Categorias: Proseando

A jornada do consumidor mudou. Entenda como os comportamentos 4S podem transformar o seu marketing

O funil de marketing tradicional — usado por profissionais de marketing por décadas — não conta mais a história completa. Os consumidores agora navegam em uma rede dinâmica de múltiplos pontos de contato, muitas vezes simultaneamente.

Uma nova pesquisa do Boston Consulting Group (BCG) revelou que os “comportamentos 4S” que definem a experiência do consumidor de hoje — streaming (assistir), scrolling (navegar), search (buscar) e shopping (comprar) — remodelaram fundamentalmente como as pessoas descobrem e se envolvem com as marcas. Entender cada comportamento e adaptar seu marketing será crucial para alcançar o público, se conectar com ele e, finalmente, impulsionar as vendas.

Então, o que exatamente são os comportamentos 4S e como eles podem moldar sua estratégia de marketing? Vamos aprofundar nisso.

Os comportamentos 4S: uma nova forma de compreender o processo de decisão do consumidor

1. Streaming: consumo de mídia contínuo

Streaming não se trata apenas de assistir a filmes ou ouvir música. É sobre consumo de conteúdo contínuo e personalizado em plataformas como YouTube, TV conectada e podcasts. Diferente da publicidade tradicional de mão única, as experiências de streaming são interativas e permitem que os consumidores se movam de forma fluida da descoberta à tomada de decisão.

Para se destacar, foque no sequenciamento de conteúdo, na personalização guiada por IA e na narrativa interativa, que transforma a visualização passiva em engajamento ativo.

2. Scrolling: descoberta em ação

A navegação é a forma moderna de ver vitrines. Seja nos feeds das redes sociais ou buscando inspiração, as pessoas estão consumindo conteúdo, muitas vezes sem uma intenção imediata de compra. Mas, em segundos, o anúncio certo, o posicionamento do produto ou a recomendação de um influenciador podem despertar o interesse e impulsionar a ação.

Para se destacar em um ambiente acelerado, capture a atenção com peças de criação otimizadas: visuais envolventes, um forte arco narrativo e personalização orientada por IA.

3. Search: a ascensão da exploração orientada pela intenção

O comportamento de busca evoluiu para além do ato de digitar uma consulta no Google. Hoje as pessoas buscam de diversas maneiras: usando ferramentas impulsionadas por IA, como o Gemini, para exploração conversacional; o Google Lens, para identificar instantaneamente algo que chama a atenção; a Visão Geral criada por IA para obter um resumo gerado por inteligência artificial com informações-chave e links para se aprofundar no assunto; ou a busca multimodal, que combina entradas de texto, imagem e voz. Muitos também recorrem ao YouTube para assistir a avaliações e ver produtos em cenários da vida real. À medida que esses hábitos de busca evoluem, os consumidores esperam cada vez mais respostas intuitivas e em tempo real, adaptadas às suas necessidades.

Para entregar essas respostas, otimize para diversos ecossistemas de busca e use soluções de publicidade baseadas em IA. Produtos prontos para uso, como correspondência ampla, lances inteligentes e recursos automáticos, podem ajudar a economizar seu tempo e impulsionar resultados.

4. Shopping: transações não-lineares e fluídas

Atualmente os consumidores esperam uma experiência de compra fácil e sem complicações, seja por meio de um post de social commerce, um anúncio em vídeo do YouTube ou pelo checkout no aplicativo. A jornada tradicional de aquisição se tornou confusa, enquanto as compras por impulso e a tomada de decisão que passa por múltiplos pontos de contato se tornaram a norma.

Solucione isso integrando a compra em todos os pontos de contato de marketing relevantes. Recomendações baseadas em inteligência artificial, ofertas personalizadas e CTAs estratégicos podem ajudar a aumentar conversões em qualquer estágio da jornada.

Colocando os comportamentos 4S em prática

A ascensão dos comportamentos 4S apresenta desafios e oportunidades. Por um lado, as jornadas do consumidor estão mais fragmentadas do que nunca, dificultando a previsão e a mensuração da influência. Por outro lado, esses comportamentos também podem criar oportunidades para engajar, influenciar e converter.

Navegar por este cenário em evolução requer uma estrutura mais flexível, que vá além do modelo rígido e linear do funil de marketing tradicional para abraçar a influência e a IA. Ao fazer isso, os profissionais de marketing podem alinhar melhor suas estratégias com as realidades da jornada do consumidor atual.

Maysa Santos

Deixe um comentário

Posts Recentes

A Voz que Conecta: Por Que a Locução Humana Ainda Reina na Divulgação Empresarial

Em um mundo cada vez mais dominado pela inteligência artificial (IA), é tentador considerar essa…

2 semanas atrás

Além de melhores anúncios, faça melhores negócios

Faz 14 anos que estou à frente do Google no Brasil e, ao longo deste…

3 semanas atrás

Mapeando a jornada do consumidor

Ficou mais difícil para os profissionais de marketing entenderem como um oceano de pontos de…

1 mês atrás

O Empoderamento Feminino no Mundo dos Negócios

Nos últimos anos, o mercado brasileiro tem presenciado uma verdadeira revolução protagonizada por mulheres que,…

2 meses atrás

Como funciona o algoritmo do Instagram

O Instagram, a rede social de fotos e vídeos mais popular do mundo, é um…

2 meses atrás

O que é o algoritmo do Google e como ele funciona?

O Google é o motor de buscas mais utilizado no mundo, respondendo a bilhões de…

2 meses atrás