Automação comercial nada mais é do que automatizar processos para que a rotina da empresa seja mais ágil, eficiente e capaz de melhorar os resultados.
Trata-se de uma estratégia de incremento que as organizações usam em vários setores, focando nas operações de vendas. Por meio de sistemas modernos, fica mais fácil ganhar eficiência e controlar as atividades.
A tecnologia trouxe muitas mudanças para as organizações, fazendo com que se tornem mais eficientes antes e melhorando as tomadas de decisão. Diversos setores podem contar com os recursos tecnológicos.
Por exemplo, a equipe de logística pode apoiar seu trabalho em sistemas que ajudam a controlar o estoque e com isso garantir que a empresa tenha insumos suficientes e consiga cumprir os prazos com os clientes.
O departamento de RH também pode contar com sistemas que facilitam várias tarefas do cotidiano, como folha de pagamento, dados cadastrais dos funcionários, entre outras atividades.
O próprio administrador do negócio pode usar recursos tecnológicos que vão embasar as tomadas de decisão por meio de dados coletados e assertivos. Vários outros setores se modernizam com a tecnologia, e o comercial também é um deles.
Pensando nisso, este artigo vai explicar o que é automação comercial, como funciona esse processo e qual é a importância de investir.
Automação comercial é um conjunto de ferramentas e métodos que ajudam a automatizar os processos da organização.
Os negócios do varejo e as equipes de vendas podem contar com esses recursos para alcançar bons resultados e impactos significativos nos lucros.
Por meio dessas ferramentas de automação, um fabricante de porta versatik 3 folhas garante mudanças e melhorias em suas ações operacionais e no planejamento estratégico, trazendo mais rapidez e eficiência.
A companhia como um todo sai ganhando, pois consegue melhorar a gestão de negócios, o relacionamento com os clientes e as tomadas de decisão.
Muitas companhias já perceberam a necessidade de modernizar a rotina empresarial e substituir boa parte das tarefas realizadas manualmente por processos informatizados.
Atividades que antes eram realizadas sem nenhum padrão começam a ser parametrizadas e administradas de maneira mais eficiente, usando para isso máquinas e softwares.
Os programas de automação comercial modernizam as tarefas, e entre os processos realizados por eles estão:
Ao automatizar essas tarefas, os vendedores terão mais tempo para trabalhar com questões estratégicas. Investir em sistemas de automação modernos ajuda a integrar diversas atividades e plataformas, o que melhora ainda mais a rotina.
É assim que uma loja de fantasia de índio infantil feminina consegue levantar várias informações que trazem insights valiosos.
Os sistemas de automação comercial não substituem o trabalho humano, na verdade, oferecem suporte para o trabalho das equipes com soluções tecnológicas que ajudam a padronizar e automatizar processos.
Pode ser implementada por meio de máquinas, dispositivos e softwares que substituem papéis e planilhas, consequentemente, reduz perda de tempo.
Existem diversos processos que podem ser automatizados, como cadastramento de funcionários, promoções, pedidos de clientes e folha de ponto.
Investir em automação comercial é investir em recursos tecnológicos que correspondem aos anseios de um mercado exigente e que requer agilidade e eficiência.
Ela ajuda a reduzir custos e aumenta as vendas, pilares muito importantes para que o negócio consiga se destacar entre os concorrentes.
A automação tem a capacidade de mudar o foco do negócio, alocando os colaboradores e setores em atividades estratégicas.
Independentemente do quão operacional a empresa se mostra, precisa de uma estratégia para que possa se desenvolver e crescer.
No caso do comércio, a automação está muito além de desocupar os colaboradores de tarefas repetitivas, pois é um investimento que tem um peso muito grande na demanda.
Um estudo realizado pela e Unit 4 mostrou que profissionais de escritório passam cerca de 69 dias por ano realizando tarefas administrativas, algo que prejudica a produtividade da organização.
Um fabricante de caderno personalizado infantil precisa estar atento também porque outro estudo realizado pela McKinsey mostrou que 60% das organizações podem reduzir cerca de 1/3 do tempo gasto em processos produtivos com automação.
Isso mostra o quanto a tecnologia é necessária para que o negócio possa se posicionar como competidor e ainda tenha potencial de crescimento.
Mas muitos gestores e empreendedores se perguntam sobre o que impulsiona a automação comercial. Existem vários fatores que respondem essa pergunta, mas o principal é a transformação digital.
Trata-se de um movimento que traz uma nova realidade para a organização, de modo que esteja sempre alinhada com soluções digitais e tecnológicas que proporcionam mudanças.
Todas as mudanças tecnológicas feitas por uma empresa coleta de resíduos infectantes hospitalares partem é dos próprios consumidores que se tornaram mais digitais, conectados e exigentes.
Isso mostra que a automação comercial é necessária tanto para negócios B2B quanto para negócios B2C. Para se ter uma ideia, a transformação digital pode aumentar entre 20 e 30% o nível de satisfação do cliente.
Também traz ganhos econômicos entre 20 e 50% maiores, de acordo com uma pesquisa realizada pela McKinsey.
É papel das empresas se adequar tecnologicamente e assumir um papel inovador, só que tudo isso é um processo. Existem organizações que têm mais condições do que outras e por isso saem na frente na hora de inovar.
Entretanto, qualquer tipo ou tamanho de negócio pode e deve investir em transformação digital e em automação comercial.
Existe uma busca constante por soluções tecnológicas e a corporação pode ter acesso a recursos acessíveis e compatíveis com suas necessidades e orçamento.
Para implantar a automação comercial e aproveitar todo o potencial dessa modernização, é necessário investir em algumas práticas importantes. São elas:
A primeira coisa é descobrir por que determinado serviço será útil para o negócio. Um estabelecimento de banho em gato pet shop pode fazer esse investimento para modernizar o local, lidar com um problema ou melhorar seus processos internos.
Supondo que a organização que iria resolver um problema que está atrapalhando o desempenho dos colaboradores, precisa identificar de que maneira a automação vai impactar positivamente.
É necessário definir esses aspectos porque a implementação do sistema de automação se torna mais significativo.
O planejamento é o segredo do sucesso para qualquer negócio, e na hora de implementar um sistema de automação, a situação é a mesma.
Mesmo que a intenção seja apenas disponibilizar um totem sinalizador na porta da loja, é necessário especificar fatores relevantes que trazem mais clareza para o planejamento, o motivo do problema identificado e possíveis soluções.
A companhia também deve determinar os resultados que quer atingir e se certificar em relação ao orçamento disponível para investir.
A partir do momento em que o problema foi identificado e o gestor termina o planejamento, chegou o momento de estudar as opções disponíveis.
Primeiro é importante pensar na questão que deseja resolver, por exemplo, é possível reduzir o tempo que a pessoa permanece no caixa e com isso determinar qual máquina ou software deve ser usado.
Outra coisa muito importante é analisar o que pode funcionar melhor, considerando o perfil e os hábitos de consumo dos clientes, além das ofertas que podem se encaixar melhor no orçamento disponível.
Uma clínica de bioestimuladores de colágeno injetável pode encontrar várias opções de fornecedores de sistemas de automação comercial para o negócio, por isso é importante pesquisar e estudar aquele que atende às necessidades.
A maior vantagem da pesquisa é poder comparar preços e fazer negociações vantajosas. Mas é muito importante lembrar que preço baixo nem sempre é sinônimo de vantagem, assim como o preço alto também não é sinônimo de qualidade.
Depois de escolher o fornecedor, tudo o que a empresa precisa fazer é instalar o sistema e fazer os testes de funcionamento nas máquinas.
Um fabricante de película para vidros 3m arquitetura comercial precisa treinar seus vendedores para que saibam usar a ferramenta e possam auxiliar o público. Mas tudo isso precisa ser feito antes que a automação seja colocada em prática.
A automação comercial é muito útil para as empresas e permite que elas acompanhem as demandas do mercado. Mas para que o investimento seja um sucesso, também é muito importante observar a reação dos consumidores.
O negócio deve trabalhar com relatórios de progresso e documentar de que maneira a automação comercial foi recebida pelos profissionais.
Ao longo do tempo, a organização vai despertar o senso de liberdade no consumidor, algo que consegue aumentar o diferencial do negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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