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Conheça 4 benefícios do marketing cultural para sua empresa

Não há como negar que as empresas precisam encontrar meios para se destacar no mercado, podendo assim alcançar cada vez mais pessoas. Uma das possibilidades para isso é usar o Marketing cultural, que traz benefícios importantes para a companhia.

É verdade que não dá para pensar em ter sucesso nos dias de hoje sem utilizar estratégias de marketing para tornar a visibilidade da companhia muito mais forte. Sendo assim, a empresa deve ter planos de como investir nessa frente. 

Uma alternativa interessante e que merece destaque é, sem dúvida, o marketing cultural. Mesmo que muitos empresários não conheçam essa modalidade, ela é de grande importância para o sucesso da companhia. 

De maneira bem direta, um Hospital veterinário popular ou uma empresa de qualquer outro segmento pode apostar no marketing cultural para que a sua marca se relacione cada vez melhor com o seu público.

Além disso, o marketing cultural traz um ponto de grande relevância, que é o de possibilitar que a empresa exponha de forma prática quais são os seus valores institucionais. 

Essa é uma medida que pode garantir que os clientes e os concorrentes vejam a companhia com outros olhos, respeitando-a e admirando-a. Justamente por isso, o marketing cultural não deve ser apenas um detalhe nos planos da empresa.

Não é preciso dizer que as estratégias de marketing cultural podem ser ainda mais importantes para o estreitamento da relação da marca com o público. Afinal, essa ação pode fazer com que a empresa saia na frente dentro do seu nicho de atuação. 

Com isso, não apenas a companhia se fortalece, como também conquista o seu espaço no mercado. Sendo assim, nada mais apropriado do que entender o que é o marketing cultural, sua importância e os seus benefícios. 

O que é marketing cultural?

Para começar, é interessante definir o que significa o marketing cultural. Ele se trata de ações combinadas de marketing, que em geral são aplicadas para o patrocínio de projetos diversos. 

Com isso, a imagem da companhia se beneficia ou é fixada mais facilmente. O que pode acontecer nessa ação é a divulgação da marca, mas também existe a possibilidade de falar sobre produtos, como fresadoras cnc, serviços ou projetos da companhia. 

Mesmo que o marketing cultural tenha se popularizado por volta dos anos 90, ele ainda é uma frente relativamente nova, que passou a ser utilizado como estratégia de marketing mais recentemente, de modo a fortalecer a gestão das marcas das empresas.

Um ponto essencial quando se fala em marketing cultural é o de que, quando ele é bem planejado, pode ser vantajoso para as companhias, para os produtores, para os clientes e para quem mais estiver envolvido no projeto, graças ao potencial de divulgação.

Diante disso, o marketing cultural acaba por ser um meio de diferenciar a companhia no mercado e garantir que ela fique mais próxima dos seus consumidores, além de ser uma fonte importante para obter lucros. 

Vale mencionar que o marketing cultural não é uma modalidade restrita às grandes companhias. Ele pode ser aplicado por empresas pequenas, que vendam piso laminado claro, por exemplo, pois é uma forma de incentivar a cultura e de conquistar admiradores. 

Quando se fala em marketing cultural, é também importante mencionar que ele possui categorias diferentes, que podem ser usadas pelas empresas. São elas:

  • De fim;
  • De agente;
  • De meio;
  • Misto.

O marketing cultural de fim é aquele que abrange desde a criação de um produto ou serviço e vai até o marketing que será usado. Ele tem foco em ações diretamente ligadas à cultura. 

Há também a categoria de agente, que é feita por um produtor cultural local. Nesse caso, ele fica responsável por fazer a análise do mercado, com o intuito de encontrar projetos culturais que sejam apropriados. 

Outra categoria é a de meio, que funciona com o trabalho de diversos tipos de ações culturais, o que significa que o patrocínio é a principal estratégia de marketing.

Por fim, o marketing cultural misto é aquele no qual duas ou mais empresas fazem o patrocínio de um mesmo projeto. Assim, essas companhias podem apoiar vários negócios envolvidos, tendo como desafio se destacar mais do que as outras marcas envolvidas.

A melhor maneira de garantir que uma empresa de portão social de alumínio, por exemplo, consiga ter sucesso na escolha da sua categoria é por meio do conhecimento e identificação das necessidades do público da companhia em termos de questões sociais. 

Afinal, essa é a melhor maneira de alinhar os objetivos do negócio em si com as estratégias de divulgação que ajudam na expansão da marca como um todo.

A importância do marketing cultural

É normal que muitas empresas, ao se depararem com o marketing cultural, queiram refletir sobre a necessidade de utilizá-lo dentro das suas ações de publicidade. Para que isso seja devidamente considerado, é preciso entender a importância dele. 

Um aspecto de grande relevância é o de que os projetos culturais são vistos de modo positivo pela sociedade. Nesse sentido, quando uma empresa apoia esse tipo de ação ela transmite ao seu público que é consciente e socialmente responsável. 

Nesse ponto, ainda cabe dizer que uma escola que oferece maternal 1 e 2 e utiliza o marketing cultural nas suas estratégias de divulgação pode ser vista de maneira muito mais humana pelo público-alvo dela. 

Na prática, o marketing cultural é capaz de fortalecer o engajamento e a presença da empresa no mercado, pois ele faz com que os relacionamentos da empresa sejam expandidos, além de trazer de volta os consumidores que se distanciaram da marca.

Em paralelo, o marketing cultural tem a possibilidade de aprimorar a relação interna da companhia, já que ele se trata de colocar em prática os valores dela e o reflexo disso nos seus colaboradores é perceptível.

Essa questão ainda pode se estender para os clientes da empresa, que passam a se tornar defensores da marca e também para a realização de parcerias com outras companhias.

Nesse cenário, vale a pena dizer que o marketing cultural não se trata apenas de aumentar as vendas da companhia, mas tem como foco ampliar o destaque dela no mercado. Afinal, ela se sobressai perante outras empresas, se tornando uma referência. 

Os principais benefícios do marketing cultural

Assim como comprar produtos higiene pessoal atacado é mais vantajoso do que adquirir os mesmos itens por varejo, é necessário dizer que o marketing cultural pode trazer vantagens expressivas ao ser comparado com outras modalidades. 

O marketing cultural se mostra como uma frente que não se limita ao ganho de maiores lucros, mas sim de outros pontos que fortalecem a marca de modo efetivo. Alguns desses pontos são:

Fortalecimento de branding

Uma empresa que precisa fortalecer o seu branding deve apostar no marketing cultural, uma vez que ele realiza ações que mostram a preocupação da empresa com aspectos culturais. Isso faz com que o mercado possa vê-la com bons olhos. 

De fato, tal como uma autoescola que oferece habilitação pcd moto se mostra muito mais preocupada com os seus clientes do que aquelas que não oferecem, fortalecendo a sua empresa no setor, o marketing cultural é um modo de reforçar a autoridade da firma. 

Vantagem competitiva

Outra questão importante é a de que quem investe em marketing cultural se destaca das suas concorrentes, pois se mostra engajada com questões culturais 

Na prática isso é bastante positivo, já que essas ações que envolvem a promoção da cultura são cada vez mais importantes para a sociedade como um todo. 

Destaque com o público

Vale também mencionar que o público passa a dar mais atenção à companhia que se engaja no apoio aos mais diversos tipos de eventos culturais.

Em especial, o público mais jovem que acompanha mais de perto as questões culturais passa a prestar mais atenção aos patrocinadores de diferentes eventos. 

Incentivo fiscal

Por fim, outro ponto de grande relevância é o incentivo fiscal que é oferecido aos patrocinadores. Ao apoiar uma ação cultural, a empresa obtém o abatimento de uma porcentagem dos seus impostos, tornando a realização dessa ação ainda melhor.

Por isso, seja uma empresa que trabalha com a produção de tela ondulada malha quadrada ou até mesmo um escritório de advocacia, a utilização do marketing cultural como estratégia é uma frente que traz benefícios importantes para a construção da marca.

Considerações finais

O marketing sempre foi visto como uma ação necessária para que empresas de diferentes segmentos pudessem conquistar cada vez mais visibilidade e conseguissem assim aumentar os seus lucros no dia a dia de forma otimizada.

Com o marketing cultural, essa ação se tornou ainda melhor, uma vez que permite que a empresa se engaje com frentes que ajudam na divulgação de bons projetos e pode ser um modo de trazer mais receita, além de fortalecer a imagem da companhia no seu setor. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Matheus Carvalho

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