Que a internet mudou completamente a forma como as pessoas convivem entre si, não é novidade, mas um potencial que ainda deve ser muito explorado no futuro são as redes sociais como uma ferramenta de vendas através do social selling.

As redes sociais se apresentam cada vez mais como uma ferramenta para empresas que buscam não só garantir mais alcance como criar um laço de interação mais intenso e duradouro com o seu público.

Independente do porte ou do nicho de atuação, as empresas podem colher benefícios sensíveis a partir do momento que se fazem presentes nas plataformas de redes sociais. As redes podem ser um canal de vendas, de relacionamento e de captação primária de leads.

Ao adotar o social selling, uma empresa de fotógrafos especializados em ensaio fotográfico infantil 3 anos pode apostar em diversas possibilidades de mídias sociais e de estratégias para obter os melhores resultados dentro desse universo.

Se o telefone, seja por chamadas ou por mensagens diretas parecem um meio cada vez mais obsoleto e até invasivo e ignorável, as redes sociais se apresentam como a melhor ferramenta para conectar a empresa e seus consumidores em potencial.

É a partir dela que os clientes têm um espaço de livre acesso e mútuo para a construção de um relacionamento com a marca. Na rede social também é possível construir e consolidar o branding da marca, gerando, assim, uma identificação quando bem orientada pela persona.

Quando atuavam no marketing tradicional, as empresas exibiam suas ações e tinham que esperar o resultado apenas na ponta do caixa, sem saber exatamente quanto do resultado final foi gerado por uma ou mais ações coordenadas.

Ao atuar dentro das redes sociais, todas as ações e o retorno delas ficam registradas junto a métricas que ajudam os gestores de marketing a criar um discurso mais alinhado e coordenado para maximizar o retorno dos investimentos futuros.

O que é o social selling?

O processo de participação de uma empresa de limpeza de pedra portuguesa, ou de qualquer outro nicho dentro das redes sociais, é muito observado por diversos especialistas que buscam otimizar os resultados que podem ser obtidos com o social selling.

O termo social selling pode ser traduzido como venda social e se dá a partir do momento que uma empresa se posiciona nas redes sociais para encontrar, abordar e interagir com novos clientes do local.

Boa parte do sucesso de uma estratégia de venda social pode ser observada a partir do engajamento nessas plataformas, se as postagens de uma empresa de brindes corporativos diferenciados recebem curtidas e comentários, ela está certa.

Ao chegar até o seu público e estimular a sua participação, a marca consegue influenciar e educar esse consumidor para no fim tomar uma decisão de compra. Esse caráter faz com que o social selling possa ser entendido através de dois pilares desse conceito.

Uma das duas bases fundadoras da venda por redes sociais, é a criação de conteúdo de qualidade, esse vai ser o responsável por dar um maior número de acessos ao perfil da empresa e manter o consumidor em um relacionamento ativo com a marca.

A ideia é oferecer uma proposta de valor para o consumidor não só como um chamariz para atrair sua atenção e apresentar o seu produto, mas como um algo a mais que a marca pode entregar para quem a acompanha pela rede social e como uma peça representante.

Mesmo que o fim das vendas cara a cara possa fazer tudo parecer mais mecânico, quem trabalha com marketing deve sempre ter em mente que se está falando sobre pessoas, por isso é preciso conhecer o seu público para assim oferecer o máximo de personalização.

Como atuar com social selling?

A partir do momento que se entende o que é o social selling, é importante descrever como a venda social pode representar uma forma mais moderna, criativa, eficiente e disruptiva de vender, alguns especialistas em venda de sala planejada moderna chamam de venda 2.0.

A mudança vai muito além do meio utilizado para chegar até o cliente, com a mudança de ares, as novas plataformas criam novos processos, tendências e pontos a serem explorados, o que demanda muita atenção e senso de inovação.

Os meios de venda anteriores ganharam o apelido de cold, termo em inglês que significa gelado, isso se deu porque para atender um grande grupo de consumidores em potencial, as empresas investiram em mensagens formatadas e automatizadas ou mensagens frias.

Tanto no mercado entre empresas quanto para o consumidor final, essa proposta foi aos poucos perdendo eficiência e espaço até o cenário atual em que as redes sociais dominaram o mercado e os telefonemas e mensagens caem em desuso.

A escolha de serviço de lavagem de carpete se dá pela análise de conjuntura do mercado, onde as pessoas dedicam cada vez mais tempo e atenção às mídias sociais e assim mais acessíveis para receber um discurso persuasivo de qualquer natureza.

Para atuar dentro da rede social dos usuários, é preciso que a sua empresa vá além apenas da oferta do seu produto e serviço. O perfil da marca deve ter a sua personalidade e oferecer uma experiência positiva para quem se conecta querendo ou não consumir.

As redes sociais têm um grande potencial de segmentação, seja com tags ou com a própria criação do conteúdo é possível criar peças que cheguem diretamente ao seu público-alvo, por isso é essencial que a empresa conheça quem é o seu público-alvo.

Os benefícios do social selling

Vender na internet se tornou o meio de trabalho de muitas pessoas, nesse contexto as redes sociais se tornaram mais que grandes ferramentas de marketing, sendo também uma aliada do pequeno empreendedor que vende colete para futebol personalizado.

Portanto, entre os principais benefícios que uma empresa pode colher ao adotar o social selling estão:

  1. Ciclos de venda mais curtos que o tradicional;
  2. Maior entendimento do seu público;
  3. Acesso a métricas de desempenho;
  4. Favorecimento de estratégias de retargeting e remarketing.

Mais do que estabelecer uma presença dentro das redes sociais, o social selling é um planejamento capaz de permitir que a empresa e o seu consumidor em potencial interajam de forma mais humana e direta, com menos discurso de venda e mais imersão de consumo.

Uma empresa especializada na instalação de rede gato janela pode, antes oferecer o seu trabalho para um usuário que chegou até o seu perfil, mostrar de forma indireta os benefícios do seu serviço e a transformação que esse trabalho pode gerar para sua casa.

A empresa passa a participar do dia a dia dos seus consumidores e, assim, estabelecer uma relação de confiança por que passa a ser reconhecida como uma especialista na sua área de atuação, o que por consequência valoriza seu produto ou serviço.

Com essa proximidade, a estratégia de marketing precisa lidar com muito menos objeções, seu perfil passa a promover o desejo na sua audiência que vai consumir o conteúdo durante todo o período de maturação da sua decisão de compra e seu avanço no funil de vendas.

Quando a empresa está convivendo dentro da rede social com o seu público consumidor, é essencial que ela se faça presente criando, mas também observado, a partir desse conhecimento a empresa pode chegar a uma definição de persona muito mais completa.

Considerações finais

Um dos principais desafios das empresas de corrimão de madeira e vidro que iniciam um planejamento e uma estratégia de marketing digital, é iniciar um relacionamento com um novo consumidor em potencial sem causar uma sensação de desconfiança.

Para isso, a melhor estratégia é servir esse cliente com uma boa proposta de valor desde a primeira interação, seja oferecendo um conteúdo relevante ou alguma utilidade prática. Nesse sentido, várias estratégias podem ser usadas.

O consumidor não costuma consumir apenas racionalmente, tanto o discurso de vendas quanto o atendimento devem acompanhar um bom produto para que as empresas sejam vistas da melhor forma possível e assim geram um número maior de vendas.

Uma boa interação inicial e uma entrega de valor logo como partida pode fazer com que a empresa consiga chegar até o seu consumidor de forma mais eficiente e assim fazer com que o seu receio seja diluído, facilitando a conversão e valorizando todo o investimento.

Uma das chaves para vender mais é criar estratégias para quebrar objeções, ou seja, driblar questões que poderiam limitar ou até proibir a chance de vendas.

Para isso, é essencial conhecer o seu público ao ponto de reconhecer as suas dores e vontades como um todo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *