Investir em mídia paga é algo que toda empresa faz porque os resultados obtidos com esse tipo de estratégia são muito mais rápidos. Quem é analista ou estudante de marketing digital, ou até mesmo empreendedor, precisa conhecer essa prática.
Isso porque as estratégias pagas são grandes alinhadas, desde que você saiba trabalhar com elas, caso contrário, podem se transformar em um obstáculo.
A maioria dos empreendedores e gestores acreditam que basta colocar o anúncio na internet para começar a vender, mas não é bem assim. Na verdade, é muito importante ter um bom planejamento, afinal, também se trata de uma estratégia de comunicação.
Ela precisa ser bem planejada e bem aplicada para que possa trazer os resultados que a marca espera. Mas quando pensamos por esse lado, também vemos alguns empreendedores que acreditam que o anúncio precisa de uma headline perfeita.
De fato, isso é muito importante, mas ainda não é o suficiente para fazer valer a pena os investimentos em mídia paga.
Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, vamos conceituar mídia paga, explicar como essa estratégia funciona e falar um pouco sobre a importância de investir nela. Confira.
Antes de separar o orçamento para começar a investir nessa ação, é necessário compreender sobre o seu conceito. Mídia paga é um tipo de comunicação que a empresa realiza, investindo dinheiro para obter o resultado que espera.
Isso pode acontecer por meio de anúncios pagos que destacam produtos e serviços, trazendo mais visibilidade para a empresa, além de aumentar o engajamento, o número de leads e as vendas.
Mas justamente por conta da necessidade que o fabricante de porta de enrolar com portinhola tem de investir financeiramente nessa estratégia é que é muito importante considerar alguns fatores, antes de entrar em ação.
Por exemplo, ela precisa pensar onde o anúncio vai ser veiculado, o tipo de público para o qual ele será exibido e conhecer as principais mídias pagas. Dentre elas estão:
O anunciante também precisa ter o formato do anúncio em mente e o tipo de público que vai impactar, pois essas questões variam de acordo com a plataforma utilizada.
Nas redes sociais é possível segmentar o público, com base em seu comportamento, interesses, localização, além de ser possível seguir as pessoas que já acessaram o site ou interagiram com a marca, por meio de estratégias de remarketing.
Nos buscadores, a organização consegue impactar o público-alvo, desde o momento em que as pessoas estão pesquisando sobre um produto ou serviço.
Assim como acontece com as redes sociais, é possível fazer remarketing com os usuários que acessaram o site, exibindo anúncios em várias partes da internet.
Agora, uma empresa de pintura residencial interna pode usar outras plataformas para diversificar o modo como vai impactar o público-alvo. É possível usar aplicativos, como os de jogos, mapas, entre outras possibilidades.
Ou seja, trabalhar com mídia paga é mais complexo do que a maioria imagina, pois não basta apenas clicar em alguns botões e colocar um anúncio no ar. Vários critérios precisam ser levados em conta.
O principal motivo que faz com que as empresas decidam investir em mídia paga é o fato de que as estratégias orgânicas demoram muito tempo para começar a fazer efeito.
Todo negócio tem urgência em divulgar seus produtos e serviços, afinal, precisam vender o quanto antes para começar a lucrar. Para contornar esse problema, é necessário investir de maneira assertiva e alcançar o público.
Antes de mais nada, é crucial conhecer sua persona e em qual estágio do funil de vendas ela se encontra. Então, um fabricante de bebedouro infantil vai investir nas estratégias de mídia paga e potencializar o alcance da marca.
Para entender um pouco mais a importância desse recurso, trazemos alguns dos principais motivos que justificam esse investimento. São eles:
As estratégias de mídia paga oferecem diferentes formatos de anúncios, como vimos anteriormente no primeiro tópico. Isso permite que o seu negócio promova a marca de maneira mais personalizada e compatível com o próprio estilo.
Se a empresa souber aproveitar essa característica, este fator se torna um grande aliado, consequentemente, as marcas vão se adaptar ao conteúdo, considerando as características da mídia e do canal utilizado.
O empreendedor deve promover anúncios em formato de vídeos, imagens, infográficos, publicações em formato de texto, dentre outras possibilidades que puder explorar.
Um pet shop que vende laço banho e tosa pode investir na página inicial do site ou criar um perfil em sua rede social. Se preferir, também pode direcionar o anúncio para links específicos, como landing page, páginas de produtos e assim por diante.
Tudo o que você precisa fazer é adaptar sua estratégia, considerando o objetivo pretendido em cada uma de suas campanhas.
Se a sua marca realmente quiser conquistar credibilidade e autoridade na web, precisa produzir materiais de alta qualidade frequentemente. Ao longo do tempo, e com base nas estratégias de otimização, o site começa a receber mais visitas.
Mas se o propósito da marca é acelerar esse movimento, ou seja, fazer com que mais pessoas cheguem ao seu canal institucional, uma das melhores maneiras é investir em mídia paga.
Os anúncios fazem com que os resultados sejam mais rápidos, mensuráveis e previsíveis, tendo em vista que planejar e elaborar um anúncio pago permite que a corporação tenha uma estimativa dos resultados que quer gerar.
Com um baixo investimento, uma empresa de chip da beleza gestrinona garante uma estratégia bem segmentada, além de gerar leads com muito mais agilidade do que conseguiria com as ações orgânicas.
Quando você fala ou pesquisa qualquer informação sobre mídia paga, é normal que os empreendedores acreditem que vão precisar desembolsar uma grande quantia para obter resultados, pelo menos, satisfatórios.
A verdade é que a coisa não funciona dessa maneira. Qualquer plataforma que oferece ferramentas para a construção de anúncios pagos trabalha com os valores flexíveis, sendo esta uma de suas principais características.
É justamente por isso que essa opção costuma ser tão vantajosa para os pequenos negócios. Se você observar, vai perceber que existe uma grande quantidade de pequenas empresas que investem em mídia paga.
Olhando sob este ângulo, não é difícil imaginar porque essa ação é tão interessante, tanto para os pequenos quanto para os médios e grandes negócios.
Ou seja, depois que anunciar os seus produtos, por exemplo, no Google, um supermercado só precisa usar seu precificador de gôndola para atrair ainda mais os consumidores.
Ademais, nessa prática se torna interessante para qualquer empresa que não tenha um orçamento muito alto para seus investimentos iniciais.
Qualquer companhia que investe em marketing digital, tem como objetivo promover sua marca e aumentar sua própria visibilidade.
Investir em mídia paga não significa apenas aumentar o número de visualizações para os conteúdos nas redes sociais, site institucional ou até mesmo para o blog do negócio.
Se um fabricante de churrasqueira de alvenaria pequena quiser ter um bom alcance, a primeira coisa que deve fazer é segmentar seus anúncios. Com isso, poderá atingir potenciais compradores e gerar leads qualificados.
Em linhas gerais, a mídia paga funciona tendo como base um investimento certo, um bom planejamento e a segmentação do público para o qual a campanha será direcionada.
Antes, também é fundamental determinar qual é o objetivo da campanha, que pode ser aumentar o alcance do negócio, torná-lo mais conhecido em meio aos consumidores, aumentar o tráfego no site ou o número de visitantes nas redes sociais.
Outras possibilidades são aumentar a credibilidade da corporação no mercado em que ela atua e trazer mais autoridade online para ela.
Esses objetivos vão influenciar no tipo de anúncio que um fabricante de mochila corporativa personalizada vai criar, além de influenciar o aumento das vendas das soluções oferecidas pelo negócio.
Hoje em dia, as estratégias orgânicas estão em alta e não é para menos, afinal, além de serem mais baratas, elas também são totalmente focadas no relacionamento entre a marca e o consumidor.
Quando uma empresa cria um conteúdo para o blog, está investindo em uma estratégia orgânica, e por meio desse material, vai responder às principais dúvidas dos clientes e potenciais clientes.
Ao longo do tempo, isso ajuda a estabelecer uma relação positiva entre eles, só que mesmo que tudo isso pareça perfeito, leva muito tempo para acontecer.
Além disso, sempre foi muito importante promover diretamente os produtos e serviços, afinal, seu negócio existe para comercializá-los. A mídia paga que cumpre esse papel e ainda ajuda a sua empresa a potencializar e divulgar as estratégias orgânicas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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