A loja virtual é um modelo de negócios que tem atraído muitos empreendedores, por conta de todos os benefícios proporcionados a compradores e comerciantes.
Esse modelo de compra e venda cresceu muito nos últimos anos, principalmente depois de 2020, e o que parecia algo passageiro, acabou se tornando a principal tendência do mercado.
Os consumidores perceberam as facilidades de comprar pela internet, tendo acesso a produtos e serviços mais baratos e recebendo tudo no conforto do lar.
Para os empreendedores, é uma forma de ter o próprio negócio, de maneira mais fácil, rápida e acessível, sem precisar gastar com as mesmas necessidades de uma loja física.
Além disso, tem toda uma facilidade de vender 24 horas por dia, o que potencializa os lucros desse tipo de empresa.
Só que para fazer da loja virtual um sucesso, é necessário compreender um pouco mais sobre esse modelo de negócios, afinal, seu funcionamento é bem diferente das lojas tradicionais.
Se você está pensando em abrir uma loja virtual, mas ainda não sabe se é uma boa ideia, leia este artigo.
Vamos mostrar a importância de ter uma loja online, além de quais são os benefícios trazidos por esse modelo de negócios.
A loja virtual é importante por várias razões, principalmente para as lojas físicas, pois por meio dela é possível aumentar o alcance da marca e melhorar as vendas.
Uma plataforma de vendas está aberta para todo o país e até mesmo para o exterior, o que permite alcançar o público de maneira mais eficiente.
As vendas de uma loja física são limitadas por conta da localização, ou seja, os clientes precisam se deslocar para adquirir os produtos e serviços.
Por outro lado, uma loja de móveis virtual permite que o cliente compre uma cadeira longarina 2 lugares sem precisar sair de casa. Isso aumenta as chances de venda, pois a quantidade de pessoas atendidas é muito maior.
Os consumidores têm acesso aos produtos a qualquer momento, bastando apenas um dispositivo e acesso à internet. Automaticamente, o site terá mais acessos, o que melhora as estratégias de marketing da plataforma.
Da mesma forma como acontece em uma loja física, o cliente tem acesso há várias informações sobre o produto, como:
Os pedidos podem ser feitos 24 horas por dia, nos 7 dias da semana, inclusive, durante os feriados. Em outras palavras, as vendas acontecem a todo o momento.
Quem já tem uma loja física encontra na loja virtual a possibilidade de abrir uma unidade sem precisar arcar com aqueles gastos tradicionais, como aluguel, compra de mobília, salários de funcionários, entre outros.
Uma loja de auto elétrico terá menos gastos com administração e outras necessidades, o que traz muitos benefícios para o negócio. Logo, ao poupar essa quantia, é possível investir em estratégias de marketing para alavancar os resultados.
Por fim, uma loja virtual também é importante para aumentar o reconhecimento da marca, tendo em vista que, na internet, as informações correm muito mais rápido e não possuem barreiras geográficas.
Ter uma loja virtual traz muitos benefícios para o empreendedor e para os consumidores, afinal, a relação de compra e venda é muito mais prática e moderna. Alguns dos principais são:
Os donos de lojas virtuais não precisam se preocupar com o horário de funcionamento, e com a rotina corrida do dia a dia, os consumidores também não devem se preocupar em se deslocar ao ponto de venda.
Em qualquer horário, eles podem usar o celular, o tablet ou o computador para pesquisar os produtos que precisam, com todo o conforto.
Não é preciso enfrentar filas e as transações são rápidas, o que reduz as chances de desistência. Várias pessoas podem comprar mochila corporativa personalizada ao mesmo tempo, o que nem sempre é possível em uma loja física.
Ao manter a loja na internet, os custos comuns a uma loja tradicional não existem, como o aluguel, despesas com água e luz, e assim por diante.
Tudo o que você precisa fazer é escolher uma boa plataforma, hospedagem e investir em boas estratégias de marketing digital, o que nem se compara com as despesas do ponto comercial.
Embora a plataforma de vendas funcione 24 horas por dia, o empreendedor não precisa se preocupar em abrir e fechar o estabelecimento com horário marcado.
O site estará disponível 24 horas por dia, por isso, vai vender muito mais e o proprietário cuida apenas dos pedidos realizados.
Trabalhar online é a possibilidade de atender os clientes a qualquer momento, e esta é uma das principais razões que convencem os empreendedores a investir nesse tipo de negócio.
Assim, uma loja de artigos automotivos pode vender pneu aro 17 a qualquer hora do dia ou da noite, e o empreendedor escolhe em que momento vai conversar com os clientes e separar os pedidos.
A internet faz parte do cotidiano das pessoas, afinal, elas estão muito mais conectadas do que andando pelas ruas. Nesse sentido, fica muito mais fácil atrair clientes na web do que presencialmente.
O acesso à internet está na palma da mão, tanto é que as vendas por meio de dispositivos móveis estão crescendo constantemente.
Pesquisar produtos e serviços direto pelo celular tornou-se um hábito, e todas as empresas que vendem dessa forma estão lucrando mais.
As vendas são rápidas e podem acontecer para qualquer cidade, estado ou país, pois trazem mais facilidades para os clientes, além de preços mais acessíveis.
Você pode enviar seus produtos em embalagem papel kraft personalizado, mas além dessa facilidade, o estoque também é muito mais simples e não depende de gastos enormes ou muito esforço para ser gerenciado.
Geralmente, um estabelecimento físico precisa de funcionários exclusivos para a tarefa, afinal, se o estoque não estiver sempre organizado, pode trazer muitos problemas.
Mas em uma loja virtual, tudo é completamente diferente, considerando que o gerenciamento pode ser feito de maneira automática e com ferramentas digitais.
A contagem dos produtos é totalmente online e o empreendedor pode conferir a situação do estoque em tempo real.
A internet oferece diversas opções em canais de comunicação, como redes sociais, aplicativos de mensagem instantânea, e-mail, chat, entre outros. A empresa pode conversar com os clientes da maneira que preferir.
Deste modo, quando uma pessoa pesquisa sobre material de construção mais próximo, pode encontrar uma loja virtual e se comunicar rapidamente com ela, por meio de seus canais digitais.
O consumidor moderno está acostumado com esses canais de comunicação, pois sabem que é muito mais fácil conversar com as empresas, e no horário mais conveniente.
Para facilitar ainda mais, é possível incluir um chat na loja, onde o vendedor pode esclarecer as dúvidas do cliente em relação a qualquer produto. Assim, a empresa consegue evitar desistências e quebrar objeções.
Para aproveitar todos os benefícios de uma loja virtual, é muito importante investir em estratégias que vão torná-la um sucesso e levá-la ao conhecimento de mais pessoas.
Uma loja de persiana rolô sob medida, por exemplo, pode marcar presença nas redes sociais, onde será facilmente encontrada pelo público e poderá se comunicar com as pessoas.
Também são excelentes plataformas para divulgar conteúdos esclarecedores e anúncios para divulgar os produtos.
Outro ponto essencial é garantir um bom visual para o site, além disso, ele precisa ser fácil de ser acessado e garantir uma boa experiência ao usuário.
Lembre-se de fazer o controle de estoque, uma vez que mesmo sendo uma tarefa mais simples para esse modelo de negócios, precisa ser bem gerenciado.
É muito frustrante para o cliente quando ele procura uma solução, faz a compra e antes de finalizá-la descobre que não estava disponível. O ideal é se programar para que isso não aconteça.
Por fim, procure maneiras de deixar o valor do frete mais competitivo, e quando puder, ofereça frete grátis, uma vez que essa estratégia costuma atrair muitos clientes.
Para compensar, ainda é possível fazer promoções do tipo comprar dois produtos complementares para ter direito ao frete grátis.
Com isso, uma loja de material de construção que vende conexão y pvc terá muito mais facilidade para vender seus produtos.
As lojas virtuais deixaram de ser uma tendência para se tornar realidade, e são consideradas como a melhor opção pela maioria dos consumidores.
É muito mais fácil comprar pela internet e receber em casa, assim como é muito mais barato manter um negócio digital.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
No mundo do marketing digital, a escolha das palavras-chave certas pode ser a diferença entre…
No contexto do marketing industrial B2B, as redes sociais têm se tornado ferramentas essenciais para…
O LinkedIn se consolidou como a principal rede social voltada para profissionais e empresas, especialmente…
O Google Analytics é uma ferramenta poderosa para empresas que desejam compreender melhor o comportamento…
No universo digital, conquistar visibilidade é essencial para que pequenos negócios atraiam clientes e se…
Em um mundo cada vez mais digital, o Google Meu Negócio tornou-se uma ferramenta essencial…
Ver Comentários