Com as transformações sociais dos últimos anos, as organizações passaram a reestruturar os processos de gestão de pessoas, visando uma atuação que deixe os colaboradores satisfeitos e engajados.
Os funcionários desejam trabalhar em um ambiente agradável e ver que os outros colegas em diferentes cargos se preocupam em resolver os problemas e dúvidas, mas muito mais do que isso, oferecer boas experiências para a equipe.
Este cenário é propício para que as empresas possam investir em um atendimento mais humanizado para conquistar ótimos ganhos. Essa é uma estratégia que ajuda a fortalecer a imagem da empresa e torna os negócios mais sustentáveis.
Um atendimento humanizado consiste em um relacionamento baseado na empatia. Assim, seja com o consumidor ou o colaborador, o intuito é praticar uma escuta ativa e promover soluções eficientes para a dor trazida.
Apesar de poder ser aplicada em diferentes contextos, é geralmente relacionada aos processos em que os clientes entram em contato com a empresa para ter as suas necessidades atendidas de modo simples, eficiente e personalizado. Isso porque é bastante aplicado com esse objetivo.
O foco é na resolução de problemas. Por isso, a empatia é muito importante durante a abordagem.
Unir os desejos a um atendimento humanizado permite que as empresas criem uma conexão positiva com os clientes e colaboradores, facilitando a comunicação.
Existem alguns pontos de destaque que podem definir o atendimento humanizado. São eles:
Cada pessoa que entra em contato com a sua empresa de sistema de gestão financeira para pequenas empresas, por exemplo, possui um problema e necessidade diferente.
Deste modo, se disponibilizar a ouvir a sugestão ou necessidade de cada pessoa com empatia, oferecendo um atendimento personalizado, é o principal pilar do atendimento humanizado.
A satisfação pode ser composta por uma série de ações e impressões que começam muito antes dos clientes utilizarem os serviços da sua empresa e até mesmo antes de alguns perfis se candidatarem a uma vaga.
Sendo assim, focar em uma identidade clara e pontos de contato que também reforcem o atendimento humanizado, pensando sempre no bem-estar das pessoas e na eficiência dos serviços, são maneiras de contribuir positivamente para a satisfação que todos terão sobre a empresa.
Isso faz com que os clientes sintam-se à vontade para retornar, ou seja, sempre que precisar que necessitem dos produtos ou serviços da empresa. Já em relação aos colaboradores, eles se sentem valorizados e ouvidos.
O relacionamento entre pessoas e empresas é um assunto que rende muitas discussões e pesquisas, já que o foco é em uma relação construtiva para ambas as partes.
As mudanças e avanços tecnológicos nos últimos anos fizeram desse assunto ainda mais importante e até um grande desafio para os gestores e o setor de RH (Recursos Humanos).
Assim, a busca constante por excelentes resultados e aumento da produtividade podem ser aprimoradas como resultado do atendimento humanizado, sendo benéficas para as empresas de auditoria em SP e de outras áreas.
No entanto, quando as ações focam mais no público, o excesso nessa busca por agilidade e eficiência pode desencadear problemas relacionados ao clima organizacional, desmotivações e outras questões que podem tornar o ambiente de trabalho ruim.
Uma maneira de resolver os problemas e implementar uma gestão e atendimento humanizado para o público interno da empresa, ou seja, para os funcionários.
O gerenciamento humanizado pode impactar positivamente a sua empresa e a retenção de talentos.
O conceito de gestão humanizada pode ser compreendido como uma adaptação dos processos produtivos, conciliando desenvolvimento do negócio e bem-estar do corpo laboral.
Assim, deve-se avaliar e atender às necessidades dos colaboradores envolvidos, de modo que a produtividade almejada não prejudique o bem-estar e a satisfação das equipes de trabalho.
Uma das funções do RH é ter um papel estratégico na gestão de pessoas, escutando e engajando os funcionários, além de criar uma metodologia que resulte em processos de gestão mais humanizada e participativa.
Basicamente, a gestão humanizada pode ser definida como o ato de considerar as necessidades, aspirações, particularidades, adversidades e expectativas com relação aos processos da empresa de prateleira de inox para cozinha.
Hoje, existe uma preocupação por parte das empresas com a humanização dos seus processos, pois com todos os fatores, a mão de obra é um recurso que deve ser valorizado, já que processos de contratação e demissão podem custar caro para os negócios.
Com isso, as empresas que possuem funcionários felizes e satisfeitos economizam capital, reduzem a rotatividade e ganham em força produtiva, tendo uma equipe mais engajada e que gera lucratividade.
Isso significa que a gestão humanizada ajuda não só o trabalhador que deseja ter um ambiente mais agradável para atuar e se desenvolver, mas também a empresa que deseja alcançar as metas propostas no planejamento.
Uma aproximação entre gestores e colaboradores pode ser o início de uma boa gestão humanizada.
Essa é uma das principais estratégias para melhorar o clima organizacional e o relacionamento em empresas de empresa de vistoria veicular e outras áreas.
A matemática da gestão humanizada é simples: colaboradores bem emocionalmente tendem a criar relacionamentos saudáveis no trabalho, sentindo-se menos exaustos com a rotina, além de ter e promover mais satisfação.
A gestão humanizada data do início da revolução industrial, quando as empresas passaram a produzir em abundância e a investir na contratação de pessoas.
Após isso as estruturas e relações de trabalho passaram por muitas mudanças até ganharem a forma que são aplicadas atualmente.
O mercado, de modo geral, tem se preocupado em criar novas maneiras de executar processos antigos, pensando em mais agilidade, possibilitando que os colaboradores tenham mais qualidade de vida.
Jornadas com excesso de horas e diversas questões fizeram com que, ao longo do tempo, os funcionários se tornassem insatisfeitos com as condições de trabalho. Isso estimulou uma série de medidas que visam a recuperação da dignidade e oferta de melhores ambientes e até benefícios.
A CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) é a principal representação dos direitos dos trabalhadores no Brasil e inseriu no âmbito nacional a problematização de algumas questões no trabalho.
Sendo assim, é possível enxergar que todo e qualquer movimento para que os funcionários tenham melhores condições de trabalho e tratamento humanizado nas empresas surgiu pela concessão de direitos e a valorização dos indivíduos.
Conforme a visão de empregados como máquinas de produção perdendo espaço, um novo olhar surgiu: de que o colaborador tem a sua vida pessoal, sua individualidade, objetivos e sentimentos.
A humanização dos processos já é um assunto muito estudado. Ao se aprofundar no tema, é possível perceber alguns pilares importantes como:
A figura do chefe, que era muito comum em diversas áreas há poucos anos, foi aos poucos dando espaço para o líder.
O líder tem como objetivo estimular as equipes de serviços de contabilidade preços e demais outros segmentos a realizarem suas atividades e assumir desafios, de modo livre e espontâneo.
Ou seja, a missão deste profissional é imprimir a sua visão e os objetivos do negócio, fazendo com que sejam absorvidas e propagadas de forma harmônica pelas equipes, e direcionando todos rumo a um mesmo destino.
Assim, o profissional se envolve com os colaboradores, consegue aprender com eles e continua utilizando os conhecimentos para motivar o time em concordância com as metas e objetivos da empresa.
Um bom líder se preocupa com a comunicação, procurando sempre colocar em prática uma visão compartilhada e dando feedbacks que ajudem a entender os acertos e erros de modo construtivo.
Já o chefe é visto como uma figura autoritária, que somente delega as tarefas e fica na espera dos resultados conforme o desempenho dos funcionários, ou seja, não há tanta atenção aos processos de lacre adesivo personalizado, por exemplo.
Deste modo, o líder é visto como uma peça-chave para uma gestão humanizada, já que trata os colaboradores com empatia e busca sempre entender o que gera satisfação para cada funcionário no ambiente de trabalho.
As pessoas são consideradas um dos grandes ativos que uma empresa pode ter. Sendo assim, as ações que visam estimular as equipes têm um papel importante para que os resultados apareçam com o tempo.
O capital humano nos negócios é tão importante quanto um bom atestado médico admissional, por isso pensar em formas de potencializá-lo e investir nesse capital pode render excelentes benefícios aos negócios.
A gestão humanizada ajuda a aumentar a satisfação dos colaboradores com relação às atividades e a empresa como um todo.
Os principais benefícios são:
Portanto, implementar os processos de gestão humanizada é algo muito positivo nas empresas, assim como a terceirização de limpeza.
Afinal, com as ações sendo direcionadas ao atendimento humanizado com os colaboradores pode transformar a rotina da empresa, gerando ótimos resultados e engajando os talentos.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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