As principais tendências do YouTube em 2020

Quando iríamos imaginar que um dos hits do ano seria fazer pão? Isso mesmo: pão de fermentação natural. Essa foi uma das habilidades aprendidas por muitos brasileiros neste ano. Não à toa, a prática ganhou milhares de receitas e tutoriais no YouTube em 2020. Além de espaço onde aprendemos muitas coisas, no ano marcado pelo isolamento social, a plataforma se tornou também um lugar de encontro: no Brasil, foram mais de 105 milhões de adultos conectados transmitindo conteúdo e trocando vivências entre si — todos os meses1.

Games, esportes e muito "faça você mesmo": as principais tendências do YouTube em 2020

Cada visualização e curtida no YouTube se relacionou com uma das inúmeras tendências surgidas na plataforma: passeios virtuaissalão de beleza em casa, dicas sobre minimalismo ou home office, alto consumo de e-Sports e até conteúdos curiosos sobre como fazer e soltar pipa.

E o que as rápidas transformações que vimos surgir no YouTube nos revelam? Veja números, insights e, claro, vídeos das principais tendências do YouTube em 2020:

#FiqueEmCasaComigo

Durante o distanciamento social, houve um crescimento na busca por vídeos com o termo “comigo” no título. E o que parecia apenas uma curiosidade se tornou um verdadeiro movimento.

Yoga Matinal | 12 Min - Pri Leite

O resultado foi a criação do hub #FiqueEmCasaComigo, com vídeos feitos a partir dos conteúdos mais diversos. O termo “estude comigo”, por exemplo, ajudou a promover o companheirismo entre estudantes mesmo durante o período em que as escolas estavam fechadas. E muita gente procurou se mexer e suar na sala de casa: tanto que a procura por “treine em casa comigo” aumentou exponencialmente.

Games, esportes e muito "faça você mesmo": as principais tendências do YouTube em 2020

Faça você mesmo

Com mais tempo em casa, as pessoas também passaram a desenvolver novas habilidades, como a produção caseira de pão que dominou a vida de muitos brasileiros. E o YouTube teve um papel importante nesse cenário: lá, as pessoas descobriram como fazer em casa um café digno de cafeteria, a exemplo da febre em torno do café Dalgona. Os números nos mostraram que vídeos relacionados a receitas tiveram um crescimento exponencial ao redor do mundo, com uma média 45% maior de visualizações, se comparado com os views de março de 20192. Já as receitas com o termo “fácil” no título foram vistas mais de 1 bilhão de vezes3.

Indo além da cozinha, muita gente aprendeu como customizar roupas com a técnica tie-dye, e mais gente ainda viu como fazer sua própria máscara facial caseira com ajuda da plataforma — foram mais de 230 milhões de views no Brasil, desde março4. O cuidado com as plantas virou passatempo de muita gente, e os conteúdos com “horta”, “cultivo”, ou variações do termo “planta” no título já foram vistos mais de 16 milhões de vezes na plataforma5.

Games, esportes e muito "faça você mesmo": as principais tendências do YouTube em 2020

A era dos games online

Entre os conteúdos mais acessados da plataforma em 2020, não podiam faltar os games. Os Criadores que jogam online e dão dicas de games, como o NOBRU e a LOUD, viram seus acessos crescerem ainda mais. Somando suas audiências, os dois conversam com mais de 20 milhões de brasileiros.

O interesse pelos jogos também cresceu. Os vídeos do game Fall Guys tiveram mais de 1 bilhão de views no mês de seu lançamento. E uma das maiores surpresas do ano foi o fandom em torno do multiplayer Among Us. Com tema espacial, o game faz com que os players joguem como uma tripulação de astronautas que deve completar tarefas enquanto tentam descobrir quem, entre eles, é um impostor.

Em setembro, a procura por vídeos sobre Among Us bateu a incrível marca de 4 bilhões de views. Estados Unidos, México, Coreia do Sul, Indonésia, Argentina e Brasil somaram mais de 40% de toda a visualização relacionada ao game.

Games, esportes e muito "faça você mesmo": as principais tendências do YouTube em 2020

Futebol de ontem e de hoje na telinha

Milhares de pessoas juntas para uma partida de futebol em um estádio ainda é algo impensável. Mas a reunião de torcedores e fãs de esportes em 2020 aconteceu em frente ao YouTube. Seja para ver reprises de momentos históricos, seja para acompanhar partidas ao vivo, a plataforma ajudou fãs a manterem-se conectados com seus ídolos.

Não à toa, o tempo de exibição global de vídeos de esportes — excluindo conteúdo ao vivo — do YouTube conectado à TV aumentou em mais de 65% em julho de 2020 na comparação com o mesmo mês do ano anterior6.

FluTV - FLA-FLU AO VIVO - FINAL DA TAÇA RIO

Na ala de números exponenciais sobre esportes registrados na plataforma, o clássico FLA x FLU teve mais de 16 milhões de views na final da taça Rio, garantindo a presença do jogo no Top Trending Videos de 2020.

Quem nós vimos muito por aqui?

Do outro lado da tela, os Criadores tiveram, como nunca, o papel de ajudar suas audiências: professores, cientistas, humoristas e muitos outros produtores de conteúdo nos mantiveram entretidos e atualizados. O Doutor em Microbiologia Atila Iamarino, por exemplo, se tornou um desses multiplicadores de conhecimento ao falar de forma clara sobre a COVID-19 e as formas de nos mantermos mais seguros em meio à pandemia.

Como se proteger da COVID-19

Espaço feito por pessoas e para pessoas, no YouTube as mais diversas vozes têm lugar. No canal Avós da Razão, por exemplo, Gilda, Sônia e Helena, 3 mulheres sêniores, respondem às questões dos internautas, estabelecendo um diálogo intergeracional. Na esteira da troca de conhecimento, o Você Sabia? também apareceu como um dos Top Criadores de 2020 no Brasil, ao desvendar fatos curiosos do dia a dia.

avos105-quarentena- nunca me apaixonei!

Rir foi fundamental para poder encarar 2020. E o Porta dos Fundos nos ajudou a ter algum alívio com conteúdos engraçados, como os vídeos em que satirizam o trabalho no home office e pequenas coisas do nosso cotidiano vistas, agora, sob um novo ângulo.

TRABALHANDO EM CASA #1 - TRAVOU AQUI

Como estivemos perto dos artistas que amamos

Como não pudemos ir ao estádio ver os jogos, também estivemos longe de shows e outros espetáculos. Nem por isso a agenda cultural deixou de ser movimentada: artistas engajaram sua audiência com produções feitas, muitas vezes, diretamente da sala de suas casas durante a quarentena. Seja em lives, clipes ou conversas, os artistas se mantiveram próximos de seu público por meio do YouTube.

Games, esportes e muito "faça você mesmo": as principais tendências do YouTube em 2020
Games, esportes e muito "faça você mesmo": as principais tendências do YouTube em 2020
Games, esportes e muito "faça você mesmo": as principais tendências do YouTube em 2020
Games, esportes e muito "faça você mesmo": as principais tendências do YouTube em 2020

Entre tantas tendências e momentos, nosso ranking final de 10 vídeos mais assistidos e 10 maiores Criadores de 2020 ficou assim:

Os top 10 vídeos mais vistos do YouTube em 2020

  • FluTV – FLA-FLU AO VIVO – FINAL DA TAÇA RIO
  • Flamengo x Boavista Ao Vivo – Taça Rio
  • Dinheiro traz felicidade?
  • Felipe Neto Minecraft #1
  • Thiago Ventura I Especial Só Agradece l Legendado [4K]
  • O dia em que nós ficamos de quarentena
  • O Enigma – Completo
  • Copa América 2020 | FREE FIRE
  • Truques divertidos e geniais com alimentos || Dicas sobre alimentos por 123 GO!
  • Quem ganhou?! Ele tirou X1 com todos na mansão Loud!!

BR Top creators 2020

  • NOBRU
  • Você Sabia?
  • LOUD
  • Felipe Neto
  • Renato Garcia
  • COMÉDIA SELVAGEM
  • whinderssonnunes
  • CEROL
  • O Que Não Dizer Oficial
  • Free Fire – Brasil

Nos vemos por aqui — também em 2021

Outra tendência registrada neste ano foi o número crescente de pessoas que se voltaram às telas maiores para ver o YouTube

Games, esportes e muito "faça você mesmo": as principais tendências do YouTube em 2020

Plataforma que oferece informação, ajuda, entretenimento: no YouTube, as pessoas procuraram — e procuram — conexões com conversas autênticas. Os criadores se tornaram multiplicadores desses diálogos e as marcas encontraram a possibilidade de fazer a diferença com suas estratégias. Nesse ecossistema movido por identificação e paixão, muitas potências são reunidas em um único lugar. Foi assim em 2020 e será assim também em 2021. Até lá.

Por: Bruno Telloli Montagner, YouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.