O CTR é a proporção necessária para que, através dos cliques, as pessoas conheçam, da forma mais aproximada possível, se uma peça publicitária digital está indo bem ou mal no seu objetivo de engajar e conquistar mais público para a compra ou tomada de ação.
Em outras palavras, a taxa por cliques é a métrica necessária para medir o grau de sucesso ou fracasso, mesmo que na venda de produtos simples, como divisória porta de correr, de forma que funcione realmente como um termômetro, e que se possa calcular os números.
Além disso, como uma boa unidade de medida, esse tipo de atributo serve para tangenciar aquilo que é feito em um projeto digital, tornando possível tomar ações mais assertivas em uma campanha de marketing que é feita dentro da internet.
Ainda que uma paleteira elétrica 2000 kg seja anunciada em uma peça de anúncio do Google Ads, e que seja complicado ter a estimativa do nível de retorno que se pode ter com essas vendas, essas métricas serão muito úteis para avaliar o todo de um lançamento.
Dessa forma, e para que seja possível perceber que esse tipo de proporção pode ajudar no aumento das vendas até mesmo de um andaime tubular galvanizado, será possível apresentar neste texto o conceito das CTRs, a sua importância e a sua fórmula de cálculo.
É chamado de CTR, que é a sigla de Click Through Rate, que significa Taxa de Cliques em português, a proporção de cliques feita por visualização que um anúncio ou resultado orgânico recebe no Google Chrome.
Agências de marketing digital e qualquer outro indivíduo que lide com publicidade online faz uso desse indicador para medir a performance e a relevância das palavras-chave, dos criativos do anúncio do Google, Facebook e Instagram Ads, as postagens e outros itens.
Dessa forma, o CTR consiste em um indicador que é usado para medir e administrar a efetividade e a relevância de uma campanha de marketing na internet. De modo que é muito importante ficar atento aos fatores mais distintos em cada plataforma.
A publicidade no digital visa encontrar potenciais clientes com a ajuda das mídias digitais. Os usuários navegam pela web, socializam online e voltam as suas atenções aos blogs de maior interesse, aos sites educativos e comerciais, bem como aos anúncios mais atraentes.
Desse modo, até mesmo uma loja que queira vender uma lavadora de vidro precisa se encaixar nesse critério, se quiser obter sucesso em sua campanha.
A taxa de cliques consiste, portanto, em uma das melhores maneiras de medir o sucesso de um mecanismo de busca , publicidade ou um funil de e-mail, bem como da aplicação de outras abordagens.
Ela mostra a porcentagem total dos usuários que optam por clicar no link logo após visualizá-lo.
Tendo isso em vista, existem alguns pontos de atenção interessantes para se avaliar quando se deseja alcançar o CTR ideal. São eles:
Começando pela estratégia de SEO, é importante ressaltar que essa estratégia, que visa otimizar a posição de um site de uma empresa digital nos melhores resultados do Google com base em certos critérios, consiste em um tipo de resultado orgânico.
Isso é o mesmo que dizer que, para esse tipo de tática, não é preciso fazer anúncio pago logo de cara, uma vez que se trata de uma forma orgânica que rankeamento.
Assim o título da página é o principal influenciador para as altas taxas de cliques. Dessa forma, é fundamental caprichar no atributo persuasivo da escrita, usando até sessenta caracteres e não se esquecendo da palavra-chave, que deverá ser o foco da página.
Já a meta tag ou descrição da página também é um critério que aumenta a taxa por cliques, fazendo com que até mesmo uma campanha de vendas de uma lona circo obtenha sucesso, devido à sua eficácia.
O Google Chrome geralmente define essa descrição de forma automática, de acordo com o conteúdo da página, mas, para auxiliar o buscador, vale a pena realizar uma própria também.
Além do mais, quanto melhor for a taxa por cliques, mais relevante será a página para os resultados de busca, o que ajudará o negócio a se posicionar no ranking do Chrome e alcançar mais tráfego orgânico.
Já no Google Ads, a relevância do anúncio é o grande fator para a melhora das taxas de CTR no Chrome.
A palavra-chave utilizada na busca deve estar envolvida com a oferta do anúncio. Uma maneira de identificar se a taxa por cliques está de acordo com o esperado em um mercado é acompanhar o índice de qualidade do anúncio em questão.
Uma orientação prática para que seja possível otimizar o CTR dos anúncios no Google Ads é fazer uso da palavra chave logo no início do título.
Outra otimização que pode ser feita é a negativação das palavras-chave que não possuam relação com a oferta.
Além do mais, fazer uso de chamadas para a ação bem elaboradas para deixar claro o que o usuário deve fazer é fundamental.
No que diz respeito ao Facebook Ads e Instagram Ads, é possível dizer que, nas redes sociais, o visual e o design são extremamente importantes para o alcance das altas taxas por cliques dos anúncios.
Dessa forma, a imagem do anúncio deve ser impecável e precisa despertar a curiosidade do público-alvo em questão, ainda que o produto seja uma bobina de campo do motor de partida, ou algo do tipo.
O texto de descrição da peça publicitária também deve ser muito bem feito, não sendo tão necessária a preocupação com o tamanho, mas sim com a contação de uma história que faça sentido para o consumidor, e com o uso dos gatilhos para que ele deseje saber mais.
Além do mais, é bom evitar títulos muito longos e aproveitar para reforçar a chamada para a ação final neste tópico.
Por fim, o email marketing pode ser uma ferramenta valiosa para a estratégia prospecção nos mais diversos modelos comerciais, mas alcançar uma alta taxa de cliques nessa estratégia pode ser um grande desafio.
As ferramentas visuais, tais como os botões com chamadas para a ação atrativas são eficientes e podem multiplicar as taxas de cliques. Qualquer pessoa que já tenha visto uma letra caixa com led interno na rua pode atestar que isso é verdade.
Os profissionais observam que não existe um índice de taxa por cliques ideal, uma vez que a sua porcentagem depende da direção da plataforma e da espécie de conteúdo.
Porém, algumas regras comuns auxiliam na compreensão a respeito de se o CTR é alto ou baixo para um negócio digital.
A grande maioria dos profissionais de marketing afirma que dois por cento da taxa por cliques é a pontuação média para qualquer campanha de marketing.
Já outros especialistas citam de quatro a cinco por cento como o resultado mais ideal para os projetos digitais. E isso vale tanto para a venda de eletrônicos quanto para a comercialização de papel para bandeja fast food.
Se a taxa de cliques for maior que dez por cento, pode ser bastante perigoso para o site monitorado.
Apesar de surpreendente, o último ponto indica que uma porcentagem muito alta de CTR é o principal motivo para o Chrome inspecionar a plataforma digital.
Os mecanismos de pesquisa irão avaliar com atenção as práticas de um site, e podem até mesmo bloqueá-lo. Eis aí um grande motivo para esse critério ser tão importante.
De acordo com a definição corrente, o CTR é a relação entre a quantidade de cliques das pessoas que estavam interessadas no anúncio que foi proporcionado e realizaram alguma atividade como, por exemplo, clicar no anúncio, para o número total de impressões.
Assim, este número precisa ser multiplicado por cem para transformar a taxa por cliques em uma porcentagem.
Desse modo, a fórmula para medir o CTR é o número de cliques que foram recebidos dividido pelo número de impressões do link ou anúncio em questão, de modo que: cliques ÷ impressões = CTR.
Para citar um exemplo, se alguém possui um anúncio que recebeu dez cliques após ser exibido cem vezes, a sua taxa por cliques será de dez por cento. Ou na fórmula: 10 ÷ 100 = 10%.
O bom uso das ferramentas digitais consiste, no atual cenário do mercado mundial, no critério mais importante para ter sucesso em uma campanha comercial, independente do nicho ou segmento em que se esteja atuando.
Dessa forma, conhecer os segredos por trás das taxas por cliques não é apenas importante, mas é fundamental para que os anúncios de um lançamento possam ser otimizados, e as métricas da empresa possam ser melhoradas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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