Posicionamento estratégico é um conceito muito importante para as empresas porque define a maneira como a organização vai competir no mercado em que atua.
Trata-se do diferencial competitivo e da vantagem que a companhia obtém sobre os concorrentes, além da maneira como o público enxerga a corporação.
Existem marcas que simplesmente se tornaram referências naquilo que oferecem. Por exemplo, quando se fala em esponja de aço, refrigerante, chinelo e pasta de dente, logo vem à mente algumas empresas que oferecem esses produtos.
A maioria é submarca de outra marca que abriga vários tipos de produtos e que os diferenciam entre si. O posicionamento estratégico é justamente isso, visto que ajuda o negócio a se apresentar de uma forma que o distingue dos demais.
Isso é muito importante porque quando uma pessoa está diante de uma escolha ao adquirir um produto ou serviço, sempre vai optar por aquela marca de confiança e que não decepciona com suas soluções.
Ela já se consolidou em seu segmento e se posicionou de uma forma como se fosse praticamente a única escolha.
Para entender um pouco mais sobre o assunto, este artigo vai mostrar o conceito de posicionamento estratégico e dar algumas dicas para implementá-lo.
Posicionamento estratégico nada mais é do que a forma como a marca se apresenta no mercado, se direciona e se distingue de outras organizações em seu segmento. Isso é feito por meio de uma proposta de valor e se direciona a determinado público.
Quando a marca está trabalhando o posicionamento estratégico, deve incluir seu diferencial competitivo, bem como seus desejos e necessidades.
Um fabricante de chip chave canivete precisa estar atento porque antigamente não havia tantas marcas no mercado e a quantidade de representantes de cada segmento era muito menor.
Além disso, o poder de escolha do consumidor era muito pequeno, assim como os produtos atendiam públicos mais amplos, mas essa situação não acontece nos dias de hoje.
Na verdade, o que se vê é um mercado saturado de opções e marcas novas que surgem praticamente todos os dias para atender às necessidades das pessoas. É justamente o posicionamento estratégico que vai diferenciá-las.
Se uma empresa é detentora de várias marcas no mercado, precisa criar um foco para cada uma delas. É assim que vai direcionar suas marcas para o público que pretende atingir, de acordo com suas dores e necessidades.
O processo constrói o diferencial e é o cliente que vai definir sua escolha final. Por meio de um posicionamento estratégico, a companhia decide a maneira como vai se construir no mercado e na mente das pessoas.
Todo tipo de empresa, como uma de envelopamento black piano carro, precisa do posicionamento, pois caso contrário, quem vai se encarregar de posicionar a organização é o próprio mercado e no espaço que tem disponível.
O problema é que nem sempre, ou melhor, dificilmente esse espaço é aquele que a corporação gostaria de ocupar.
Quando a empresa não tem um bom posicionamento estratégico, acaba perdendo oportunidades reais de crescer e construir o diferencial competitivo que vai destacá-la entre os concorrentes.
Além do mais, a falta de posicionamento estratégico pode trazer perdas de oportunidades e prejudicar até mesmo os lucros que a corporação supostamente deveria ter. Trabalhá-lo é importante por diversas razões, como:
O diferencial competitivo também é importante porque a empresa passa a ter um objetivo de marca organizado e bem definido, além de aumentar as chances de ter a preferência dos consumidores.
Só que é importante dizer que os resultados não aparecem da noite para o dia, na verdade, é fundamental fazer uma análise do mercado em que o negócio atua e um planejamento para alcançar o patamar desejado.
É assim que uma empresa de portaria 24h será lembrada pelos clientes e fortalecerá sua marca como um todo. Existe a possibilidade de evoluir a construção de posicionamento, desde que ocorra uma avaliação completa do cenário.
Mais do que compreender a importância dessa prática, também é indispensável saber como colocá-la em prática.
Para criar o posicionamento estratégico do negócio e aproveitar todos os seus benefícios, é fundamental investir em algumas práticas. São elas:
Focar no consumidor deve ser uma prioridade para expandir o negócio e qualquer empresa que faça isso consegue alcançar o sucesso.
A organização precisa entender o cliente, as necessidades que possuem e o que faz com que se interesse pelos produtos e serviços.
Compreender esses pontos vai permitir que um fabricante de divisória de vidro canelado consiga construir um relacionamento sólido com as pessoas.
Não se deve apenas valorizar a venda, mas todos os momentos que antecedem esse acontecimento, além do pós-venda. A pré-venda é muito importante para convencer o cliente e o pós-venda é uma necessidade para fidelizá-lo.
Para muitos negócios, é difícil escolher um posicionamento porque o propósito geralmente é vender a marca como se ela fosse a melhor de todas ou então que tivesse o melhor preço, entre outras definições do tipo.
Mas é muito importante que a empresa escolha um posicionamento claro de acordo com aquilo que realmente consegue fazer e entregar para as pessoas.
O ideal é identificar aquilo em que a companhia consegue ser competitiva e se diferenciar entre seus concorrentes.
Agora, se o gestor perceber que muitas marcas já estão posicionadas de determinada maneira, o ideal é seguir outro caminho, a não ser que a organização realmente consiga ser melhor do que todas as outras empresas de seu segmento.
Se um fabricante de compressor odontológico 100 litros tiver como foco garantir a segurança e a continuidade do trabalho do dentista, vai focar suas ações em um único propósito e renunciar outras direções.
Essa escolha, bem como as renúncias, fazem parte da realidade de empresas de sucesso que conseguiram se consolidar no mercado em que atuam.
As pesquisas de mercado são ótimas para criar um posicionamento, principalmente no caso das pesquisas qualitativas. Elas são mais profundas e ajudam a compreender o consumidor.
De modo geral, as marcas mais famosas pesquisam com consumidores extremos, ou seja, o tipo de pessoa em que o propósito de vida é exatamente o discurso escolhido pela marca.
Por exemplo, uma empresa que vende materiais para oficinas mecânicas, pode voltar sua atenção para o segmento de oficina mecânica especializada em freios, em que os profissionais são extremamente ligados a essa parte do veículo.
A corporação deve focar em consumidores apaixonados pelo tipo de solução que oferece e pelo mercado em que atua. Livrarias e editoras costumam fazer isso por conta da paixão de leitores assíduos por seus produtos.
São indivíduos que têm como propósito de vida ler todos os dias ou o máximo que puderem, ou seja, não se trata de alguém que simplesmente gosta de comprar livros, mas alguém que é completamente apaixonado por eles.
Mas não é fácil encontrar esse tipo de consumidor, no entanto, quando são encontrados, oferecem respostas valiosas para as pesquisas de mercado.
No caso de um revendedor de açaí, vai ficar mais fácil entender quais são os pontos que tocam a vida do consumidor e o tipo de solução que ele realmente está procurando.
Clientes eventuais não são capazes de oferecer respostas desse nível, e as perguntas da pesquisa podem incluir questões sobre o sentimento que a solução provoca na pessoa e até mesmo questionar sua paixão pelo segmento.
São respostas que ajudam a ter ideias valiosas para o posicionamento estratégico e criar algo único para a audiência.
É muito importante integrar o posicionamento da marca e suas estratégias de comunicação, contando com o slogan, persona e identidade visual. É com base neles que a companhia cria o discurso para os públicos interno e externo.
Isso é importante porque tudo deve ser permeado pelo posicionamento e além de caprichar na elaboração de uma fachada em ACM, é indispensável criar uma plataforma de marketing consistente e se comunicar com todo o mercado.
Ao trabalhar o posicionamento de marca, a empresa consegue criar uma proposta de valor que dificilmente será copiada pelos concorrentes.
No início, o processo parece ser muito complexo, mas ao longo do tempo, fica mais fácil aplicá-lo. Pequenos negócios geralmente têm mais dificuldades, mas podem contar com a ajuda de um profissional para fazer esse trabalho.
Lembrando que todos os canais e estratégias usadas pela empresa devem fazer parte de seu posicionamento estratégico para entregar sempre a mesma proposta para o público.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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