Pelo terceiro ano consecutivo, o Google apresenta a pesquisa “Os Influenciadores – Quem Brilha na Tela dos Brasileiros” e reafirma a força dos YouTubers do nosso país entre as celebridades de vídeo. E se você acha que esse poder se limita a um público mais novo, se engana. Este ano, trabalhamos com o universo de 14 a 34 anos e os resultados demonstram que o consumo de conteúdo no YouTube vai muito além dos jovens.
Uma outra novidade é que, pela primeira vez, um criador da plataforma ocupa a primeira posição do ranking; o piauiense Whindersson Nunes, que hoje possui o canal com o maior número de inscritos do país, com quase 23 milhões de seguidores.
Das 10 personalidades do ranking, quatro são criadores de conteúdo do YouTube: Flavia Calina, Julio Cocielo, Felipe Castanhari e Felipe Neto. Também estão na lista nomes conhecidos do mundo da TV, como Rodrigo Faro, Lázaro Ramos, Taís Araújo, Juliana Paes e Paola Oliveira.
– Ah, mas não é todo ano a mesma coisa? Nem de longe. A preferência do público é dinâmica e o ranking de 2017 traz seis novos nomes, sendo três YouTubers e três artistas da TV. (Para relembrar o ranking do ano passado, clique aqui.)
E não são apenas as personalidades que variam de ano para ano, os temas também. A presença da YouTuber Flavia Calina na lista revela que um assunto ficou mais relevante para o público: a maternidade.
Mas o que torna essas pessoas tão interessantes para o público? A “fórmula de sucesso” dos YouTubers traz um misto de admiração e proximidade que, juntas, geram uma relação de identidade com o público.
Geralmente, esses criadores de conteúdo são vistos como corajosos, caras de pau e sem medo de críticas e haters. Também são reconhecidos como inteligentes, engraçados, carismáticos ou polêmicos. Características como originalidade, senso de humor, autenticidade e inteligência são as que mais contribuem para a construção de influência e representam 51% do “peso” do prestígio de uma celebridade.
Os YouTubers também são admirados pelo diálogo direto e constante que têm com sua audiência. Eles postam periodicamente vídeos que mostram sua vida, casa, rotina – não é somente o lado “maquiado” da vida. Além disso, contam como ganham fama e dinheiro com seus vídeos, estimulando a audiência a querer ser como eles.
Com criadores superautênticos, conteúdos relevantes para os mais diversos interesses e um público apaixonado e engajado, o YouTube se confirma como a plataforma ideal para as marcas construírem sua audiência e alavancarem seus resultados.
Por Maria Helena Marinho, Marketing Insights Manager – SP
Deixe um comentário