Você já ouviu falar no termo Growth Marketing? Sabe o que ele significa? Se não sabe, não se preocupe que vamos te orientar sobre essa importante estratégia no decorrer deste conteúdo.
O Growth Marketing consiste, basicamente, em um método de marketing que tem a finalidade de trazer novos clientes para o negócio. Contudo, para obter mais qualidade, essa atração de novos clientes não deve ocorrer de qualquer forma.
Essa estratégia trabalha não somente o processo de venda de um produto ou serviço, mas visa criar um relacionamento a partir do momento que esse usuário se torna um interessado/lead.
Além disso, também permite acompanhar o consumidor efetivo com a intenção de que o relacionamento se mantenha a longo prazo e que, ainda, a pessoa se torne uma promotora do seu negócio de forma mais estratégica e baseada em dados.
Assim, podemos afirmar que essa é uma estratégia de marketing digital voltada para a melhora da experiência do cliente e as ações feitas pela marca, levando em conta a produção de conteúdo e campanhas mais direcionadas, bem como a devida adequação do design do seu site para o aumento do retorno por investimento.
Para a implementação dessa estratégia, a empresa precisa desenvolver alguns conhecimentos, que envolvem a identificação do público-alvo e a criação de um conteúdo relevante. Aspectos relacionados ao monitoramento também são importantes.
Atualmente no mercado, existem algumas ferramentas que podem auxiliar no levantamento dessas informações, como por exemplo, Google analytics, Facebook ads, tiktok ads entre outras.
Diante da importância dessa estratégia, neste artigo você entenderá o que é o Growth Marketing e como ele pode ser aplicado em sua empresa para qualificar os resultados. Acompanhe a seguir!
Essa estratégia de marketing é orientada à experiência do usuário, mas, mais ainda, à realização de testes para avaliar as melhores opções para que a campanha promova melhores resultados.
Ou seja, é uma técnica que envolve o teste dos conteúdos e campanhas realizados junto a empresa, assim como outros fatores que podem tornar a experiência do seu cliente ainda melhor.
Mas, afinal, o que é realmente essa experiência?
Basicamente, trata-se do nível de satisfação que o cliente pode ter no contato com sua marca.
Hoje em dia, a preocupação das empresas não pode estar limitada somente aos aspectos de vendas. Pelo contrário, torna-se cada vez mais essencial pensar em qual é a experiência do cliente no contato com seu negócio para fidelizá-los e para alcançar novos públicos.
Nesse sentido, se o cliente entra em seu site e se depara com um material que demora a carregar, não é responsivo (não se adapta a diferentes telas) e apresenta um conteúdo de difícil compreensão, dificilmente ele irá confiar na página e dar continuidade ao processo de compra.
Tendo isso em vista, promover um site com qualidade para o cliente também é uma forma de pensar em sua experiência, identificar suas preferências e comportamentos e, por fim, obter melhores resultados com as campanhas.
Há o entendimento sobre um passo a passo que é essencial para a implementação das estratégias de marketing, sobretudo, quando falamos sobre a experiência do cliente e o growth marketing (ou seja, conciliando dados e usuários). Confira a seguir!
A identificação do público é um aspecto essencial para qualquer empresa, sobretudo quando falamos de uma ação de marketing.
Entender quem é o público é essencial para a criação de estratégias com a linguagem clara e correta, assim como para o uso de ferramentas mais adequadas e que atinjam as pessoas de forma correta.
Imagine que no meio digital existem muitas opções e possibilidades. Sua empresa só terá um diferencial se o conteúdo produzido for relevante e interessante para as pessoas.
Assim, é preciso produzir materiais relevantes, e isso se torna mais qualificado ao saber quem é o público.
O conhecimento sobre as plataformas de comunicação também é essencial, visando entender se o público-alvo consome esses canais e para adequar as campanhas conforme as particularidades da linguagem de cada rede.
Lembre-se que sua empresa não precisa estar em todas as plataformas, mas é importante identificar as melhores – ou seja, aquelas em que o público está – para atingir os objetivos da sua empresa.
Ao conhecer o público-alvo, consegue-se produzir um conteúdo relevante, ou seja, que interesse o público. Para isso, listamos algumas ações necessárias:
Neste momento também é crucial aplicar o SEO corretamente. Vale mencionar que as técnicas de SEO visam a otimização para os mecanismos de busca, melhorando o ranqueamento do site na internet.
Por fim, destacamos a importância da empresa analisar as métricas das ações que estão sendo realizadas, seja no site, redes sociais ou no Google.
As métricas são os resultados das ações, ou seja, servem para indicar se a empresa está atuando de forma correta ou se ajustes precisam ser feitos para atingir os objetivos.
É neste momento que o Growth se destaca, trazendo uma visão mais detalhada e clara das campanhas.
Por isso, é muito importante que você estabeleça com critério as métricas que precisam de mais atenção durante a realização das estratégias de marketing, pois ajustes podem ser feitos para a melhora dos resultados.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.
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