Proseando

Tráfego pago ou orgânico: em qual investir?

O tráfego na internet promove a movimentação dos usuários pelas páginas online e o seu objetivo é conduzir as pessoas para conhecerem produtos e serviços.

Assim como permitir a interação pelas redes sociais, ele pode ser pago ou orgânico.

O que é tráfego pago?

Quando o assunto é internet e marketing digital, tráfego pago é a audiência de um site ou blog conquistada pelos mecanismos de busca (Google ou Bing, por exemplo) e pelas redes sociais, como o Facebook, Instagram ou LinkedIn.

Sendo assim, é quando a empresa de cozinha planejada pequena paga para que visitantes cheguem até a sua página.

Embora seja perfeitamente possível obter sucesso na economia digital apostando apenas no crescimento orgânico, geralmente, é preciso investir em propagandas para acelerar o crescimento.

O ideal é combinar tráfego pago e orgânico (que será explicado mais a frente), para fazer sucesso em todas as frentes do seu negócio.

Onde conseguir tráfego pago?

Um negócio de motoboy tele entrega possui diversas ferramentas que aceitam o investimento para que os links sejam exibidos. 

As principais são:

  • Google Ads;
  • Facebook Ads;
  • Anúncios no YouTube;
  • Instagram Ads;
  • LinkedIn Ads;
  • Native Ads.

Algumas da lista citada pertencem à mesma empresa, nos casos do Google, YouTube, Facebook e Instagram e a gestão pode ser feita no mesmo lugar, como Google e Facebook. 

As duas concentram boa parte da verba publicitária ultimamente. O Google Ads era conhecido como Adwords, e é uma plataforma de anúncios do Google. 

Por meio dele é possível criar anúncios de Pesquisa, de Display, no YouTube, no Gmail e também na Play Store.

Os anúncios de pesquisa aparecem quando é realizada uma pesquisa no Google. Já os banners em sites de batedor de sorvete são os tipos de Google Ads de Display mais conhecidos.

O Facebook Ads é o sistema de anúncios que inclui diferentes formatos, incluindo o próprio tráfego pago.

Pelo fato das pessoas darem muitas informações de perfil ao Facebook, a sua plataforma de anúncios permite maior personalização. 

Sendo assim, é possível fazer anúncios super assertivos, para finalizar uma venda de embalagem blister para alimentos.

Os anúncios feitos pelo YouTube são como as antigas propagandas de TV e cada vez mais as pessoas acompanham essa plataforma, que é bastante criativa, valendo a pena veicular propagandas através dela.

Já o Instagram é a rede social mais visualizada no mundo, permitindo fotos, vídeos e anúncios também. Tudo o que é postado nessa plataforma é direcionado para os gostos dos clientes de lavagem de tapetes a seco ou o que o algoritmo entende como tal.

Na verdade, o algoritmo usa os cliques, curtidas e comentários. Aqui, é muito importante caprichar no visual das fotos e dos vídeos, pois eles são usados para conversão de potenciais clientes.

O LinkedIn Ads é uma rede social profissional, mas muito ativa para postagem de anúncios, pois existe muita gente cadastrada nessa plataforma em busca de oportunidade de negócios ou de aprendizado.

Porém, o tráfego pago vindo do LinkedIn é um pouco mais caro, porque ele vende justamente o perfil mais profissional, valorizando o custo, mas dependendo da estratégia, pode ser bastante compensador para a empresa de plotagem colorida.

Os anúncios no Native se destacam porque não possuem um formato padrão de publicidade, e eles aparecem apenas como um conteúdo destacado ou recomendado dentro de portais, sites e blogs importantes.

Quais os benefícios do tráfego pago?

Investir em tráfego pago proporciona um bom retorno para as marcas, mas tudo vai depender das estratégias colocadas em prática.

O tráfego pago gera diversos benefícios, como os resultados rápidos, o que não acontece no tráfego orgânico, por exemplo, pois ele demanda um certo tempo.

No tráfego pago a marca obtém uma visibilidade bastante positiva, pois é ele que escolhe o tipo de anúncio que deseja fazer, qual público pretende atrair, e a partir daí, são implementadas campanhas de conversão.

Além dos benefícios citados, o tráfego pago pode garantir também:

  1. Maior conversão de clientes de porta de alumínio com vidro para lavanderia;
  2. Adaptação da campanha de acordo com o orçamento (Budget);
  3. Monitoramento do desempenho da campanha;
  4. Aumento da presença digital da marca;
  5. Percepção apurada sobre o público por meio de informações relevantes.

A contratação de uma agência de marketing digital para a empresa é essencial, pois evita desperdícios de recursos com as estratégias erradas.

No caso, essas agências possuem profissionais especializados nesse tipo de ação, que sabem desenvolver estratégias de marketing digital para potencializar os resultados nos negócios de assistência técnica Philips para TV.

O que é tráfego orgânico?

Tráfego orgânico é o conjunto de visitas conquistadas por um site de forma espontânea, sem a utilização de anúncios e geralmente vem de mecanismos de busca como Google e Bing.

Não dá para afirmar com exatidão se o tráfego orgânico envolve alguma despesa, pois as estratégias aplicadas para atrair visitantes custam dinheiro e podem levar algum tempo para produzir efeito.

Contudo, a principal diferença entre o tráfego orgânico e o pago é que a empresa gasta dinheiro apenas uma vez e colhe os frutos das estratégias por muito tempo.

Portanto, isso significa que um artigo de blog produzido leva tempo e custa dinheiro, mas gera resultados de hoje até um ano e um anúncio dura apenas o período em que a empresa para por ele.

Além do tráfego pago e orgânico ainda existem mais três tipos, o direto: quando a pessoa acessa o site de forma direta, sem vir de outro site. 

O social: são os acessos por meio das redes sociais, que direcionam tráfego para um site específico. Por fim, de referência: quando alguém visita uma página a partir de qualquer site, desde que ele não seja um mecanismo de busca.

5 principais benefícios para investir em tráfego orgânico

O tráfego orgânico se tornou o alvo principal de muitas empresas que decidem investir em marketing digital e os benefícios que justificam esse investimento são nos negócios são:

Custo-benefício

O Tráfego orgânico reduz as despesas da estratégia de marketing, se for feita uma comparação com a publicação de anúncios. 

Portanto, a margem de lucro sobre as vendas realizadas é bem maior. 

Escalabilidade

Os anúncios não são escaláveis e a partir do momento em que a empresa para de pagar por eles, o tráfego diminui, e para atrair mais visitantes qualificados fica muito caro. 

Com o tráfego orgânico ocorre o oposto: quanto mais visitas o site tiver, menor será o custo. 

Relevância

O Google mostra quando um resultado é através de um anúncio pago. Assim, os usuários acabam identificando que a página em está tentando vender algo, diminuindo a credibilidade nas informações.

O resultado pelo tráfego orgânico é tido como genuíno e ganha uma confiança maior dos usuários logo de início.

Duração

A duração dos resultados por meio do tráfego orgânico não tem prazo de validade. Uma única postagem em um blog pode gerar inúmeras vendas durante um período longo, algo impossível com o custo dispensado em campanhas pagas.

Construção de relacionamento

O tráfego pago tem seu valor, mas é mais indicado para empresas que desejam fazer uma venda imediata. 

Portanto, para construir relacionamentos próximos aos clientes e acompanhá-los por toda a jornada de compra, o tráfego orgânico é a melhor opção.

Em qual investir: tráfego pago ou orgânico?

Bom, isso depende dos objetivos de cada empresa. E tem tudo a ver com os benefícios que cada um traz, assim como o tempo de duração.

Como dito anteriormente, o mais conveniente é mesclar as duas estratégias, sempre tentando ambas, para identificar se estão ou não funcionando.

O tráfego orgânico é lento, mas garante um público fiel e engajado e é ideal para resultados a longo prazo.

O tráfego pago exige investimento financeiro, mas traz muitos resultados em um período de tempo curto e é visto como uma forma de direcionar os clientes para uma provável conversão.

Considerações finais

Sendo assim, tanto o tráfego pago como o orgânico aumentam os números de visitantes em um site.

O tráfego pago tende a dar resultados muito mais rápidos, mas as empresas precisam investir muito financeiramente e os anúncios são veiculados apenas pelo tempo em que for pago para ser veiculado.

O tráfego orgânico é mais lento e os resultados são a longo prazo. Porém, garante uma audiência mais fiel.

A decisão por um ou outro depende dos objetivos que cada negócio pretende alcançar, mas o mais conveniente para obtenção de resultados é unir os dois, sempre observando e identificando se as estratégias estão ou não funcionando corretamente.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Matheus Carvalho

Deixe um comentário

Posts Recentes

Palavras-Chave de Long Tail: Por Que São Cruciais no seu negócio

No mundo do marketing digital, a escolha das palavras-chave certas pode ser a diferença entre…

7 horas atrás

Como redes sociais impactam o marketing industrial B2B

No contexto do marketing industrial B2B, as redes sociais têm se tornado ferramentas essenciais para…

2 semanas atrás

LinkedIn no marketing industrial: melhore suas vendas B2B

O LinkedIn se consolidou como a principal rede social voltada para profissionais e empresas, especialmente…

2 semanas atrás

Como Usar o Google Analytics para Potencializar seu Negócio

O Google Analytics é uma ferramenta poderosa para empresas que desejam compreender melhor o comportamento…

2 semanas atrás

Como a Análise de Dados Melhora o SEO de Pequenos Negócios

No universo digital, conquistar visibilidade é essencial para que pequenos negócios atraiam clientes e se…

2 semanas atrás

Google Meu Negócio: Visibilidade Local para Empreendedores

Em um mundo cada vez mais digital, o Google Meu Negócio tornou-se uma ferramenta essencial…

2 semanas atrás