Como está o seu planejamento para esse ano? 2023 nos ensinou que o futuro já é agora e que é necessário identificar as oportunidades que se colocam para aproveitar bem cada uma delas. Para te ajudar a ficar por dentro do que o mercado espera das marcas em 2024, elegemos 5 temas que não podem ficar de fora da sua estratégia. Espero que seja útil. Boa leitura!
O momento de apostar na inteligência artificial é agora. No marketing, a IA te ajuda a otimizar campanhas, alcançar o público certo, melhorar a gestão de dados, ser ágil, útil, criativo e inovador. Para 2024, garanta que as bases estejam no lugar certo e mude o mindset do seu negócio para prepará-lo para o sucesso. Nesse contexto, é importante tomar decisões mais assertivas e que priorizem a privacidade dos seus clientes. A IA exige que você conduza o processo para criar valor e acelerar o crescimento, por isso, não se esqueça de que a união entre tecnologia e expertise humana é o que realmente faz a diferença nos resultados.
Impulsividade nas compras? Não é bem esse o comportamento atual do cliente. A era do consumidor ultrarracional é uma realidade e, para que as marcas consigam alcança-los, é preciso estar presente nos momentos de tomada de decisão. Além disso, é importante levar em consideração que cada categoria tem uma jornada e que cada usuário tem a sua maneira de navegar pelas possibilidades. Portanto, as indústrias devem, acima de tudo, criar conexões relevantes, profundas e duradouras com seu público para acompanhar esse novo modelo de consumo. Como fazer isso? Por meio da construção de presença digital, oferecendo boas experiências de compra e tendo, sobretudo, uma operação mais ágil.
Se um dos desafios atuais das marcas é conseguir criar conexões relevantes com os consumidores, quando falamos da Geração Z, essa tarefa é ainda mais complexa. O YouTube é o serviço de vídeo nº 1 que os jovens adultos no Brasil dizem que sentiriam mais falta se não estivesse mais disponível. Além disso, de acordo com uma pesquisa da Offerwise, 66% dos entrevistados assistem ao YouTube na TV conectada com a família e os amigos em contextos sociais ou quando estão recebendo em casa. Ou seja, a plataforma promove momentos de interação social em uma época em que todo mundo está isolado em telas individuais — incluindo os jovens. Para acessar esse público, cultivar a criatividade é fundamental, e a inteligência artificial pode ser uma aliada, já que as soluções baseadas em IA dimensionam, com precisão, os conceitos criativos para mais formatos. Dessa forma, os profissionais de marketing têm mais tempo e atenção para inovar na estratégia e para moldar esses conceitos.
O próximo ano será um marco para o marketing digital: será o ano em que não utilizaremos mais cookies de terceiros. Por isso, as marcas precisam, desde já, oferecer maior controle e transparência sobre o compartilhamento de dados aos seus clientes. Um argumento favorável a essa prática é que o nível de satisfação aumenta quando os usuários podem gerenciar sua privacidade, além do benefício de receberem anúncios mais alinhados aos seus interesses. Nesse sentido, uma mensuração assertiva e responsável, que possa ajudar a direcionar os esforços se torna ainda mais necessária em toda a jornada de consumo, até mesmo em campanhas de branding. Afinal, se queremos criar conexões com os clientes, precisamos ter novas relações com eles, relações que não são compradas, mas construídas — e bons dados são fundamentais nesse processo.
Cada vez mais, empresas que possuem responsabilidade ambiental, social e econômica passam a ser mais amadas pelos consumidores. Ou seja, o investimento no compromisso ESG faz muita diferença na relevância da marca no mercado, seja para consumo ou para atração de talentos em processos seletivos. Aumentar a diversidade e inclusão nas empresas é, por exemplo, uma das pautas mais importantes hoje, desde ações como a criação de grupos de afinidade (ERGs) para o apoio institucional das minorias no ambiente de trabalho até programas que incentivem a progressão de carreiras negras. São inúmeras as possibilidades para que a sua empresa coloque em prática valores sociais, de sustentabilidade e governança que vão fazer diferença para os profissionais que ali trabalham e também na relação com os clientes.
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