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Pesquisa de mercado: por que ela é importante para uma empresa?

Um dos erros mais comuns em empresas de todos os tamanhos é produzir, anunciar e vender sem levar em conta análises concretas da realidade à sua volta. Esse tiro no escuro pode levar a sérios prejuízos, por isso, é importante realizar uma pesquisa de mercado

Saber se o público conhece a sua marca, como ela é vista pelos consumidores e se os que já compraram estão satisfeitos são questões fundamentais para um negócio, as respostas para essas perguntas podem ser obtidas através de alguns processos.

Esses processos também podem gerar benefícios além do melhor entendimento sobre seu público. Pesquisar a situação do seu nicho vai fazer com que a empresa compreenda melhor a concorrência e as oportunidades possíveis. 

Tão fundamental quanto o emplacamento de veículo, a pesquisa de mercado é uma ferramenta capaz de dar ao gestor de uma empresa o ângulo mais amplo de sua área de trabalho. 

Com isso em mãos é possível traçar metas, tomar decisões e definir estratégias com mais confiança e chances de sucesso. 

Portanto, todas as empresas devem realizar essas análises e a partir delas desenhar os próximos passos em um solo mais seguro.

Da empresa de instalação de som automotivo com entrada USB até uma multinacional podem tirar proveito de uma pesquisa aprofundada sobre o espaço no mercado, seja com um departamento exclusivo para esse fim ou uma conversa com clientes e concorrentes. 

As pesquisas de mercado não dependem de um nicho específico de atuação, em qualquer empreendimento é possível levantar informações relevantes para a empresa. Isso vale desde empresas de limpeza de colchão até redes de supermercado. 

O que as pesquisas de mercado são?

Com um resumo fica bem simples de entender o que as pesquisas de mercado são. Trata-se de uma série de ferramentas que viabiliza a coleta de informações e dados que, a partir do momento em que são analisados, baseiam as decisões futuras de uma empresa. 

Seu principal uso ocorre no setor de marketing de empresas, essa é a área que possui mais ligações com outros setores e pode fazer um melhor uso dessas informações e encaminhar os feedbacks e promover as melhorias necessárias no produto. 

Os benefícios de realizar uma pesquisa de mercado completa são os mais diversos, como: 

  • Maior conhecimento das oportunidades e fragilidades da empresa;
  • Definição mais exata de quem é o público alvo e a persona;
  • Levantamento dos preços e condicionantes da concorrência;
  • Compreensão do cenário atual e futuro do mercado.

A pesquisa de mercado possibilita uma empresa de vistoria laudo veicular levantar como seu serviço pode atender melhor a audiência, quem é essa audiência, onde ela está e por quais assuntos ela se interessa. 

Antes de decidir em qual canal o orçamento de anúncio será investido e como ele será aplicado vai depender de onde está e o que consome o seu público, essas informações são descobertas através de uma pesquisa de mercado. 

Por que realizar uma pesquisa de mercado?

Seja em momentos de crescimento tanto da economia quanto da empresa ou em períodos menos prósperos, estar atento ao que acontece no seu nicho pode ser a chave a ser virada no seu negócio para que ele se torne mais eficiente e competitivo. 

Com um conjunto qualificado de informações em mãos, o gestor da empresa pode tomar decisões com mais segurança e com base em dados da realidade que rodeia a sua marca. Essa pesquisa se torna ainda mais importante durante períodos de instabilidade.

Quando ocorre uma queda do mercado, tudo passa a ser mais incerto para olhares gerais, mas empresários que possuem o controle e a expertise dos dados que mais passam informações podem tanto prever crises como mitigar os efeitos delas. 

Pode até parecer um sistema complexo e necessitar softwares completos ou equipamentos com internet veloz, mas pode ser mais simples do que isso. 

Com algumas ferramentas acessíveis de marketing é capaz de levantar todas as métricas necessárias. Dentro do próprio marketing a pesquisa de mercado gera vantagens competitivas. 

Além de identificar oportunidades que antes pareciam escondidas, esses processos contribuem para o conjunto de informações necessárias para a criação de campanhas e iniciativas de marketing. 

As estratégias mais eficientes para fazer empresas alcançar de forma rápida e com custo benefício seu objetivo são aquelas que levam em conta um grande números de variáveis que vão impactar diretamente nos resultados

Com uma pesquisa de mercado consistente é possível reunir dados etários, demográficos, de renda, nível de instrução, gênero e estado civil. A partir disso, o time de marketing poderá focar mais no público alvo em suas ações. 

Com ferramentas de pesquisa e inteligência à disposição, uma empresa de aluguel de espaço trabalho compartilhado pode criar estudos comparativos com grandes nomes do nicho e também com concorrências diretas da região.  

Sendo assim, não se trata de só olhar a grama do vizinho e confirmar que elas seguem parecendo mais verde.

Na realidade, acompanhar informações sobre seus competidores pode fornecer informações sobre o fluxo de atendimento e produção e como isso está correndo para as outras empresas. 

Com esse conhecimento o gestor pode tomar decisões baseadas na experiência da própria empresa e em erros ou acertos que acontecem no mercado ao redor. A ideia é saber qual o desejo que nem a sua marca nem as outras está conseguindo atender. 

Mesmo que uma pesquisa de mercado completa leve em conta alguns custos adicionais à estratégia de marketing, ela pode sim gerar economia a longo prazo. 

Esse processo faz com que a empresa de alinhamento e balanceamento mais próximo esteja sempre um passo à frente. 

A pesquisa de mercado possibilita prever potenciais problemas futuros e propor soluções adequadas à realidade da empresa. 

Além disso, a capacidade de segmentar recursos e comunicação de forma mais assertiva reduz drasticamente o custo de aquisição por cliente. 

Quais são os passos para realizar uma pesquisa de mercado?

Se até agora foi possível entender o que é uma pesquisa de mercado e como esse processo pode ser positivo para empresas em diversas situações. Agora precisa-se desvendar como colocar essa pesquisa em prática. 

Os passos a seguir podem ser adaptados para os mais diversos nichos de mercado e também para vários portes de empresa, desde uma indústria de bateria estacionária 24v até um pequeno empreendedor local. 

Antes de buscar qualquer informação é necessário compreender qual é o objetivo da empresa com essa pesquisa. Pode parecer óbvio, mas a sabedoria popular precisa ser citada, “só podemos achar algo quando sabemos o que estamos procurando”.

Esse primeiro passo é tão essencial que só é possível criar um parâmetro do que é uma pesquisa de mercado a partir de como e por qual finalidade ela foi criada à princípio. 

A partir disso é preciso estabelecer quem serão os alvos da pesquisa comercial e aqui, além de público alvo deve se estabelecer fornecedores e concorrentes alvo. Esses são os que os gestores entendem por relevantes para basear decisões da empresa. 

Esse levantamento de públicos pode ser muito útil para estabelecer paralelos a partir do conhecimento concreto do perfil de cada participante do mercado que compete, fornece, colabora ou consome com a sua empresa. 

Entrevistar todos os clientes ou fornecedores pode ser um trabalho muitas vezes inviável, mas não inviabiliza totalmente as pesquisas de mercado graças à possibilidade de geração de amostras de pesquisa. 

A ideia das amostras de pesquisa é selecionar um grupo que apesar de pequeno, seja significativo, ou seja, representa o seu alvo nas características como hábitos, idade, gênero e interesses. 

Por mais que a noção não seja exata, uma pesquisa por amostragem garante à empresa dados razoáveis para basear as ações de marketing e planejamento estratégico  de crescimento da empresa. 

Se o gestor de uma empresa já sabe os assuntos que precisam ser abordados e quem ele deve consultar, chega a hora de criar o questionário. 

Nessa etapa é importante se prontificar que todos os assuntos relevantes para a empresa estão sendo abordados em pesquisas. 

Para aplicar esse questionário construído temos várias possibilidades, cara a cara, pesquisas por telefone ou formulários online, formulários de compra e até enquetes nas redes sociais podem ser caminhos explorados para alcançar o público, 

A última etapa no processo de uma pesquisa de mercado é a análise dos resultados, com todas as informações em mãos é possível estabelecer as linhas de ação e os planejamentos estratégicos da empresa. 

Considerações finais

Sendo assim, as pesquisas de mercado são ferramentas cada vez mais importantes para as empresas.

Em um universo empresarial aumentando em intensidade e instabilidade, recolher informações sobre o mercado se tornou tarefa fundamental das equipes de marketing. 

Esse levantamento busca entender o mundo ao redor da marca desde compradores e fornecedores, a fim de propor ações pontuais que viabilizem o aprimoramento de diversos processos internos e externos. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Matheus Carvalho

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