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Marketing digital: Como usar redes sociais, e-mail marketing e SEO para aumentar a visibilidade do seu negócio online

Para que um negócio tenha um certo destaque, é importante saber trabalhar com as melhores ferramentas disponíveis, sendo válido acompanhar os mais diferentes tipos de aplicações a serem encontradas, como é o caso do Marketing Digital.

Frente a isso, é importante se inteirar sobre todas as novidades que podem vir a ser encontradas junto a uma área, existindo diferentes aplicações para cada tipo de segmento de mercado, com o mesmo podendo ser dito em relação sobre os seus perfis de público.

É graças a essas diferentes estratégias que os mais diferentes tipos de negócio podem vir a se destacar, muitas vezes compartilhando entre si a adoção de certas práticas em comum, para fornecer o melhor tipo de experiência ao seu público de clientes.

Em relação a isso, podemos destacar a utilização de certas tecnologias, como um sistema erp, permitindo uma melhor integração entre todos as aplicações de uma companhia, ajudando a conquistar uma gestão otimizada o que é bom para a empresa e seu público.

Nesse sentido, o positivo é justamente a diversidade de estratégias e também de tecnologia que podem ser aplicadas a um negócio atualmente. Então, é importante analisar com atenção o cenário ao seu redor para garantir a melhor gestão possível ao seu negócio.

Esse tipo de atenção é essencial também para lidar melhor com algumas dificuldades que podem vir a surgir dentro do seu segmento, destacando-se assim a relação com a sua concorrência, entre outros pontos que podem vir a prejudicar a gestão de um projeto.

O positivo em relação à adoção dessas novas estratégias comerciais é o fato delas se apresentarem para os mais diferentes perfis de negócio, indo desde uma fábrica de produtos de limpeza até mesmo um pequeno empreendimento em seu bairro.

Isso tudo é possível graças a variação de táticas que o marketing é capaz de oferecer, buscando acompanhar também a pluralidade que se encontra no mercado como um todo, principalmente em relação ao estado atual desse cenário, buscando melhor se adaptar.

E ao olhar para o mercado atual, existe um cenário em particular que merece atenção, que é o ramo da internet. 

Então, um espaço capaz de trazer mudanças positivas para os mais diferentes empreendimentos, sendo válido ao marketing buscar se adaptar a esse novo contexto.

Os diferenciais do marketing digital

Esse tipo de marketing envolve a oferta de uma série de estratégias que podem ser adotadas por um negócio, levando em conta o cenário digital que se apresenta ao seu redor, buscando assim, trazer a melhor experiência possível ao seu público.

Tal adaptação se mostra necessária justamente por causa do comportamento da sua audiência de clientes, cada vez mais atenta ao que ocorre no meio digital. Então, esse é o espaço ao qual uma companhia deve se ocupar para conquistar uma melhor performance.

Essa relação mostra-se importante pela maneira em que uma empresa é responsável pela fabricação de cordão para crachá, por exemplo, pode ser hoje pesquisada através da internet, sendo esse o espaço em que tal companhia deve estar em busca de se destacar.

Adaptar-se a esse cenário é algo com que o marketing digital trabalha. Então, é importante saber como melhor usar as estratégias definidas nesse sentido, permitindo com que um negócio venha a se destacar nas redes, com isso expandindo-se para seu setor físico.

Ou seja, a partir do momento em que uma companhia passa a usar melhor das ferramentas digitais disponíveis ao seu redor, torna-se possível conquistar não só uma maior performance, como também um certo destaque frente ao universo digital à sua frente.

E para que seja possível conquistar a melhor performance dentro do universo virtual, levando em conta tanto as oportunidades como a atenção do público que um fabricante de chinelos pode vir a conquistar, é necessário estar atento a todas as métricas digitais.

Índices importantes do marketing digital

Da mesma forma em que a gestão de um negócio deve se inspirar em uma série de métricas que surgem de acordo com os seus resultados, o mesmo pode ser dito em relação ao cenário virtual, existindo índices que recebem destaquem nesse sentido, entre eles:

  • Custo de Aquisição do Cliente;
  • Taxa de Conversão;
  • Taxa de Rejeição;
  • Visualizações de página;
  • Custo por Clique;
  • Duração média da sessão;
  • Taxa de abertura de e-mail.

A partir dessas métricas, é possível compreender melhor o sucesso de um negócio dentro do universo digital, sendo válido saber como se adaptar a tal cenário, seja ao trabalhar junto de uma empresa de software ou com as ações de marketing digital.

O positivo em relação a isso é a alta quantidade de estratégias que se mostram disponíveis para uma empresa melhor se adaptar ao meio digital. Então, é válido acompanhar todas as ações que devem ser adotadas por um negócio para se destacar dentro dessa realidade.

Estratégias para otimizar o seu negócio online

Para que um certo destaque seja possível em relação à gestão digital de um negócio, é importante estar atento às práticas que se destacam por meio do marketing digital, o que inclui:

Redes sociais

Essas plataformas se destacam tanto pela sua variedade de estilos como também pela conexão que elas podem oferecer entre uma companhia e o seu público, permitindo com que os mais diferentes negócios venham a se destacar em tais canais.

Para tanto, é importante acompanhar o estilo específico de cada rede social, permitindo assim com que uma empresa de segurança do trabalho possa se destacar no Facebook, Instagram, LinkedIn ou qualquer que seja a plataforma de sua preferência.

E-mail marketing

Além da pluralidade das redes sociais, é válido investir também em canais mais diretos ao público, como é o caso de um serviço de e-mail, permitindo a uma marca trabalhar melhor a sua imagem, conectando-se de maneira forte com a sua audiência.

Persona de marketing

Para estabelecer um melhor contato com o seu público, seja nas redes sociais, através do e-mail ou qualquer outro tipo de canal, é importante estar atento ao perfil claro do seu público, desenvolvendo algo de específico frente à sua audiência de interesse.

Para ajudar com isso, destaca-se o que chamamos de criação de personas, ou seja, figuras inspiradas nas principais características do seu público, facilitando a criação de um anúncio ou qualquer outro tipo de ação a ser aplicada na internet.

SEO

Outro estratégia que pode ajudar o seu negócio a ficar em destaque frente ao seu público é o chamado SEO, uma prática que envolve a adoção de uma série de elementos que ajudem um conteúdo a se sobressair em relação aos mecanismos de busca.

Dessa forma, sempre que um usuário pesquisar, por exemplo, por um escritório de consultoria empresarial uma opção em particular pode se destacar nas primeiras posições do ranking. Tudo isso graças ao uso de palavras-chave e outras táticas de SEO.

Marketing de conteúdo

O marketing digital costuma ser bastante amplo, acompanhando todas as oportunidades que podem ser encontradas no meio digital, permitindo assim, uma associação com muitas outras estratégias de mercado, como é o caso do conteúdo.

A partir da produção de conteúdos diversos, como textos para um blog ou vídeos para um canal no Youtube, maiores tornam-se as chances de uma empresa se relacionar com tal companhia, criando uma conexão que posteriormente pode levar a uma conversão.

Essa prática também pode ser trabalhada ao lado de uma estratégia de destaque no meio virtual que é o inbound marketing, isso quer dizer, um de atração, tratando-se de uma ação na qual uma empresa consegue atrair o público de alguma forma.

Testes A / B

Ainda em relação com as estratégias acima, o marketing digital oferece algumas aplicações estratégicas, como é o caso dos testes A / B, tratando-se de uma variação de formatos de conteúdos ou anúncios, mantendo no ar a versão de maior performance.

Funil de vendas

Por último, destacamos a aplicação de um funil de vendas junto ao seu negócio na internet, permitindo identificar qual a posição em que se encontra um usuário em relação ao processo de conversão sobre os produtos ou serviços oferecidos por uma empresa.

Com a ajuda de um funil, é possível fornecer conteúdos e anúncios específicos para esse indivíduo, levando em conta se tal usuário está em processo de conhecer sobre como funciona o sistema ex tarifário ou já está em busca de adotar ele ao seu negócio.

Diante de tantas práticas possíveis, é importante estar atento ao que o marketing digital pode trazer de especial para o seu projeto, permitindo que ele alcance um maior destaque na internet, usando disso como uma ponte para um melhor desempenho de modo geral.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Makplan, em parceria com o site Hostlite, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Matheus Carvalho

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