A Metodologia Scrum é uma evolução da Gestão Agile e ambos trabalham voltados para o desenvolvimento de softwares, que podem ser utilizados em qualquer tipo de negócio, no intuito de satisfazer as necessidades dos clientes.
Scrum é um procedimento ágil utilizado para desenvolver softwares baseado em um sistema iterativo e incremental.
Trata-se de um framework mais ativo, adaptável, flexível e eficiente estruturado para fornecer valor ao cliente ao longo do desenvolvimento de um projeto de serviços de licenciamento ambiental, por exemplo.
O foco do Scrum é suprir a carência do cliente, por meio de um ambiente comunicativo transparente, tendo como responsabilidade coletiva da empresa um progresso contínuo nesse quesito.
É importante salientar que o processo de desenvolvimento de um software é incremental quando em cada etapa desse desenvolvimento é construído um pedaço completo do software para facilitar a análise de exame para gatos.
Quanto ao processo de desenvolvimento iterativo, refere-se à renovação do software a cada etapa que avança no projeto, onde novas exigências são solicitadas, a fim de revisar a estrutura do software.
Uma parte a ser desenvolvida, de uma ideia geral, daquilo que se quer construir é elaborado por meio de uma lista que aponta as características prioritárias de um produto (conhecidas como backlog do produto), que o dono pretende obter.
O Scrum, historicamente falando, teve seu início desde 1986, em um artigo publicado na Harvard Business Review (HBR), denominado “The New Product Development Game”, de autoria de Hirotaka Takeuchi e Ikujiro Nonaka.
Neste artigo, será descrito como empresas lançam novos produtos no mundo, utilizando uma abordagem escalável com base em equipes que participam do desenvolvimento dos produtos, com ênfase na capacitação desse time, que se auto-organizam.
O artigo influenciou o desenvolvimento dos conceitos, hoje conhecidos como Scrum, que é um termo vindo do Rugby, mostrando como o jogo se reinicia após uma falta cometida ou quando a bola sai desse jogo.
Em 1993, Jeff Sutherland, juntamente com uma equipe por ele coordenada, criaram o processo da Metodologia Scrum, para ser usado no processo de elaboração de software, utilizando as informações do artigo.
Essas informações foram mescladas com os conceitos de desenvolvimento direcionado a objetos, controle experimental de processos, desenvolvimento recíproco e incremental, processos de construção de software e melhoria de produtividade e dinamismo.
Portanto, a metodologia Scrum possui um conjunto de práticas bem definidas, no processo de desenvolvimento de um software de identificacao em instrumentos cirurgicos, por exemplo, aplicando princípios ágeis, em concordância com os participantes da equipe.
Os princípios do Scrum têm o papel de mostrar a eficiência das práticas de desenvolvimento de software, no sentido de melhorá-las quando necessário, provendo um framework, onde os produtos mais complexos podem ser desenvolvidos.
O Scrum tem como base três pilares para que seja implementado em um negócio de troca de escapamentos: transparência, inspeção e adaptação e nesse sentido ele tem como meta otimizar a previsão de problemas e controlar riscos que podem surgir.
No primeiro pilar, transparência, os itens que afetem o resultado desse processo devem ser visíveis para quem gerencia esse resultado, de forma clara e definitiva.
Ou seja, se algo está pronto é porque o resultado do software para a clínica de tratamento não exige modificações, está completo.
No segundo pilar, inspeção, todas as vertentes do processo necessitam de averiguação frequente, suficiente para que resultados inaceitáveis sejam detectados e essa periodicidade tem como base a modificação do processo, no momento da inspeção.
A problemática é quando essa repetição de análise excede àquilo que o processo exige e a falta de habilidade e aplicação das pessoas no momento da inspeção são fatores que prejudicam os resultados do trabalho.
No terceiro pilar, adaptação, ele é caracterizado quando o inspetor determina que um ou mais aspectos analisados fogem aos limites aceitáveis, verificando que a habilitação para lanchas não será aceita.
Então, o inspetor deverá fazer o ajuste do processo ou do produto que está sendo processado e esse ajuste deve ser realizado com a maior brevidade possível, para diminuir erros posteriores.
Na inspeção existem três pontos para a adaptação da Metodologia Scrum: Daily Scrum, Reuniões de Revisão da Sprint e de Planejamento da Sprint e Retrospectiva da Sprint.
Daily Scrum é uma reunião cuja utilização é voltada para a inspeção do progresso do software para salas de coworking, em direção à Meta da Sprint, a fim de produzir reajustes que possam otimizar o dia de trabalho seguinte.
Quanto às Reuniões de Revisão da Sprint e de Planejamento da Sprint, elas são usadas para fiscalizar o progresso na direção à Meta da Sprint, como também para atuar nas adaptações que aprimoram a decisão da Sprint seguinte.
E a Retrospectiva da Sprint, é feita para rever a Sprint anterior, a fim de definir quais são as adaptações que vão tornar a próxima mais produtiva e gratificante.
Se a empresa pretende implementar o Scrum, para obter os benefícios nos negócios, abaixo seguem dicas dos sete primeiros passos a serem adotados, todos eles com base na metodologia apresentada por Jeff Sutherland, um dos criadores do método:
Product Owner, conhecido como PO, refere-se ao profissional responsável por pensar nos objetivos gerais do projeto, que faz a intermediação entre os stakeholders, internos ou externos, e a equipe, focando na entrega de valor.
O stakeholder externo pode ser um cliente que contratou treinamentos Nr 35, ou a própria diretoria da empresa onde esse profissional trabalha, o stakeholder interno.
O próximo passo é definir qual a pessoa que será o Scrum Master, porque esse profissional é o que está mais próximo do gestor de projetos, cuja função é cortar obstáculos que venham a surgir no dia a dia de trabalho da equipe.
Quanto à definição da equipe, ela não deve ser muito grande e o mais multidisciplinar possível, para garantir que o Squad tenha autonomia para tomar as decisões e executar completamente todos os quesitos do projeto.
O backlog do produto é um compilado das entregas que precisam ser feitas e, geralmente, é uma atribuição do PO, porque ele é quem mantém diálogo com os stakeholders e define as prioridades dessas entregas, aprovando-as.
O Sprint é quem norteia todo projeto dentro do Scrum e, pelo fato desta metodologia ser ágil, exige períodos curtos de execução/planejamento, tornando as sprints curtas, entre uma e seis semanas é o tempo ideal.
É essencial que o tamanho da Sprint seja regular durante todo o projeto, porque dessa forma a empresa consegue realizar comparações de produtividade no período em que o projeto está sendo desenvolvido.
Na sequência, inicia-se a definição da primeira sprint, dando enfoque nas prioridades do backlog, dividindo as tarefas entre todos os participantes da equipe.
A capacidade de produção da equipe é fator determinante para a sprint, pois ela deve fazer parte do processo decisório.
Tendo distribuído as tarefas, é hora de iniciar a elaboração do projeto, tão importante quanto o alinhamento e a inspeção, pois essas práticas garantem a dinâmica na execução e a eliminação de impedimentos, permitindo maior produtividade da equipe.
E, no último passo, ao término de cada sprint, a equipe deve realizar uma revisão completa de tudo o que foi feito dentro do processo, no qual o PO dá validade às entregas e as direciona para o cliente.
Com essa revisão, a equipe ganha aprendizado e pode se organizar para que a sprint seguinte seja bem melhor do que a anterior.
A Metodologia Scrum é utilizada para desenvolver softwares, mas outras áreas da empresa, como as equipes de vendas, área de marketing e setor de recursos humanos também usam essa metodologia nos modelos organizacionais.
O Scrum é tangível na elaboração do produto que vai ser apresentado ao cliente e a implementação desse sistema requer uma boa equipe, que possa participar da elaboração de projetos.
Todos os envolvidos têm um papel importante nas etapas de inspeção, transparência e adaptação, cada um trabalhando assertivamente para que a metodologia alcance os melhores resultados e leve a empresa ao sucesso.
O processo parte de uma lista de objetivos e requisitos no planejamento de um projeto e é o cliente que dá prioridade a estes objetivos, quando leva em consideração o equilíbrio entre o valor e o custo que esse projeto oferece.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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