Categorias: Proseando

Além de melhores anúncios, faça melhores negócios

Faz 14 anos que estou à frente do Google no Brasil e, ao longo deste tempo, diversos avanços tecnológicos aconteceram e sempre estivemos na vanguarda de diversas inovações, inclusive no desenvolvimento e adoção da inteligência artificial, que se tornou uma prioridade para nós em 2016. Nesse período, também vi se fortalecer o nosso principal pilar, que é: “Organizar as informações disponíveis no mundo e torná-las acessíveis e úteis para todas as pessoas.”.

Esse pilar é um desafio por si só, mas atualmente ele fica ainda mais complexo se considerarmos que estamos vivendo uma nova realidade no comportamento do consumidor: uma em que novos serviços de streaming, experiências variadas de compra, IA generativa e diversas outras mudanças desafiaram a ideia do funil tradicional. As pessoas estão previsivelmente imprevisíveis, o que significa que não dá para prever as jornadas individuais de forma manual.

A solução para controlar essa imprevisibilidade é a IA

A IA está acelerando o ritmo de diversas mudanças, mas ela também nos permite acompanhar essa nova realidade, usando as melhores ferramentas de campanha impulsionadas por inteligência artificial. A partir do estudo que fizemos com o Boston Consulting Group, entendemos que, hoje, os consumidores transitam de forma fluida e simultânea entre quatro comportamentos-chave que chamamos de “comportamentos 4S”: streaming (assistem), scrolling (navegam), searching (buscam) e shopping (compram). Isso significa que, mais do que nunca, é preciso estar presente para os consumidores em todos os momentos. Não há mais fronteiras entre um comportamento e outro.

Hoje, os consumidores transitam de forma fluida e simultânea no que chamamos de “comportamentos 4S”: streaming (assistem), scrolling (navegam), searching (buscam) e shopping (compram).

A boa notícia é que há solução para esse dilema: a Busca e o YouTube podem te ajudar a colocar sua marca diante dos consumidores nesses quatro momentos. De acordo com uma pesquisa da Ipsos, Google e YouTube, juntos, são considerados confiáveis por mais brasileiros em suas jornadas de compra do que as principais redes sociais. Quando somamos esse alcance e influência com a Google IA, você tem resultados de marketing e, principalmente, resultados de negócios.

Alcance e influência inigualáveis

O Google entende as pessoas. Compreende quando elas querem encontrar o produto ou serviço perfeito para aquilo que desejam, resultando em jornadas personalizadas e únicas. Trabalhamos com profissionais de marketing para transformar a maneira como as marcas conversam e se conectam com os clientes — e a Busca é parte intrínseca dessa conexão.

Por ser baseada na intencionalidade, a Busca tem a capacidade de capturar a vontade das pessoas e a forma que elas expressam sua intenção. Até mesmo quando a intenção vem em forma de imagem. O Google Lens permite isso e já é usado para mais de 20 bilhões de buscas visuais todos os meses no mundo. E uma em cada quatro buscas visuais tem intenção comercial.

No Brasil, os consumidores afirmam que seria mais difícil tomar decisões de compra sem o Google. E, quando as pessoas buscam por respostas complexas, o Visões Gerais criadas por IA (AI Overviews) traz uma experiência na Busca para qualquer tipo de interação ou pergunta feita pelos usuários, o que significa mais oportunidades para você se conectar com os consumidores por meio de tipos de perguntas totalmente novas. Hoje, o AI Overviews alcança mais de um bilhão de pessoas todos os meses nos cem países em que está disponível – e o volume de buscas comerciais aumentou nessas localidades.

Enquanto que o YouTube, segundo uma pesquisa da Euromonitor, é a plataforma preferida de mais de 91% dos brasileiros e faz parte da jornada de decisão de compras. Existe a intencionalidade do usuário de buscar proativamente pelo que quer assistir — em todos os formatos que a plataforma oferece. É lá que o brasileiro se conecta com as suas paixões e é onde 85% dos espectadores brasileiros são apresentados pelos seus criadores preferidos a marcas, produtos ou serviços novos.

Ou seja, Busca e YouTube são indispensáveis na jornada de compras. Uma estratégia que integra as duas plataformas oferece alcance e influência significativos nos quatro comportamentos-chave. Ao alavancar as ferramentas de criação, desempenho e insightspotencializadas pela Google IA, essa abordagem permite construir anúncios mais relevantes, que geram maior engajamento com os consumidores e, assim, o melhor ROI possível para sua empresa.

Maysa Santos

Deixe um comentário

Posts Recentes

A Voz que Conecta: Por Que a Locução Humana Ainda Reina na Divulgação Empresarial

Em um mundo cada vez mais dominado pela inteligência artificial (IA), é tentador considerar essa…

2 dias atrás

Mapeando a jornada do consumidor

Ficou mais difícil para os profissionais de marketing entenderem como um oceano de pontos de…

3 semanas atrás

O Empoderamento Feminino no Mundo dos Negócios

Nos últimos anos, o mercado brasileiro tem presenciado uma verdadeira revolução protagonizada por mulheres que,…

1 mês atrás

Como funciona o algoritmo do Instagram

O Instagram, a rede social de fotos e vídeos mais popular do mundo, é um…

2 meses atrás

O que é o algoritmo do Google e como ele funciona?

O Google é o motor de buscas mais utilizado no mundo, respondendo a bilhões de…

2 meses atrás

Como saber se um site é realmente seguro?

Em uma era digital onde a informação é vasta e as oportunidades online são inúmeras,…

2 meses atrás