Entender o conceito de storyboard além de conseguir aplicar a técnica é essencial por inúmeros motivos, o maior deles é a grande relevância dos vídeos para a divulgação de marcas.
Durante todos os anos, o Google chama a atenção dos profissionais especialistas em publicidade e marketing para o aumento do interesse dos clientes nos conteúdos de vídeo.
Mas, como tudo o que envolve a criação de estratégias criadas com o intuito de atrair novos clientes para o negócio de pintura epóxi automotiva, é essencial ter um bom planejamento.
Para esclarecer as ideia dos leitores, o artigo a seguir explicará o que é storyboard, como aplicá-lo em uma estratégia e mostrará algumas ferramentas para criar storyboards.
O storyboard é uma das estratégias mais procuradas por empresas especializadas em contratação de profissionais de creche para idosos que desejam atrair mais clientes.
Com ele é possível criar uma infinidade de histórias por meio de uma sequência de desenhos em vídeo.
A criação de um vídeo é um processo extremamente mais barato e muito mais rápido do que se fosse escolhido fazer uma pré-produção.
Assim, quanto mais organizado for o roteiro, mais simples podem ser tanto as etapas de filmagem do conteúdo quanto as etapas de edição dele.
E é aí que o storyboard entra, ele faz parte da etapa de preparação dos vídeos, sendo uma quadrinização da sequência que o diretor pretendo filmar.
Isso significa que alguns desenhos em sequência são feitos para dar aos criadores uma ideia visual melhor do que provavelmente será o resultado final do vídeo que está sendo criado.
Na maioria das vezes, o tipo da linguagem usada em ilustrações como essas são bem próximas das que são utilizadas em histórias em quadrinhos comuns.
Além de ajudar a transmitir os sentimentos nos vídeos, o storyboard organiza visualmente a explicação de alguns conceitos mais complexos, em especial os que contêm números ou demais dados.
Uma estratégia de marketing que conta com técnicas de storyboard vai muito além de criar vídeos, isso requer muito planejamento e análise sobre suas aplicações.
Até porque a marca precisa que a mensagem seja passada da maneira certa e que faça sentido para quem assiste desde o início, virando algo marcante para o público.
Com isso em mente, conheça a seguir algumas dicas que ajudarão a aplicar o storyboard na estratégia de marketing de uma empresa de serviços de pintura quadra poliesportiva oficial ou de qualquer outro segmento.
O passo inicial e mais importante para qualquer estratégia de marketing é o planejamento, sem um bom planejamento definido nada poderá dar certo.
Além de um bom planejamento, é essencial que o projeto seja bem viabilizado, e para isso é necessário ter um objetivo claro sobre o que deseja alcançar com essa estratégia.
O segundo passo também é muito importante, pensar nas personas que deseja atingir é necessário para começar o roteiro, assim como em todo tipo de marketing.
Até porque, se o storyboard estiver sendo usado para criar vídeos de atração do público e aumento de vendas, não faz sentido criar um roteiro sobre treinamento de funcionários para a história.
Isso mostra o quão fundamental é para a fábrica de árvores vendedora de muda de embaúba conhecer a persona que deseja atingir para criar a narrativa de sua história.
Com a persona definida e a narrativa criada, é o momento de começar a criar a sequência de esboços das cenas que irão compor o vídeo.
Nessa etapa cada cena deve ser criada e desenhada levando em conta a duração, o áudio que será adicionado e quais serão as cenas que levarão mais impacto ao público.
Esse tipo de primeiro esboço pode ser feito usando tanto com papel e caneta quanto com a ajuda de ferramentas que serão citadas mais abaixo.
O uso de algumas pode ser bom para levar mais insights, já que em uma visão geral elas oferecem desde o modelo de criação até os modelos de personagens pré-definidos e prontos para serem editados.
É importante definir como será a movimentação dos personagens e dos outros elementos que estarão presentes na história.
Isso inclui os ângulos, as cores, os objetos como um pergolado de plástico, por exemplo, as luzes que se espera captar em cada uma das cenas e muitas outras partes.
Além de todos esses detalhes, é indicado também deixar um espaço em cada quadro para escrever as informações relevantes sobre as cenas além de enumerá-las.
Por último, é a hora de analisar cada uma das cenas criadas e ver o que realmente faz sentido para a história e o que não é tão relevante.
Se os personagens passam a mensagem esperada, se a velocidade das cenas está perfeita, entre muitas outras questões.
Depois de analisar tudo, faça os ajustes necessários para garantir que o vídeo proporcione o entretenimento desejado para o público da marca de caixa de madeira tipo exportação.
Mesmo não sendo um desenhista profissional e nem tendo muita criatividade para criar desenhos, é possível fazer isso com a ajuda de algumas ferramentas.
Existem muitas ferramentas para ajudar nessa etapa, mas algumas são mais eficientes e mais conhecidas, entenda um pouco mais sobre cada uma delas a seguir.
O software da Adobe que é conhecido pela sua versatilidade, originalmente foi criado para editar e retocar fotos, mas pode ser uma ótima ajuda na criação de storyboards.
O Photoshop apresenta uma quantia tão grande de recursos de edição de imagens, que isso torna ele perfeito para quem faz esse tipo de criação.
Mas, vale ressaltar que o ponto fraco dele é não ser muito intuitivo para quem não trabalha com artes visuais, caso se sinta perdido escolha alguma das próximas opções.
O Toon Boom é conhecido principalmente por mostrar tanto os elementos de animação quanto os de desenho, e diferente do Photoshop, foi criado especificamente para a pré-produção de vídeos.
Ele consegue ir além de storyboards tradicionais feitos com papel e caneta, pois mistura itens como:
Dentre as opções selecionadas nesta lista, o toon boom pode ser a opção mais completa, se considerar os softwares voltados especialmente a criação visual de roteiros em vídeo.
O Plot acaba sendo mais simples que o toon boom, mas tão eficaz quanto. Na verdade, para as necessidades de criar vídeos para um e-commerce ele é fundamental.
Ele é chamado de simples pela sua forma intuitiva de ser e por não precisar que um especialista o opere, diferente do Photoshop, por exemplo.
Na maioria dos casos, se a empresa especializada em instalação de piso laminado escuro estiver elaborando um projeto simples, em poucos cliques o storyboard pode ser finalizado.
A sua versão gratuita suporta apenas um projeto de até 8 cenas, e depois disso ele conta uma taxa em torno de 25 reais ao mês (o que dependerá do valor do dólar).
O Boords tem uma enorme vantagem sobre todos os seus concorrentes, que é o fato de funcionar em nuvem, possibilitando que a criação de storyboards seja mais fácil e feita de maneira colaborativa.
Para quem deseja envolver outras pessoas da estação de trabalho nesse tipo de criação, essa ferramenta sem sombra de dúvidas é a mais indicada.
Apesar dele ser pago, pode ser usado como teste gratuitamente por 30 dias, esse tempo é mais do que necessário para conhecer cada uma das suas funcionalidades.
Mesmo que muitas tecnologias possam andar na criação do storyboard, existem motivos pelos quais várias pessoas ainda usam o velho papel e caneta. E alguns motivos são:
O importante ao criar um storyboard com caneta e papel é ter em mente que a narrativa é o que realmente importa nessa estratégia, e não o que está desenhado.
Depois de entender o que é o storyboard e como ele é importante, antes de começar a criar um aliado a estratégia de marketing do negócio, faça um planejamento para mostrá-lo de maneira organizada
Com o enorme interesse do público em conteúdos em vídeo, com certeza a apresentação será um sucesso e o objetivo para a sua realização será alcançado.
Isso ajudará a aumentar muito o engajamento tanto do conteúdo que está sendo mostrado, quanto dos demais que serão alvo de interesse de quem não conhece a marca.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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