que colocou um produto no carrinho. Você pode enviar lembretes por e-mail de que esses produtos estão salvos no carrinho e aumentar as chances de que eles voltem à loja para finalizar o pedido. Na plataforma Prestashop você pode configurar e-mails automáticos de lembrete que geram um cupom para cada cliente com carrinho abandonado, com uma validade que vai fazê-los correr pra aproveitar a oferta!
É importante se esforçar para oferecer um serviço de atendimento ao cliente através de vários canais na sua loja virtual, incluindo um e-mail e pelo menos um chat ao vivo. Utilizar robôs pode ajudar muito a atender os clientes fora do horário comercial, mas é importante lembrar-se que pessoas preferem falar com pessoas. Com o JivoChat gratuito você pode configurar um robô que chama os usuários ativamente, e o atendente recebe uma notificação pra entrar na conversa assim que o cliente responde ao robô. Se a sua loja ainda não possui essa opção, solicite pelo nosso WhatsApp que fazemos a implantação.
Consumidores online amam personalização e ofertas especiais, então tente disponibilizá-las através de e-mails promocionais, SMS e redes sociais. Além de aumentar potencialmente mais vendas dos produtos específicos que você precisa vender logo, você estará construindo laços importantes com sua base de clientes, que vão passar a desejar a oportunidade da próxima promoção.
A taxa média de atenção do usuário está caindo, o que significa que seu site não pode ser mais lento do que o concorrente. Com isso em mente, garanta que suas páginas carreguem rapidamente contratando um bom plano de hospedagem. A recomendação é que suas páginas carreguem em menos de 1 segundo na média. Demorando mais do que isso, o cliente pode desistir e voltar para o Google procurando outras lojas.
Por último, porém não menos importante, tente fazer ofertas de Frete Grátis sempre que for possível. Todo mundo espera uma opção de entrega gratuita atualmente, especialmente impulsionados pelas gigantes do mercado como Amazon. Se você não consegue assumir os custos de um frete grátis para todas as compras, considere fazer isso para pedidos até um certo valor. Dessa forma, o cliente vai colocar mais produtos no carrinho para não pagar a entrega.
Implementar essas 10 dias no seu e-commerce vai te colocar no caminho certo para construir e manter uma base de clientes por muitos anos. Vale a pena investir em um negócio bem planejado e bem executando, pois somente dessa forma você terá um retorno satisfatório e crescente em vendas.
Se ainda tem alguma dúvida ou precisa de ajuda, fale conosco pelo chat no canto da tela ou clique nos botões abaixo para chamar no WhatsApp:
Com a colaboração de: Nahla Davies (Prestashop)
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