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Saiba as principais diferenças entre inbound e outbound marketing

Inbound e outbound marketing são duas maneiras de trabalhar as estratégias de uma empresa. O inbound se encarrega de despertar o interesse dos consumidores por meio de conteúdo relevante.

O outbound, por sua vez, consiste em estratégias mais tradicionais, como a veiculação de propagandas físicas e digitais.

Desde que o marketing digital ganhou prioridade entre as estratégias de empresas dos mais variados tipos, o inbound tornou-se mais relevante e mais discutido no mercado brasileiro e no exterior.

As marcas perceberam as mudanças no comportamento do consumidor e a necessidade que as pessoas têm de consumir informação e estabelecer uma relação de confiança com as empresas.

Entretanto, as estratégias orgânicas demoram um pouco mais para fazer efeito, e como tempo é dinheiro principalmente no universo empresarial, é necessário investir em práticas que tragam efeitos imediatos, como o outbound.

Quem ainda não conhece muito bem sobre o assunto pode confundir esses dois conceitos, mas eles são essenciais para o sucesso de qualquer empresa.

Pensando nisso, neste artigo, vamos mostrar as principais diferenças entre inbound e outbound marketing e a importância dessas estratégias. Confira!

Diferenças entre inbound e outbound

Para compreender a diferença entre inbound e outbound marketing, primeiro é necessário saber qual dessas abordagens a empresa deve usar para atrair consumidores.

O inbound marketing é conhecido como marketing de atração, um conjunto de estratégias onde várias opções ajudam a atrair potenciais compradores e a convertê-los em clientes.

Agora, quando uma empresa de vistoria de moto investe em outbound, também conhecido como marketing de interrupção, trabalha com ações que “interrompem” a jornada de compra do cliente e o que ele estiver fazendo para apresentar produtos e serviços.

Com base nessas definições, é correto afirmar que a diferença entre inbound e outbound é que, com o marketing de atração, o cliente vai até a marca, e com o marketing de interrupção, a empresa vai atrás dele.

Para entender um pouco mais sobre essa diferença, vamos exemplificar essas metodologias. Por meio do inbound, a companhia trabalha ações que vão atrair potenciais clientes para o negócio.

O cliente chega até a marca pelos mecanismos de busca, como o Google, mas para atraí-los é necessário investir em estratégias orgânicas, como o SEO (Search Engine Optimization) e o marketing de conteúdo.

São estratégias que colaboram com as etapas do processo de compra, desde o primeiro contato do cliente com a marca até a compra do produto ou serviço.

As estratégias de inbound precisam ser criadas considerando o que é necessário para fazer o cliente evoluir dentro do funil de vendas, até o fechamento do negócio.

O outbound, por sua vez, é quando a empresa busca maneiras ativas de conquistar novos clientes. Justamente por isso ele é conhecido como marketing de interrupção, visto que suas metodologias interrompem o cliente para oferecer uma solução.

Hoje em dia, uma empresa de lavagem de poltrona pode trabalhar estratégias de outbound marketing na internet, assim como nos meios tradicionais, cujos principais são:

  • Propagandas no rádio;
  • Propagandas na TV;
  • Anúncios nos jornais;
  • Panfletos.

Na internet, os maiores exemplos de outbound marketing são os links patrocinados, anúncios pagos nas redes sociais e propagandas no YouTube.

Por que o inbound marketing é importante?

Trabalhar com estratégias orgânicas e de atração é muito importante para as empresas por diversas razões. Em primeiro lugar, elas ajudam a atrair as pessoas de maneira natural, respeitando o ciclo de vendas.

Atualmente, cerca de 93% das experiências online começam em um site de busca, como no caso do Google. Afinal, produzir conteúdos relevantes e que apareçam entre os resultados de pesquisa é fundamental nos dias de hoje.

Os materiais criados são assertivos porque são direcionados para um público específico. Assim, a empresa cria a persona que sabe quais são as dúvidas e necessidades dela.

Além de trabalhar com uma estratégia mais certeira, uma empresa de montagem e desmontagem de moveis planejados também consegue mensurar melhor os resultados de suas ações.

Algumas ferramentas mostram, em tempo real, a taxa de cliques, acessos no blog, número de visitantes no site, número de conversões e outras informações importantes.

A mensuração é uma forma de otimizar os investimentos em comunicação e estratégias de marketing, visto que os custos são reduzidos porque estratégias orgânicas custam até 62% menos.

Uma empresa que economiza no orçamento consegue melhorar seus produtos e serviços e oferecer soluções personalizadas para os clientes.

Esse tipo de marketing também é importante porque melhora o ranqueamento da empresa nos resultados orgânicos. Estar entre as primeiras posições de uma pesquisa é fundamental para conquistar credibilidade e atrair as pessoas.

O inbound marketing oferece diferentes estratégias para uma empresa de terceirização de portaria de condomínio, como o SEO, que otimiza as páginas de um site para que elas apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa.

Suas ações são tão eficazes que fazem parte do planejamento da maioria dos negócios, independentemente de seu porte ou segmento.

As pessoas costumam navegar por sites, redes sociais e portais de notícias, pois estão constantemente em busca de informação e conteúdo de qualidade.

As organizações também podem criar seu próprio canal, como um site, blog e perfil nas redes sociais para levar informação relevante para as pessoas e que estejam relacionadas com o seu mercado de atuação.

Além disso, as plataformas precisam ser atualizadas constantemente com materiais ricos, posto que isso mostra para a audiência que a empresa domina o que faz e está preocupada em manter o público bem informado.

Embora as vendas não sejam o foco do inbound marketing, elas podem aumentar porque todas as estratégias são direcionadas para as pessoas certas, ou seja, aquelas que podem se transformar em clientes.

Essas práticas possibilitam que uma empresa de manutenção elétrica corretiva estabeleça um relacionamento com os consumidores e conquiste a confiança deles, e as vendas se tornam uma consequência natural.

A importância do outbound marketing

Assim como no caso do inbound, o outbound também é fundamental para as empresas, e traz suas vantagens. Uma delas é que o retorno sobre os investimentos (ROI) é muito mais rápido, ao contrário do que acontece com as ações orgânicas.

Boas estratégias de SEO vão levar um tempo até começarem a trazer resultados e isso acontece porque o método considera o modo como as pessoas pesquisam informações nos mecanismos de busca, algo muito subjetivo.

Tudo isso leva um tempo, que costuma ser longo, e a empresa precisa investir em outras formas de divulgar o seu negócio.

Quando uma pessoa pesquisa sobre qualquer assunto, como consulta com clínica veterinária perto de mim, pode encontrar conteúdos e anúncios relacionados à sua necessidade.

Os anúncios no Google são totalmente segmentados, ou seja, eles vão aparecer para pessoas realmente interessadas no produto ou serviço e, consequentemente, o retorno é muito mais rápido e compensador.

As estratégias ativas também são facilmente mensuráveis, e o próprio Google oferece sua ferramenta Analytics, para que a organização possa analisar suas estratégias e identificar o que está trazendo resultados e o que precisa ser melhorado.

É possível saber sobre sazonalidade de vendas e o tipo de abordagem mais apropriado para o público, o que torna as ações ainda mais assertivas.

Se um fabricante de estação de trabalho para 4 pessoas consegue obter dados quantitativos e qualitativos em pouco tempo, então pode validar suas premissas rapidamente.

Em outras palavras, é possível avaliar se a persona realmente condiz com a audiência e se os canais e estratégias usados pela empresa estão transmitindo a mensagem que ela deseja.

O outbound evolui continuamente, e essa evolução ajuda as equipes de vendas a segmentar melhor o nicho de mercado dos produtos e serviços que vendem. Isso também favorece o discurso dos vendedores.

Até mesmo empresas B2B podem trabalhar com essas ações porque elas facilitam o processo de vendas, fazendo com que ele fique menos complexo e consultivo.

É claro que os usuários podem pesquisar diferentes marcas que vendem, tal como salgados para revenda, vão preferir uma organização que ofereça contato pessoal, encontros presenciais e que participe de eventos e feiras.

A corporação precisa de um time bem preparado, principalmente pelo fato de que o contato com o vendedor será mais segmentado, e por isso precisa de um atendimento personalizado e assertivo.

Considerações finais

Inbound e outbound marketing são duas estratégias diferentes, mas muito importantes e capazes de se complementarem.

Elas adotam caminhos diferentes para atrair e abordar os consumidores, portanto, devem fazer parte do planejamento de divulgação do negócio.

É dessa forma que a empresa será conhecida por um número muito maior de pessoas, além de ser capaz de atender às demandas do mercado de maneira precisa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Matheus Carvalho

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