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Contagem regressiva: o que fazer a um mês, a três semanas e no dia da Black Friday?

A Black Friday deste ano vai acontecer em um momento de transformações. Estamos diante de um contexto único, em que os avanços no campo da tecnologia encontram um consumidor muito mais experiente — e também mais confiante.

De um lado, temos a recuperação do poder de compra da população brasileira: em média, os consumidores esperam comprar produtos em seis categorias diferentes na data, e 24% pretende gastar mais de mil reais na sexta dos descontos.1 Do outro, a inteligência artificial do Google, que oferece soluções para escalar estratégias para um maior número de pessoas.

E para aproveitar essa oportunidade que a Black Friday apresenta, é preciso se preparar. Afinal, os consumidores já estão pesquisando e avaliando os produtos que mais lhes interessam. É importante observar, no entanto, que a jornada de compra é diferente para cada categoria.

Think with Google

Fonte: Pesquisa Black Friday, Brasil – Estudo encomendado pelo Google e realizado pela Offerwise Agosto de 2023. N=11380 categorias.CompartilharCompartilhar

Isso exige uma estratégia mais eficiente e diversificada. Neste artigo, apresentamos um guia que vai te ajudar a planejar com a antecedência de um mêstrês semanas e no dia da Black Friday. São dicas com as melhores práticas para usar as soluções da Google IA a seu favor para otimizar os esforços e investimentos nesta data tão importante.

Contagem regressiva: um mês

Com um mês de antecedência, é hora de traçar metas e fazer uma checklist para garantir que todas as ações necessárias serão tomadas e que seu negócio estará preparado para lidar com as surpresas e imprevistos que surgirão.

O ponto de partida é definir qual será a fonte da verdade (SSOT, sigla em inglês para Single Source of Truth) para mensurar o desempenho das campanhas durante a Black Friday. O Google Analytics 4 é uma ótima opção, mas você pode optar por um sistema próprio ou outras ferramentas de análise de dados. Isso é especialmente importante para fazer os ajustes necessários e atingir as metas estabelecidas. A atribuição baseada em dados (DDA) do Google Ads também ajuda nesse sentido, por isso mantenha-a ativada.

O próximo passo é definir e configurar as ações de conversão para otimizar os investimentos segundo os objetivos de marketing. Estabeleça a estratégia de lances para as campanhas entre ROAS Desejado ou CPA Desejado.

Aqui vai um lembrete importante: não é recomendado mudar sua estratégia de lances para a Black Friday após esse período. Por isso, planeje com cuidado. Ainda nesse campo, é necessário revisar com atenção as segmentações geográficas e de audiência. Sua equipe deve estar atenta diariamente à pontuação de otimização para garantir a mais alta saúde de conta possível.

É também a hora de reunir as equipes envolvidas para estabelecer o orçamento disponível para a estratégia da Black Friday, assim como possibilidades de flexibilização. É necessário reservar caixa extra e dar autonomia para que o time de performance possa tomar decisões rápidas de acordo com os resultados obtidos. Essa autonomia é essencial para aproveitar oportunidades de levar o faturamento para além do previsto.

Por fim, alinhe ofertas e ações promocionais com antecedência. Para que o melhor resultado seja obtido, é necessário que as anotações do Google Shopping sejam adicionadas ao Merchant Center o quanto antes, já que a aprovação demora 24h.

Contagem regressiva: três semanas

Com a maior parte do planejamento feito, esse período é essencial para refinar estratégias em busca dos melhores resultados. Um dos pontos principais para isso é flexibilizar seus lances de campanha. Isso ajuda a Google IA a entender que sua empresa está preparada para picos de sazonalidade. A dica é fazer uma flexibilização em torno de 20% para adiantar a captura do crescimento de demanda.

Esses passos são necessários para garantir a presença da sua marca na jornada de descoberta dos consumidores para a Black Friday.

Neste período, é normal trabalhar com promoções de aquecimento, então fica a dica de apostar em criativos eficientes para Campanhas de Pesquisa e PMax. Nossa recomendação é que não sejam feitas grandes alterações na conta duas semanas antes da Black Friday. Por isso, este é o momento de garantir que toda a estrutura esteja afiada.

Em termos de pessoal, promova uma sintonia entre as equipes de criação, marketing e comercial. É crucial para o sucesso na Black Friday garantir que a mensagem certa chegue ao melhor cliente. O seu time é uma orquestra, e você deve ser um bom maestro.

Contagem regressiva: a Black Friday chegou

No grande dia, acompanhe com atenção a rentabilidade em tempo real e a entrega de orçamento. A rentabilidade ajudará sua equipe a entender onde concentrar esforços para maximizar a receita, além de mostrar quais categorias de produtos e campanhas estão vendendo mais. Pode ser importante agendar checkpoints com as gerências dos times para avaliar oportunidades e redirecionar recursos de maneira ágil.

O acompanhamento de orçamentos, por sua vez, permitirá que as equipes entendam onde o investimento de marketing está sendo consumido e, assim, acelerar ou segurar a entrega de determinadas campanhas.

A comunicação entre os times pode ajudar a visualizar oportunidades que não estavam mapeadas anteriormente. Se, no dia da Black Friday, a categoria de eletroeletrônicos entregar mais resultados do que o esperado, por exemplo, o comercial pode criar condições especiais, e o marketing, acelerar os investimentos nesta categoria para capturar a demanda disponível na sazonalidade.

O acompanhamento do estoque também será fundamental para direcionar esforços, tanto em aceleração de entrega quanto desaceleração, caso o volume de determinados produtos esteja muito baixo por causa do sucesso de vendas.

Com esse guia e dicas, esperamos ajudar você a atingir resultados muito maiores. Neste ano, cada consumidor terá uma Black Friday e, com a ajuda das soluções do Google, sua marca estará em todas elas.

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