Categorias: Proseando

Afroempreendedorismo é potência: como e por que apoiar negócios de pessoas negras?

O Brasil é o sétimo país no mundo com o maior número de empreendedores.1 Em 2021, 78% dos empregos formais gerados no mercado brasileiro foram provenientes de pequenas empresas.2 Nesse mesmo ano, o número de pessoas à frente de um negócio com mais de três anos e meio voltou a crescer.3

Empreender no Brasil, no entanto, não é uma conversa apenas sobre business. Somente no segundo trimestre de 2022, o número de pessoas desempregadas chegou a 10,1 milhões no país.4 E segundo a PNAD Contínua, a desocupação entre pessoas pretas e pardas permanece acima da média nacional, com 11,3% e 10,9% respectivamente.5

Nesse contexto, ser empreendedor é uma forma de lidar com a falta de oportunidades no mercado para muita gente no país. Uma situação que fica ainda mais evidente quando falamos de pessoas negras.

Para entender as motivações e os desafios da população negra ao empreender, o Google realizou, em parceria com a Box 1824, o estudo “#CoisaDePreto: uma pesquisa sobre a real jornada dos afroempreendedores brasileiros”. A ideia é entender o que leva pessoas brancas e negras a esse universo, quais são as diferenças de oportunidade nessa jornada, e como empresas, em especial o ramo da tecnologia, podem contribuir para diminuir as desigualdades enfrentadas pelos mais de 14 milhões de afroempreendedores do país.6

A real jornada dos afroempreendedores

As motivações que levam pessoas negras a empreender são diferentes dos incentivos que fazem as pessoas brancas abrirem novos negócios. No geral, o que se observa são três causas principais para os afroempreendedores começarem suas jornadas: por sobrevivência, para ter mais autonomia e em busca de sucesso.

A pesquisa também identificou os desafios enfrentados em cada etapa dessa trajetória. Por exemplo, um dos principais obstáculos para que pessoas negras consigam escalar seus negócios continua sendo o acesso ao crédito. “Ainda existe um estereótipo quando se fala de empreendedores negros e de comunidade; mesmo que sejamos a maioria e movimentemos juntos trilhões de reais, somos sempre vistos única e exclusivamente como um fator social, como organizações sem fins lucrativos. Isso dificulta o acesso ao crédito”, explica Leandro Dias, Fundador do banco digital AkinTec e Doutor em Economia pelo Insper.

Para os afroempreendedores, o negócio não é só um símbolo de status ou de autonomia como para pessoas brancas, e sim uma fuga para a sobrevivência.

– Leandro Dias, Fundador do banco digital AkinTec e Doutor em Economia pelo Insper.

A partir das perspectivas trazida pelos entrevistados no estudo, foram identificados cinco muros a serem transpostos:

  1. Muro da decisão: enfrentar o dilema entre se arriscar para assumir mais dívidas ou não empreender.
  2. Muro do desconhecimento: tomar decisões de negócios sem amparo e com base na emoção.
  3. Muro da separação: especializar-se ainda mais no seu negócio.
  4. Muro da solidão: encarar sozinho os desafios de crescimento do negócio.
  5. Muro da prosperidade: conseguir investimento para escalar o negócios.

Assista à sessão abaixo para entender as motivações e os desafios na hora de negros e brancos empreenderem.

Agência Divulgar Meu Negócio

Agência de Marketing Digital e Desenvolvimento Web. Presta serviços especializados em Sites, Lojas Virtuais, Sistemas Online Personalizados, Anúncios Pagos, Gestão de Redes Sociais e Curadoria de Conteúdo.

Deixe um comentário

Posts Recentes

Como Preparar Seu E-commerce para o Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho no Brasil, é uma das datas…

4 dias atrás

Coloque os mapas de influência no centro da sua estratégia de marketing. Veja como

A jornada do cliente de hoje é marcada por um estado de atividade constante, acompanhando…

1 semana atrás

Inteligência Artificial: A Engrenagem Inteligente das Cidades do Futuro

As cidades, centros pulsantes de vida e inovação, estão passando por uma transformação silenciosa, mas…

3 semanas atrás

A jornada do consumidor mudou. Entenda como os comportamentos 4S podem transformar o seu marketing

O funil de marketing tradicional — usado por profissionais de marketing por décadas — não…

1 mês atrás

A Voz que Conecta: Por Que a Locução Humana Ainda Reina na Divulgação Empresarial

Em um mundo cada vez mais dominado pela inteligência artificial (IA), é tentador considerar essa…

2 meses atrás

Além de melhores anúncios, faça melhores negócios

Faz 14 anos que estou à frente do Google no Brasil e, ao longo deste…

2 meses atrás