Empreendedorismo

Como implementar uma estratégia de marketing de relacionamento efetiva

O marketing de relacionamento é uma estratégia que está cada vez mais ganhando espaço e se destacando no mercado, a medida que ele vai recebendo mais e mais relevância no ambiente de negócios atual, onde a relação com o cliente e a conquista de seu afeto vem se tornando um fator muito mais importante do que a compra impulsiva. 

Com o mundo digital e as novas possibilidades trazidas pela tecnologia, passamos a ter um mercado com uma concorrência muito maior e um consumidor com características completamente diferentes, que passou a prezar por facilidades e produtos personalizados, deixando de ligar para preço, por exemplo.

Sendo assim, para não ficar de fora das principais tendências do marketing, confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito do marketing de relacionamento, entendendo o que de fato ele é, qual a sua importância e os benefícios atrelados a sua prática, além de conferir como criar estratégias com o marketing de relacionamento. 

O que é o marketing de relacionamento?

Para quem nunca ouviu falar em marketing de relacionamento, ou não possui formação em um curso técnico de gestão financeira, é preciso saber que esse tipo de marketing nada mais é do que um tipo de estratégia que tem como objetivo principal conseguir criar uma relação com o cliente. 

Assim, é possível afirmar que o maior interesse das estratégias desse tipo de marketing não é vender ou divulgar a marca para a aquisição de clientes, mas sim se relacionar com eles com foco em conquistar e fidelizar, além de fazer com que se tornem defensores da marca. Portanto, implementar esse tipo de estratégia é buscar conquistar os seguintes pontos:

  • Construção e disseminação de marca;
  • Fidelização e criação de autoridade no mercado;
  • Contato com público em diferentes canais de Marketing Digital;
  • Comunicação próxima de cada pessoa com o Perfil de Cliente Ideal (ICP);
  • Automação de Marketing com seus contatos.

Além disso, mesmo que sua equipe não tenha formação em graduação em gestão de pessoas, é importante destacar que optar pelo marketing de relacionamento também significa buscar se tornar uma referência no mercado, principalmente pelas boas experiências oferecidas aos usuários.

Conquistar esse título implica em fazer com que a empresa consiga se relacionar com seus clientes e assim oferecer vantagens para seu público-alvo e prospects através de ações de comunicação bem estruturadas.

Quais os benefícios em estabelecer uma boa relação com o cliente?

Basicamente falando, não é possível crescer no mercado e construir uma marca relevante sem a criação de um relacionamento com seus clientes. Isso porque, sem a busca pela fidelização dessas pessoas, a sua empresa pode até vender bem, mas vai acabar tendo que se desdobrar para sempre atingir novas pessoas, por exemplo. 

Ou seja, quando você se preocupa em construir uma relação sólida com seus clientes, assim como se preocupa em contratar funcionários qualificados e formados em um curso online design de interiores, por exemplo, é possível contar que aqueles clientes vão voltar e divulgar sua marca a familiares e amigos. 

Além de garantir que aquele cliente voltará, ele ainda trará com ele mais pessoas fazendo aquele famoso ‘marketing de boca a boca’, considerado uma das melhores propagandas possíveis, já que aquele familiar e conhecido vai confiar na sua marca logo de cara, uma vez que foi uma pessoa da confiança dele que indicou sua empresa.

Como criar uma boa estratégia de relacionamento com o cliente em para sua marca?

Mesmo sem uma formação em um curso gestão de relacionamento com o cliente, é preciso saber que toda estratégia deve ser baseada em primeiro lugar, em sua persona. 

Isso significa que para encontrar as melhores plataformas e melhores ações é preciso conhecer o seu público-alvo. Portanto, quanto mais conhecimento tiver sobre ele, melhor será sua estratégia. 

Além disso, é necessário ter em mente que investir no marketing de relacionamento significa buscar se relacionar com seus clientes e não necessariamente fazer com que ele compre produtos A ou B. para esse objetivo, existem outros tipos de marketing que você pode aprender através do curso gestão de pessoas online, por exemplo. 

A principal ideia é que o cliente crie afeição pela empresa, o que vai fazer com que ela torne a comprar com essa empresa no futuro. Desse modo, o objetivo final é a criação de clientes fidelizados.
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Matheus Carvalho

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