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Market share: saiba como calcular para sua empresa

Market share pode ser usado para saber mais sobre o mercado. Essa prática trata-se da taxa de vendas de um negócio a respeito de um setor. É uma das métricas que mais devem importar, dado que, com ela, pode-se entender como a empresa está em relação às outras.

E nenhuma quer ficar sem saber. Uma empresa que faz instalação de compressores, quer sempre tentar entender como estão os seus concorrentes, e desse modo pode-se de fato analisar como a entidade está performando. Isso só é possível com o market share.

Não são só as empresas de alto padrão no mercado que analisam a taxa de vendas em relação ao setor que atua, diversas outras companhias também fazem, e até uma clínica veterinários 24 horas pode fazer, dado que isso vai ajudar no planejamento da clínica.

Além de uma análise de participação financeira dentro do mercado, o market share também deve ser avaliado pela participação do negócio em relação a outras métricas, como também o gosto e preferência dos clientes por uma ou outra empresa, e isso é muito importante.

Entretanto, é válido ressaltar que ter a preferência do público, salvo em exceções, tem um impacto financeiro e nas vendas, o que faz voltar ao que é o market share, como um tipo de critério de avaliação da participação em vendas da empresa dentro do mercado.

Uma clínicas de reabilitação também pode fazer essa análise e, com isso, vai ver como está a sua participação no mercado, e em sequência conseguirá analisar como pode fazer melhorias para que os clientes prefiram-na a outras empresas que atuam no mesmo setor.

E sabe-se que quando se tem a decisão de empreender em algum dos setores do mercado, um dos pontos mais fundamentais é compreender bem a dinâmica da área e quais são as chances de inovação que ela ainda vai oferecer.

Portanto, também é possível pesquisar por meio da coleta de dados, como cada empresa do setor está se saindo em todos os canais de marketing, principalmente no mercado digital, que é onde a disputa pelos clientes ocorre na atualidade.

Se uma empresa que trabalha ajudando futuros pilotos a tirarem a sua habilitação para barcos deseja saber como está o desempenho da empresa no setor, a melhor forma é justamente fazendo o cálculo do market share.

Se é possível avaliar o market share em relação a performance como marca, a mesma análise pode ser realizada em relação a um modelo específico ou categoria de produto.

O problema desse serviço para compreender a participação de mercado, é que os canais de venda atualmente são diversos. Do comércio tradicional aos marketplaces são milhões de movimentações e escolhas que produzem dados para serem analisados.

E, apesar de qualquer dificuldade, o market share vale a pena ser calculado. Assim, no decorrer do artigo vão ser apresentados diversos pontos sobre este tema, que pode ajudar muitas empresas, como uma que trabalha com a hospedagem para animais.

Conceito de market share

Antes de dar continuidade, é essencial reforçar que o termo correto, quando se fala sobre participação de mercado, é market share e não marketing share. A tradução de market é mercado, e é sobre esse tema que este artigo vai tratar.

E já que o tópico de tradução foi citado, a tradução literal de market share é quota de mercado, ou ainda, parte, fatia de mercado. Na realidade, market share é uma comparação do total de vendas de um negócio em relação às vendas do ramo em que ela está atuando.

Ou seja, market share é uma métrica que mostra o tamanho da participação que uma empresa tem em um mercado. Esse dado permite que o negócio e os líderes avaliem a quantidade de receita da empresa em comparação com o ramo e com os concorrentes.

Um share de mercado baixo pode mostrar que a empresa tem problemas em relação a competitividade de mercado, além de mostrar que a performance está bem abaixo do que é apresentado pelos concorrentes.

É essencial, entretanto, levar em conta, que o setor a ser considerado está limitado a um país ou região, e que o cálculo deve analisar apenas um período de tempo.

Quando é limitado por país ou região, pode-se entender, por exemplo, que mesmo tendo uma abrangência mundial, é realizada um cálculo do market share que o negócio tem no Brasil. Ou, ainda, a parte de mercado que ela tem em cada estado no interior do país.

A avaliação local do market share é uma estratégia muito mais eficaz para quem quer de fato identificar as chances e agir de modo estratégico para aprimorar o share de mercado.

Mesmo que se atue em um negócio nacional, fazer a avaliação de share de mercado nacional e regional é uma forma de ver em quais locais o share é melhor ou pior. E, desse modo, desenvolver estratégias para alterar ou manter esses cenários.

Se é uma companhia de ação regional, talvez seja relevante ter uma avaliação dentro do local de atuação, para ter uma forma real da participação dela no mercado em que de fato atua.

A importância do market share

Após entender o que é market share, é importante falar da necessidade dessa métrica tanto para os investidores quanto para o próprio negócio.

Quando um negócio consegue um market share valioso, ele demonstra um nível de competitividade grande, o que chama a atenção dos investidores.

À medida que a área de mercado no qual um negócio está inserido também se expande, o market share vai influenciar bastante o retorno em receita que ela tem.

Então, uma empresa que investe no crescimento do seu market share tem tanto em valor de marca quanto em performance financeira, destacando-se da concorrência. Algumas ações para escalar o desenvolvimento desses dois fatores são:

  • Inovar trazendo produtos variados e novas respostas para o mercado;
  • Investir em anúncios online e offline;
  • Realizar ações promocionais;
  • Alargar as operações para mais regiões geográficas;
  • E ampliar o público, investido em diversos outros segmentos.

Algumas corporações que possuem uma atuação mundial calculam o market share em relação ao mercado nacional e também em relação ao chamado mercado internacional.

Como calcular o market share?

Antes de calcular o market share, é preciso lembrar de definir o período de tempo que vai ser avaliado e coletar os dados do negócio e do setor que esteja dentro deste intervalo. E separar os dados por camadas nacionais e regionais.

Para calcular o market share, deve-se dividir o total de vendas do negócio, em valores ou unidades, pelo total das vendas do setor, e fazer a multiplicação por cem para que ele seja obtido em porcentagem.

A seguir, vão ser mostradas algumas dicas práticas para isso, entretanto, é importante fazer uma observação: a empresa não pode se iludar com um market share alto. O market share atual não é uma garantia de que vai existir bom resultado no futuro.

Como se sabe, a conduta do consumidor não para de mudar, novos negócios e formatos de negócio surgem, e é essencial se manter em movimento se há uma procura por continuidade e crescimento do negócio. Assim, as dicas para aumentar o market share são:

  • Investir em inovação;
  • Abrir novos canais de venda;
  • Fazer a segmentação do mercado;
  • Atrair e oferecer uma ótima experiência para os clientes;
  • Considerar a aquisição de um concorrente;
  • Rever a precificação.

Todas essas estrateǵias citadas vão fazer com que a empresa tenha uma melhora significativa, é importante que um negócio que trabalha com a troca de baterias siga essas estratégias.

Considerações finais

É fundamental compreender o que é market share, pois o conceito vai revelar o tamanho da empresa no interior do mercado e como ela está posicionada em relação à concorrência.

O share de mercado de um negócio é um indicador de quão bem ela está com relação aos seus concorrentes. Por isso, um negócio que trabalha com a venda de painéis genéticos canino deve fazer o cálculo do seu market share.

Um baixo market share mostra que a empresa tem baixas vendas ou tem pouco capital gerado pelas vendas. Isso quer dizer que as vendas do setor estão indo para outras empresas, ou seja, para os concorrentes, o que não é nada muito otimista.

No entanto, isso não significa que não exista público interessado no produto, mas que a empresa não tem a capacidade de atrair ou fazer esse público comprar.

Por isso, uma companhia que trabalha com locação de equipamentos deve investir bem em fazer melhorias e, assim, vender muito mais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Matheus Carvalho

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