Cada vez mais as pessoas utilizam a internet como meio principal de buscas, e para as empresas, estar visíveis nessas pesquisas é fundamental para conseguir vender principalmente através do meio online e, para isso, existe o Google Ads.
O Ads é a ferramenta de anúncios do Google. A empresa que administra o motor de busca mais utilizado do mundo disponibiliza possibilidades para o link da sua empresa aparecer no topo dos resultados de uma pesquisa.
Até aqui tudo ótimo, mas é preciso ter conhecimento sobre a plataforma para investir recursos corretamente. Boa parte das pessoas que utilizam o Google Ads para promover a empresa aprendeu através de vídeos na internet ou até mesmo na prática.
Se antes as empresas investiam em estratégias para chamar a atenção das pessoas na rua como fachada de loja infantil, agora é preciso se adaptar ao meio digital para ampliar suas possibilidades de venda, e uma dessas adaptações é a iniciativa de tráfego pago.
Nem toda a informação presente nestes guias e tutoriais é capaz de auxiliar um iniciante. Em muitos casos, não é nem questão de má intenção ou despreparo do professor que disponibilizou o conteúdo.
Contudo, a questão é que a plataforma se atualiza constantemente, portanto, é preciso estar sempre se atualizando.
O investimento em anúncios cresceu muito na internet como um todo, seja nas redes sociais ou nos motores de buscas.
A possibilidade de impulsionar o posicionamento de postagens ou links de uma empresa surge em meio às estratégias de marketing digital como uma das opções mais lucrativas.
Essa é uma opção viável para diferentes empresas de diversos segmentos. O recurso de tráfego pago pode ser decisivo na campanha de marketing desde grandes empresas até um pequeno negócio especializado em harmonização facial mulher.
Conhecer bem a plataforma antes de investir é fundamental para evitar prejuízos. Afinal, entender os melhores processos e como ter mais eficiência dos investimentos vai fazer com que sua empresa alcance mais resultados com um menor uso de recursos financeiros.
Inclusive, o marketing digital fez com que os investimentos em divulgação se tornassem acessíveis para empreendimentos de todos os tamanhos.
Isso porque isso facilita para uma empresa de serviço executivo transporte começar com um valor baixo e ir aumentando conforme há melhora na performance da campanha.
Boa parte do funcionamento da plataforma do Google Ads opera em um sistema parecido com um leilão, onde o que está a ser leiloado são as colocações nas buscas, e os maiores lances tendem a aparecer nas primeiras posições.
Outra questão que destaca a empresa é o uso segmentado dos anúncios. Com o Google, é possível selecionar em quais pesquisas as empresas vão aparecer e investir um recurso mais volumoso para os resultados corretos.
Utilizar plenamente todas as funcionalidades pode ser definitivo tanto para faturar mais resultados com menos recursos, como a automação e as ferramentas de visualização de métricas.
Explorar totalmente a plataforma cria uma nova aba de possibilidades para alcançar os resultados desejados, além de um bom retorno sobre o investimento.
Talvez até mais importante do que saber onde e como investir no Google Ads, seja saber o que não fazer. Esse conhecimento, que depende de fontes especializadas de informações, pode ser determinante para quem quer crescer, mas sem desperdiçar recursos.
Muitos pensam e até passam adiante a ideia de que quanto maior for o valor colocado na plataforma por clique, maior serão os resultados, mas um olhar mais atento pode perceber que o sucesso vai para além disso.
Pensando de uma forma mais ou menos lógica, ao aumentar a sua proposta de investimento por clique, seu anúncio subirá posições no ranqueamento da plataforma e assim melhorar os resultados.
Contudo, esse raciocínio é muito raso e pode levar gestores a cometer erros.
Se um curso de vigilante motorista pode dispor de um alto orçamento para investir no Google Ads e não está utilizando todos os recursos, é possível consultar o relatório para checar a taxa de participação nos leilões.
Caso essa taxa seja baixa, é possível melhorar esse ponto com um aumento no valor pago por clique.
Quando o valor é muito baixo por clique, sua empresa acaba não aparecendo nos leilões e muitas vezes acabam nem sendo visualizados.
Pensando em um outro caso, uma empresa de scanner para caminhão que consegue investir recurso o bastante para gerar muito tráfego, precisa ficar atento à taxa de conversão.
Em muitos casos, aumentar o Custo Por Clique (CPC) pode reduzir a conversão, gerando mais custos com menos resultado.
Apesar de ser contraintuitivo, nem sempre investir mais é a melhor opção, muitas vezes um investimento consistente acaba gerando resultados melhores.
Uma das funcionalidades mais conhecidas do Google Ads é a automação dos lances, com essa opção você pode optar entre o CPC manual e o CPA automático.
No primeiro, o Custo Por Clique manual vai ser decidido pelo gestor manualmente, é ele que decide quanto poderá investir para aumentar a taxa de impressões do anúncio.
Já utilizando o CPA, Custo Por Aquisição, o gestor investe uma quantia definida e é o Google quem dá os lances do valor por clique. Apesar do CPA automático ser bastante útil, automatizar as ações não é nenhuma garantia de sucesso.
Cada anúncio se desenvolve de uma forma específica, com condições diferentes para cada caso. O recomendado é começar os investimentos realizando testes com valores mais baixos e variando as estratégias.
Conforme o investimento vai obtendo mais retorno, em um dos resultados é possível aumentar o montante gradativamente. O controle dos recursos também deve levar em conta o estágio atual e as necessidades de cada empresa.
Uma empresa de limpeza obra pode habilitar a função de parceiros de pesquisa para ser encontrada mais vezes em buscas. Essa função possibilita que a sua empresa apareça em pesquisas de buscadores parceiros do Google.
Contudo, nem sempre essa é uma boa opção. Para avaliar a utilidade dessa funcionalidade é preciso analisar os relatórios de desempenho na área de segmentação, e se não estiver havendo conversão dessas fontes, a estratégia pode ser mudada.
Uma das questões que mais impactam na performance de campanhas é o uso de palavras-chave. A princípio, colocar muitas palavras-chave é uma ótima ideia, elas são os gatilhos de pesquisa que fazem o anúncio aparecer para mais pessoas.
No entanto, inserir muitas palavras-chave, em especial quando elas são genéricas, pode ser prejudicial para o investimento. Uma empresa de rede de pesca que colocar a head tail “rede” pode acabar caindo em pesquisas sobre rede laminada eletrificada.
Na prática, esse exagero dispersa o investimento, então ele só deve ser feito quando existe um grande montante de verba para o gestor investir.
Na maioria das vezes, a melhor alternativa é incluir no planejamento uma pesquisa aprofundada para realizar um levantamento de quais são as melhores keywords. Para isso, é preciso levar em conta:
Para que a abordagem das palavras-chave surtam o efeito necessário, é necessário que o exercício de monitoramento desse item seja feito e acompanhado de perto, assim, o gestor pode analisar os resultados e as palavras que podem ser trocadas.
O Google Ads permite que muitas empresas alcancem um retorno de investimento satisfatório para suas ações de marketing digital.
Apesar disso, diversos empreendimentos despendem de recursos de formas erradas, o que aumenta muito os gastos e podem gerar até prejuízos.
O investimento em si tem um piso bastante baixo e gera resultados consistentes para empresas de grande escala, inclusive para os pequenos negócios, como uma empresa especializada em sacada de vidro fumê.
Com tantas pessoas diferentes investindo, é esperado que erros aconteçam. Muitas vezes, essas ações acontecem por erros de análise de conjuntura ou desconhecimento das peculiaridades da plataforma.
Investir em Google Ads significa despender de muitos recursos para gerenciar, e impulsionar um endereço virtual pode parecer simples, mas envolve uma grande gama de configurações e detalhes para utilizar todos os recursos e ferramentas na sua completude.
Quando uma campanha é lançada com erros de configuração, os índices de conversão, alcance e impressão são reduzidos, a ponto de gerar graves prejuízos às estratégias de uma corporação.
Também em decorrência do grande número, ainda crescente, de pessoas e empresas que investem em publicidade nos motores de busca, que alavancam os resultados em pesquisas que alguns não alcançam o resultado necessário.
A concorrência é muito grande, e para superá-la, é preciso cometer o mínimo de erros e otimizar o seu anúncio para que ele se destaque.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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