Dois mil e vinte dois foi um ano intenso para profissionais de marketing. Equipes tiveram que lidar com inúmeros desafios, impulsionados pela incerteza econômica e pelas mudanças no comportamento do consumidor pós-pandemia. A partir de histórias repletas de insights, ideias e inspiração, o Think with Google foi um grande aliado para navegar nesse oceano de transformações. Ao longo dos últimos 12 meses, foram 168 artigos e mais de 150 mil palavras que cobriram assuntos relevantes do marketing digital.
Não é tarefa fácil, portanto, preparar uma lista de destaques do ano. Mas como nossa especialidade é conteúdo, encaramos a missão com entusiasmo. Aqui está nossa seleção de artigos que, além de terem marcado 2022, podem ajudar em 2023:
Histórias têm um poder transformador, e essa é a essência do YouTube. A plataforma modificou e democratizou a criação e o consumo audiovisual desde a sua criação, em 2005. As pessoas estão no YouTube consumindo e produzindo conteúdo: segundo dados da Comscore, mais de 120 milhões de brasileiros a partir de 18 anos assistem à plataforma mensalmente.1 E na construção dessa história, alguns aspectos merecem destaque, como podemos ler neste artigo, assinado pelo presidente do Google no Brasil, Fábio Coelho.
Somos essenciais porque somos multi: multidevice, multiconteúdos, multiaudiências.
-Fábio Coelho, Presidente do Google Brasil
Fato é que, independentemente da tribo a que pertencem, todos se encontram no YouTube. E o que estão consumindo? De vídeos relaxantes a futebol com humor, por aqui, não deixamos passar nenhuma tendência. Neste visual story, analisamos as quatro primeiras edições do YouTube Vibes, relatório trimestral que se aprofunda em questões relacionadas aos vídeos online e à cultura em torno desse universo.
Com o aumento da digitalização e um cenário socioeconômico desafiador, as escolhas do consumidor passaram a ser cada vez mais intencionais. Isso significa, basicamente, que pesquisamos mais antes de comprar, ou seja, compramos de forma menos impulsiva.
Fonte: Forecast E-marketer, Brasil, 2021.CompartilharCompartilhar
Diante disso, as empresas devem adotar um mindset que combine preparo e improviso, como explica Gleidys Salvanha, Diretora de Negócios para Varejo do Google, neste artigo. Além disso, é importante se mostrar presente para o consumidor no momento certo e com uma mensagem oportuna — e um dos caminhos mais eficientes para isso passa pela maturidade digital, como explicamos neste visual story.
E quando o tema é consumo, não poderíamos deixar de falar sobre a relação do brasileiro com dinheiro, outro artigo destaque neste ano. Um levantamento do Google mostrou que a disposição para debater o assunto não é tão grande assim no país e que é possível separar as pessoas em diferentes perfis, de acordo com as escolhas que fazem para lidar com suas economias.
Fonte: Pesquisa “A Relação do Brasileiro com Dinheiro”, Provokers, setembro de 2021.CompartilharCompartilhar
Após tempos de isolamento, retornamos ao trabalho presencial, embora não completamente. Cada empresa abordou os novos modelos à sua maneira, mas um denominador comum se destacou como protagonista em todas as estratégias: colaboração. Essa é a palavra-chave em um contexto em que o trabalho híbrido impacta diretamente na relação entre colaboradores e gestores.
Fonte: O Futuro do Trabalho no Brasil, IDC Brasil, julho, 2022.CompartilharCompartilhar
Como tem sido essa volta aos escritórios e quais os desafios desse novo cenário? Para entender melhor esse processo, a IDC Brasil, a pedido do Google Workspace, realizou uma nova edição da pesquisa O Futuro do Trabalho no Brasil. Confira tudo o que descobrimos neste artigo.
A discussão sobre diversidade, equidade e inclusão nas mais diferentes esferas deve ser feita com comprometimento e preparo, a fim de mitigar desigualdades sistêmicas. No marketing do Google, esse é um assunto sério: vivemos um processo constante de aperfeiçoamento e aprendizados. Em 2019, promovemos a campanha #ConviverTransforma: Juntos na busca pela visibilidade trans, na qual fornecemos dados e informações para ajudar a educar e reduzir o preconceito contra essa população.
Neste ano, essa jornada ganhou um novo capítulo na América Latina, com o foco na empregabilidade: a campanha “Profissionais Excepcionais” que, como contamos neste artigo, mostrou que o marketing pode (e deve) ser um agente transformador, criando e multiplicando mensagens inspiradoras.
O afroempreendedorismo foi outro tema que ganhou destaque no Think with Google no último ano. No Brasil, 51% dos empreendedores são negros.2 Apesar de serem maioria, os afroempreendedores têm menor escolaridade, menor rendimento mensal, estão menos formalizados e possuem menos empregados se comparados aos empreendedores brancos.3 Neste artigo, conversamos com empreendedores negros que contaram como superaram os obstáculos impostos em suas jornadas.
Fonte: Sebrae e FGV, O impacto da pandemia de coronavírus nos pequenos negócios 13ª edição. Dezembro, 2021.CompartilharCompartilhar
Nos últimos 30 anos, identificadores como os cookies de terceiros moldaram a forma como as marcas constroem o relacionamento com os consumidores online e offline. Foi uma era de transformações à medida que o marketing se tornou mais personalizado do que nunca. Mas essa era chegou ao fim.
Agora é a hora de abraçar uma abordagem de experimentar, testar e aprender a colocar privacidade em primeiro lugar.
Novos contextos pedem novas soluções. Hoje, por exemplo, 80% das pessoas estão preocupadas com sua privacidade online.4 Esse é um momento de abraçar a cultura do test and learn, aprender a criar um novo modelo de relacionamento com consumidores e ajudar a fundar um novo ecossistema de negócios com foco na privacidade de dados, como mostramos neste artigo.
A transformação digital do marketing era um assunto que já estava em pauta há algum tempo, mas foi acelerado com a pandemia, uma vez que os hábitos de consumo das pessoas mudaram expressivamente. Existe hoje uma necessidade cada vez maior por parte dos clientes de ter uma experiência única, que vá ao encontro de suas necessidades. E à medida que essa relação vai ficando mais personalizada, cresce também a preocupação com a privacidade e com o uso correto dos dados.
Fonte: The Fast Track to Digital Marketing Maturity, BCG & Google, 2021.
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