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Entenda a importância dos stakeholders para as empresas

Stakeholders são pessoas e empresas que, de alguma forma, estão relacionadas a uma marca e todos são fundamentais para o sucesso da organização.

O universo corporativo é cheio de termos e conceitos que podem confundir indivíduos que não estão acostumados com essas palavras. Mas, geralmente, o significado costuma ser bem simples, além de serem termos que fazem parte do dia a dia.

Uma dessas palavras é exatamente stakeholder e é necessário compreendê-la porque está diretamente relacionada com as decisões e influencia no modo como gestores e equipes conduzem a corporação.

Uma empresa não é formada apenas por seus funcionários e clientes, na verdade, seu funcionamento vai muito além disso e gera impactos na sociedade como um todo. Dependendo da forma como as coisas são conduzidas, os efeitos são diversos.

Para tomar boas decisões, é essencial saber quem se relaciona com a companhia, afinal, ela depende de uma cadeia de participantes para existir e executar suas tarefas.

Os Stakeholders são justamente essas pessoas que precisam ser consideradas no cotidiano. Para embasar as decisões do negócio, neste artigo, será mostrado o conceito de stakeholder e sua importância para as organizações.

O que é stakeholder?

Stakeholder é um conceito criado na década de 1980, por Robert Edward Freeman, um filósofo estadunidense e consiste em qualquer indivíduo ou empresa impactado pela ação de uma organização.

Em tradução livre, stakeholder significa “parte interessada”. Para ter sucesso, a organização precisa criar valor financeiro, ou não, para seus interessados. As partes interessadas podem ser:

  • Clientes;
  • Fornecedores;
  • Funcionários;
  • Comunidades;
  • Investidores;
  • Parceiros.

Depois desse conceito, muita coisa mudou dentro das empresas, visto que pararam de se preocupar unicamente com lucros, prejuízos, números e resultados.

Uma marca de kit presente masculino namorado, por exemplo, passou a se preocupar com os elementos impactados por suas decisões e ações, mesmo que de maneira indireta.

Todo tipo de cliente é um stakeholder, independentemente da empresa de seu segmento. Por exemplo, no caso de um banco, qualquer ação tomada por ele vai gerar algum tipo de impacto em seus clientes, podendo ser positivo ou negativo.

Assim sendo, qualquer pessoa interessada e influenciada pela corporação, será impactada por suas ações. De acordo com Freeman, o negócio só consegue alcançar seus objetivos e metas se adotar políticas e ações que atendam aos interesses dos stakeholders.

Importância dos stakeholders para as empresas

A definição desse termo determina que a empresa só será bem-sucedida se entregar valor a todos os interessados, mas nem sempre esse valor está relacionado a benefícios financeiros.

Isso pode acontecer por meio de aumento da produtividade, algo que acontece quando os colaboradores se sentem valorizados e entendem que seu trabalho é indispensável para a corporação.

No caso de um fabricante de película jateada para box, a companhia mostra que esses indivíduos são fundamentais para a empresa, visto que são capazes de ampliar seus processos.

Com base nisso, fica muito mais fácil para o gestor descobrir de que maneira a companhia pode melhorar. Quando os colaboradores se sentem satisfeitos, é natural que a solução oferecida para o cliente seja cada vez melhor.

Em linhas gerais, toda a cadeia produtiva passa a ser valorizada, consequentemente, o cliente se torna mais fiel e passa a indicar os produtos e serviços para outras pessoas.

Com o aumento das vendas, o lucro também é muito melhor para os investidores, outro exemplo de stakeholder porque investe na corporação.

Todos esses agentes são fundamentais para a companhia, uma vez que controlam o nível de capital e se conectam com outros interessados.

Se o valor da empresa cresce e os acionistas injetam mais dinheiro na corporação, todos os demais stakeholders saem ganhando, mesmo que de maneira indireta.

Tipos de stakeholders e como gerenciá-los

Além de compreender a importância desses agentes para seu negócio, uma empresa de instalação piso laminado sobre cerâmica deve compreender seus tipos e como gerenciá-los.

Isso é importante porque não é necessário fazer parte de uma organização ou outra para que o indivíduo seja considerado um elemento importante.

Cada tipo apresenta uma importância dentro desses grupos, e de acordo com a situação, alguns podem ser considerados como primários ou secundários e isso está relacionado a seu grau de dependência.

No caso dos investidores, são considerados como stakeholders primários porque exercem influência financeira direta. Outros exemplos são os clientes, funcionários, fornecedores, proprietários e concorrentes.

São elementos que exercem poder de interferência direta, ao contrário dos secundários, como no caso da imprensa, ONGs, comunidade, governo e analistas financeiros.

São elementos que podem ser impactados, geram influência e têm uma relação com a organização, entretanto, não são determinantes para que ela possa alcançar suas metas e objetivos propostos.

Para uma empresa de controle de acesso, o nível de importância do stakeholder depende da organização e do tipo de projeto que ela executa.

A comunidade, por exemplo, pode ser vista como secundária para a corporação como um todo, mas em determinado projeto, se torna mais importante e por isso alcança outro nível.

Embora alguns grupos sejam considerados como primários ou secundários, eles podem ganhar mais ou menos importância diante de determinado projeto, algo que vai impactar os resultados da empresa.

Por exemplo, se uma fábrica é construída em uma cidade, pode gerar impactos na rotina dos moradores e até mesmo na geografia da localização.

Nesse cenário, a comunidade que costumava ser secundária, passa a ser primária, tendo em vista que seu grau de participação e interferência é maior.

Saber gerenciar os stakeholders envolvidos com o negócio não é tarefa simples, visto que é necessário estar atento ao tipo de trabalho executado e com isso garantir impactos alinhados ao seu objetivo.

Se um fabricante de etiqueta colorida redonda quiser uma gestão eficiente, precisa desenvolver seu poder de negociação e equilíbrio entre todos os elementos envolvidos, assim, vai encontrar uma forma de satisfazer todos eles.

Como resultado, a corporação vai prosperar de maneira sustentável, algo muito positivo, tanto para a companhia em si quanto para os envolvidos.

Diferenças entre stakeholder e shareholder

Stakeholder e shareholder são termos parecidos e que acabam sendo confundidos por conta disso. Shareholder, em português, é traduzido como “acionista”, ou seja, alguém que tem uma ação da corporação.

Mesmo sendo palavras muito semelhantes e o fato de que o shareholder é considerado um stakeholder, são conceitos usados no universo empresarial, mas que são distintos.

O shareholder é o indivíduo ou um grupo que compõem os stakeholders do negócio e seu grau de influência é muito grande, por isso, é considerado como primário.

Stakeholder de uma empresa que vende cadeira corporativa, além de fazer investimentos de capital, essas pessoas ganham e perdem dinheiro, dependendo da ação e da estratégia usada pela companhia.

Se os stakeholders se sentirem insatisfeitos, podem trazer prejuízos, tanto financeiros quanto de outros tipos, para a empresa. 

No caso do shareholder, com seus recursos, acabam tendo maior influência, e se estiverem insatisfeitos, podem reduzir os recursos da organização.

Durante muito tempo, gestores e outros tomadores de decisões consideravam apenas os interesses dos shareholders em suas rotinas administrativas. Só que essa visão mudou muito nos últimos anos, visto que passou-se a considerar um panorama geral.

Em outras palavras, as organizações começaram a considerar todos os elementos que podem ser impactados por suas ações, fazendo com que o conceito de stakeholder ganhasse muita importância no universo corporativo.

Para uma empresa de serviço de reforma e construção, essa linha de raciocínio ajuda a conquistar resultados positivos e sustentáveis. Isso acontece porque todos os elementos relacionados a ela se tornam importantes para seu sucesso.

É essencial que todas as partes envolvidas se sintam satisfeitas com o trabalho prestado, desde os clientes até os acionistas. Eles precisam enxergar o valor do negócio e sentir que seus desejos e demandas são atendidos.

Para os gestores, o grande desafio é lidar com a enorme variedade de stakeholders, afinal, é necessário estabelecer um objetivo em comum entre todos eles.

Se uma empresa de sementes de capim tamani souber fazer isso, terá crescimento sustentável. Dificilmente o negócio terá sucesso se seus stakeholders não tiverem mais interesse nele, algo que pode impactar até mesmo a produtividade.

Assim sendo, é crucial gerar valor para todos os indivíduos e organizações conectados, visto que se o nível de satisfação pode gerar impactos em seu comportamento.

Considerações finais

Os stakeholders são indispensáveis para qualquer tipo de empresa, independentemente de seu segmento e das atividades que realiza no dia a dia.

As decisões precisam ter como base os interesses e necessidades desses elementos, visto que seu nível de satisfação é o que conta, e se estiverem insatisfeitos, simplesmente geram impactos negativos no sucesso da companhia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Matheus Carvalho

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Matheus Carvalho

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