Quando uma empresa quer conquistar e reter clientes externos, ela investe em estratégias de marketing. Agora, quando ela faz o mesmo para seus clientes internos, ou seja seus colaboradores, ela deve começar a investir em marketing interno.
Uma equipe dedicada e engajada pode produzir resultados que superam as expectativas, mas muitos acreditam que comemorar o aniversariante do mês e fazer recados personalizados é o suficiente para uma estratégia de marketing interna bem elaborada.
Porém, quando se trata de marketing interno, é preciso muito mais que isso para ter uma equipe produtiva, engajada e que busque contribuir ativamente para as melhorias da empresa.
O marketing interno, que também é chamado de endomarketing, é uma estratégia de marketing que se concentra no capital humano de uma empresa. Ou seja, a base do marketing interno são os relacionamentos entre as equipes.
Quando uma empresa de rastreamento por satélite, por exemplo, decide construir relacionamentos saudáveis com seus funcionários, então sua imagem será promovida perante ao público e aos trabalhadores da empresa.
Quando um público interno é fiel, isso significa que a empresa construiu uma marca empregadora forte e conseguiu reter talentos, ingredientes essenciais para o sucesso em um mercado cada vez mais competitivo.
Um dos objetivos do marketing interno é fazer com que os funcionários se sintam parte da empresa, dessa forma, alguns exemplos de ações a serem feitas são:
Essas ações ajudam diversos negócios, afinal, todos tem colaboradores e se uma empresa de comunicação visual quiser garantir um melhor desempenho da equipe ao produzir letra caixa com led interno, deve ficar atenta aos seus processos internos.
Toda empresa que deseja ter escalabilidade e bater suas metas precisa contar com colaboradores focados e produtivos, dessa forma, aplicar as estratégias de marketing se torna crucial para este fim.
Ao tornar parte da cultura empresarial os processos de valorização, reconhecimento e comunicação entre os colaboradores, eles se sentirão mais satisfeitos e terão mais motivação na hora de cumprir com as metas estipuladas pela organização.
Digamos que uma empresa que preste serviços de instalação de fachada de vidro para varanda aplique às ações e estratégias de marketing interno. Será possível motivar os colaboradores, aumentando assim a performance da equipe e melhorando os serviços.
Todos os tipos de negócios só têm a ganhar ao começar a olhar mais para os processos internos e como ela é percebida não só pelo público externo ou clientes, mas sim pelo seus próprios funcionários que estão se esforçando para trazer resultados cada vez melhores.
Muitas vezes, a falta de um marketing interno é o que impede uma empresa de alcançar o sucesso desejado. Portanto, buscar formas de se conectar verdadeiramente com os integrantes é crucial.
De modo geral, aqueles que atuam na gestão de pessoas costumam ser criativos em suas ações com o público interno. No entanto, a criatividade não garante que a ação será bem sucedida.
Para que uma empresa de cortina de trilho para quarto infantil tenha sucesso em sua estratégia de marketing interno, será preciso respeitar a imagem do público interno e a cultura organizacional.
Sendo assim, saber implementar bem as estratégias de marketing interno irá fazer a diferença entre manter seus talentos motivados e dentro da empresa ou fazer com que eles busquem outras oportunidades.
Mas para evitar que isso ocorra, é preciso entender quais estratégias podem ter melhores resultados e entender o que de fato seus colaboradores desejam.
Benefícios são um ponto muito importante na satisfação dos colaboradores, pois muitas vezes captam a atenção dos profissionais mais capacitados do mercado, ajudam a atrair talentos e servem de base para o reconhecimento profissional.
Os benefícios vão além do vale-transporte básico, vale-refeição e plano de saúde. Existem várias outras possibilidades que podem ajudar a aumentar o bem-estar dos colaboradores e fortalecer ainda mais a percepção benéfica da empresa.
A título de exemplo, uma empresa que realiza reforma fachada condomínio pode oferecer benefícios como assistência na academia ou seguro de vida, já que se trata de um trabalho braçal e com riscos.
Estes benefícios podem ser muito variados, portanto, implementá-los de acordo com a atuação da empresa e responsabilidade dos colaboradores é importante.
Outro bom exemplo dessa variedade de benefícios é possibilitar que os colaboradores de uma assistência técnica que faz troca de tela notebook Lenovo possam ter horários flexíveis.
Esses são apenas alguns exemplos do que uma forte estrutura de marketing interno pode oferecer para seus colaboradores a fim de mantê-los satisfeitos com suas atribuições e relacionamento em equipe.
Os desafios que as empresas enfrentam aumentam à medida que a organização cresce. Portanto, os funcionários também devem acompanhar essas mudanças, ou até mesmo tornarem-se os primeiros motores dessas mudanças.
O treinamento mantém os funcionários atualizados e aprende novas habilidades, permitindo que eles melhorem seu fluxo de trabalho, sejam mais criativos, tornem suas funções mais complexas e muitos outros benefícios que uma atualização profissional pode trazer.
Neste exemplo, é possível citar uma fabricante de bandeja deslizante para rack 19 que investiu em treinamentos para sua equipe de produção ter mais agilidade na hora de montar o produto em questão.
Já o desenvolvimento refere-se à preparação desses profissionais para o futuro da organização e também ajuda a alinhar os profissionais e a empresa.
Para este exemplo é válido citar uma empresa do ramo de decoração que buscou formas de desenvolver o conhecimento e capacidade de seus colaboradores para atuar com perfil para drywall teto, a fim de prepará-los para novas tendências do ramo decorativo.
Esses processos de treinamento ajudam a manter os funcionários em suas funções, ao mesmo tempo em que apoiam seu desenvolvimento pessoal e profissional de cada um.
Ao ter um plano adequado para fornecer segurança para o futuro profissional de seus funcionários, eles se sentem mais motivados a se esforçar para crescer dentro da organização.
Também proporciona uma perspectiva de crescimento que facilita o engajamento, pois a empresa também se apresenta por meio do desenvolvimento profissional e da valorização de seus colaboradores.
Quando um ambiente corporativo é prejudicial à saúde mental de um funcionário, a imagem do funcionário é elevada, independentemente dos outros benefícios de trabalhar na empresa.
Portanto, o clima organizacional deve ser estabelecido e reavaliado para manter a harmonia entre as equipes, pois um ambiente de trabalho agradável desempenha um papel importante além do bem-estar dos colaboradores.
Além de trabalhar com a cultura organizacional, as atividades de integração também ajudam a construir um sentimento de pertencimento entre os colaboradores, pois quanto mais a pessoa se sente em casa, mais confortável fica o ambiente de trabalho.
Happy hours, dias temáticos, festas de Natal são alguns exemplos de atividades que ajudam a integrar os colaboradores e criar um sentimento de pertencimento e colaboração.
Além dos pontos citados acima, o reconhecimento dos colaboradores contribui mais para sua satisfação, pois eles se sentem diretamente valorizados quando são reconhecidos.
O reconhecimento pode assumir a forma de elogios em reuniões de equipe, feedbacks pessoais, promoções, que podem variar mas são extremamente relevantes para a valorização do colaborador.
A comunicação eficaz é muito importante para o sucesso de uma empresa, pois sem ela pode haver conflitos e desentendimentos, confusão nos processos e entregas, atrasos e muitos outros problemas que podem surgir da comunicação.
Dessa forma, uma boa comunicação interna atua como um canal de comunicação consistente em toda a organização para que todos os colaboradores entendam o que está acontecendo no nível macro e micro.
Garantindo assim a harmonia dentro da equipe, fácil acesso às informações, atividades relevantes e ações de comunicação, entre outros benefícios.
À medida que o número de funcionários em uma empresa aumenta, manter uma boa comunicação interna e coordenação entre todos os funcionários se torna mais complicado.
Assim, à medida que a empresa cresce, o desafio desse canal se torna maior e mais estratégico.
Ao implementar um plano de Endomarketing na organização, esta empresa poderá ter colaboradores mais ligados a ela, que estarão sujeitos à cooperação nas diversas mudanças em benefício da empresa.
Além de estabelecer uma relação de cooperação e implementar uma cultura de confiança e comunicação interna.
Além disso, a lealdade de cada um dos membros da organização tornou-se um fator chave, aspecto denominado por outros autores de contrato emocional.
A escuta é um dos aspectos de grande importância no diagnóstico ou na primeira fase do plano de marketing interno, pois é preciso primeiro conhecer as necessidades, as expectativas para realmente dar o que os colaboradores precisam.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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