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Hotsite, site e landing page: saiba as principais diferenças

As estratégias de uma empresa dentro de um campo online pode variar de acordo com suas intenções, um hotsite, site e até mesmo uma landing page podem ser canais que são utilizados de acordo com o planejamento do negócio. 

Podendo ser criados de forma básica e serem aprimorados conforme a empresa decide investir mais nessas estratégias, essas páginas possuem objetivos diferentes e também, diferentes meios para se chegar aos resultados. 

Uma página de embalagem stand up pouch personalizada pode acabar preferindo utilizar um site ao invés de uma landing page, da mesma forma que uma rede de supermercados pode preferir um hotsite ao invés de um site comum. 

Para saber qual página é a mais indicada para essas empresas, é preciso se ter um conhecimento de cada uma por meio de pesquisa ou outros meios antes de adotar uma prática. 

O hotsite e a sua importância

Podendo ser adotado por todos os nichos, um hotsite é aquele que busca dar um destaque para uma campanha ou um marketing pontual da empresa, divulgando um produto ou um serviço.

Como a intenção é captar a atenção do público, uma autoescola pode criar um hotsite sobre CNH B carro que acabará conduzindo o usuário para uma página que tem um alto poder de conversão e que tem um foco em uma proposta central, com posicionamentos chamativos. 

Tendo uma tradução para “site quente”, o hotsite pode ser considerado mais apropriado para atrair consumidores para a novidade do negócio, algo que foi recém-lançado e que possa despertar a curiosidade do cliente. 

Em alguns casos, o hotsite pode ser algo paralelo aos canais oficiais de uma empresa, sendo um site com menos abas e em um formato de suporte menor que os tradicionais com o foco em algo que a empresa quer, como anunciar datas específicas.

Os diferentes tipos de sites e sua importância

Sendo um conjunto de páginas interligadas e sendo divididas em várias abas, o site é uma página que contribui para a divulgação de um produto ou da própria marca, assim como, posicioná-la dentro da internet. 

Isso porque esse modelo de página pode ajudar com as estratégias de marketing de conteúdo, especialmente, o SEO que ajuda na otimização de motores de busca das plataformas para que o usuário chegue até a página que está ligada a pesquisa.

Serviços gerais terceirizados, por exemplo, podem ser encontrados por conta dos termos ligados a eles e com isso, fazendo com que o usuário chegue até o site.

Variando conforme os planejamentos da empresa, existem diferentes tipos de sites que podem ser construídos, sendo alguns deles:

  • Institucional;
  • Dinâmico;
  • One page;
  • Blog.

Para as empresas que funcionam no formato de e-commerce, o formato de site pode ser um pouco diferente dos demais em sua configuração e na sua administração devido a estar ligado a vendas e suportes financeiros ou ao consumidor. 

Servindo também como portfólio para divulgação de trabalhos de chave codificada Renault, por exemplo, um site pode abrigar o que a empresa desejar para atrair os consumidores.

A importância de um site está em torno dos meios que ele proporciona para promover a marca em si ou seus produtos e serviços, criando conteúdos que atraiam os consumidores e ajudando nas estratégias de marketing por conta da captação de dados de navegação.

Um site pode ser feito de maneira gratuita, uma ótima forma para aqueles empreendimentos que estão começando ou que não possuem capital suficiente para investir em plataformas mais elaboradas. 

Como funciona uma landing page?

As landing pages são páginas que possuem o objetivo de conversão dos leads que as acessarem.

Sendo assim, conhecidas como páginas de captura por exercerem essa função junto a um CTA (Call To Action) para estimular ainda mais essa ação. 

Sendo uma das estratégias do marketing digital utilizada por muitas empresas, as landing pages acabam sendo uma das formas para iniciar a condução pelo funil de vendas na compra de uma porta de correr automática, por exemplo.

Nestes modelos de página, muitas informações que podem levar a condução do usuário para outros caminhos não são feitas, isso porque o foco é vendas ou então, a captação de dados dos usuários para se montar estratégias e criar as personas dos negócios.

Com as landing pages é possível fazer uma segmentação mais assertiva dos clientes, bem como, ter dados para formular estratégias que contribuam na redução do custo por aquisição dos clientes. 

Elas também podem contribuir com uma taxa ainda maior de conversão de leads do que outros empreendimentos normais, e com isso, fazer com que uma empresa de retirada de entulho de obra saiba os pontos que devem se destacar entre a concorrência. 

Quais são as diferenças entre os três modelos?

Tanto o hotsite como as landing pages e os sites em si são possibilidades de estratégias de marketing para uma empresa dentro da internet, sendo ambas diferentes em suas funções e nos seus objetivos. 

Mesmo sendo estratégias do marketing digital, existem momentos certos pelos quais uma dessas estratégias podem ser usadas para que funcionem de forma efetiva, e possam trazer bons resultados para a empresa.

Se uma empresa possui um foco em conversão, as landing pages são as mais indicadas devido a sua objetividade em trazer essa ação para a empresa e para seus futuros leads, podendo serem acessadas por meio de um link ou pelas plataformas de busca.

A objetividade das suas páginas e o resumo de informações faz com que elas sejam mais práticas de serem montadas, e também lidas pelos consumidores, incluindo o fato de sempre incentivar o visitante a realizar uma ação antes de saber mais sobre a oferta.

Com o objetivo de captar contatos para ajudar nas estratégias de marketing por meio de formulários, e objetivar a conversão, as landing pages acabam apresentando diversas diferenças entre os sites e os hotsites.

Os sites são páginas mais complexas em comparação às landing pages e aos hotsites, podendo ser o principal canal e o ponto que fará a empresa ser reconhecida dentro da internet. 

Um site pode abrigar todas as informações da empresa, sobre como funcionam de modo corporativo, a opinião de seus produtos, como é realizado o serviço de manutenção em disjuntores de baixa tensão e até mesmo, vídeos institucionais.

Os sites também têm divergências entre as landing pages e os hotsites de poderem haver possibilidades de uso em sua plataforma, tanto para ser a página oficial de uma empresa como para abrigar uma, sendo usados para formarem o e-commerce.

Lojas virtuais são sites voltados para comercialização dos produtos, tanto em forma de varejo como em forma de atacado, e deve transmitir uma maior segurança para os consumidores, do mesmo modo que os sites institucionais também devem.

O site é o cartão de visita virtual de uma empresa, por isso, acaba abrigando também layouts e cores que remetem ao empreendimento, de forma que o marketing de conteúdo e o digital na página sejam assertivos. 

Por outro lado, os hotsites acabam sendo confundidos com sites normais, mas não possuem os mesmos ideais, ainda sim que a estrutura possa ser a mesma. 

O hotsite funciona de maneira temporária para a empresa porque seu objetivo não é apresentar a empresa para o cliente ou futuro leads, e nem dar uma credibilidade, mas sim, anunciar algo que a empresa irá lançar ao mercado.

Com o objetivo de aprofundar algum lançamento, promoções relâmpagos ou divulgar o evento, os hotsites devem dar ao público uma maior imersão para que se tenha o resultado esperado em torno dos planejamentos da empresa ao produzi-los. 

Fechamento de áreas externas com vidro, por exemplo, um hotsite pode ser criado para um evento ou para uma promoção de lançamento desse produto de modo que acabe ficando na internet por tempo limitado e sejam divulgados para ter ainda mais acessos.

Por isso, é importante que uma empresa saiba bem os seus objetivos para que possam saber quando usar um site e um hotsite, além de ter um conhecimento da necessidade das landing pages.

Considerações finais

Sendo assim, mesmo sendo três modelos distintos de páginas na internet, as landing pages, os sites e os hotsites possuem características de uso próprias para auxiliar nas estratégias da empresa de acordo com os seus objetivos. 

Abrangendo estratégias de marketing diferentes, esses três modelos de páginas podem contribuir com a empresa para se estabilizar no mercado, converter mais leads ou dar mais impulso em uma novidade ou promoção.

A tecnologia acaba permitindo que essas páginas sejam criadas de forma gratuitas e com isso, podem abranger desde os empreendimentos que estão até aos que já estão há mais tempo no mercado. 

Com um bom planejamento, uma empresa pode encontrar as suas vantagens em torno deles e com isso, alcançar suas metas ou objetivos em pouco tempo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Matheus Carvalho

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