10 dicas para quem quer começar a vender online

Estudando trazer seu negócio para o digital? Descubra como vender mais com ajuda da internet!

Empreender se tornou uma opção atrativa para muitos brasileiros nos últimos anos. Isso, tanto pelo desejo de criar um negócio próprio e atingir a liberdade financeira ou, até mesmo, pela necessidade de encontrar uma nova fonte de renda. Com as facilidades do mundo digital, vender online ficou mais acessível para muitas pessoas. Afinal, com as ferramentas certas, é possível criar uma loja para comercializar produtos em apenas alguns passos.

Mas isso não quer dizer que para ter sucesso com as vendas na internet basta simplesmente expor seus produtos ou serviços em um site ou nas redes sociais. Independentemente do seu nicho de mercado, é preciso investir em estratégias e planejamento para garantir que os esforços serão traduzidos em faturamento e lucratividade. 

Dicas para começar a vender on-line

Para te ajudar a dar os primeiros passos vendendo pela internet, destacamos algumas práticas que vão te auxiliar a começar com o pé direito. Confira:

1. Crie um plano de vendas

Em suma, o plano de vendas é a documentação das estratégias a serem adotadas no seu negócio para aquisição de novos clientes. Para criá-lo, é preciso estudar o mercado, perfil do cliente, canais de marketing, abordagem de vendas, entre outros fatores. É preciso revisar esse material periodicamente e analisar melhorias e adequações. 

2. Defina seus canais de venda

Com o plano estruturado, o próximo passo é definir os canais de vendas. Eles nada mais são que os meios pelos quais você irá ofertar seus produtos e serviços. Nesse sentido, você pode optar por apenas abrir sua própria loja on-line ou também inserir seus produtos em marketplaces, vender pelo Instagram, pelo WhatsApp. Principalmente quem está começando deve investir em mais de um canal para aumentar suas chances e atrair mais clientes. 

3. Escolha uma boa plataforma de e-commerce

Essa é uma das escolhas mais importantes para qualquer negócio on-line. Uma plataforma de comércio eletrônico deve fornecer todos os recursos de que você precisa para iniciar, evoluir e gerenciar seu negócio. Vale muita pesquisa para encontrar a que melhor se adapta a você e à sua empresa. Na hora de fazer sua escolha, lembre-se de levar em conta critérios como: 

  •  Facilidade no cadastro de produtos;
  •  Gerenciamento de estoque;
  •  Usabilidade do site;
  •  Velocidade e estabilidade de plataforma;
  •  Integrações disponíveis.

4. Escolha um bom parceiro de pagamentos

Outro ponto essencial para o sucesso nas vendas é contar com um bom parceiro de pagamentos. Não dificulte a vida dos seus clientes inserindo muitas etapas na finalização da compra, facilite o checkout e ofereça os melhores e mais variados métodos de pagamento. Com soluções eficientes, você garante que os clientes sintam confiança e tenham praticidade ao comprar no seu site, melhorando as suas taxas de conversão. 

Além disso, ao escolher um bom parceiro para pagamentos online, é importante considerar a segurança das transações para evitar prejuízos e ficar atento às taxas de aprovação, garantindo assim a melhor experiência para seu cliente e transações mais seguras contra fraudadores, sem comprometer sua taxa de aprovação de pagamentos.

5. Pense no atendimento ao consumidor

Com certeza, um atendimento on-line ágil e que resolva os problemas sem criar burocracia é um dos pontos mais importantes para o consumidor. Ao pensar nas vendas digitais, leve em conta os canais de contato com a marca. Seja por e-mail, telefone, WhatsApp, site ou redes sociais, os clientes devem ser atendidos com agilidade e presteza. 

6. Organize sua logística

Outra parte fundamental no sucesso das vendas on-line é a logística. É preciso pensar nos parceiros de entrega, como Correios e transportadoras, oferecendo opções atrativas para atender os clientes que chegam ao seu e-commerce. 

Buscar por valores em conta e prazos de entrega satisfatórios é benéfico não só para o seu negócio, mas também para o consumidor. Afinal, fretes altos ou com prazos muito longos podem causar desistência. Por isso, tente equilibrar os dois fatores e oferecer a melhor opção.

7. Crie uma marca

Uma ótima maneira de diferenciar sua loja on-line dos outros milhares de concorrentes na internet é criando uma marca profissional e reconhecível. Ao criar uma marca, certifique-se de que ela atenda aos seguintes critérios:

  •  Ser simples, memorável e profissional;
  •  Ser original (verifique se o nome de domínio está disponível);
  •  Estar alinhada com sua empresa, seus valores e estética.

8. Otimize sempre a experiência de compra

Na internet, a experiência do cliente começa antes da compra e vai até o pós-venda. Por isso, o empreendedor deve ficar atento a todas as etapas da jornada do consumidor. Além de ter um site constantemente testado e com ótima usabilidade, invista em um atendimento humanizado e faça pesquisas com seus clientes. Assim, você consegue identificar aquilo que já funciona bem, mas também pontos de melhoria para atingir resultados cada vez mais satisfatórios. 

9. Invista sempre em segurança

A segurança é um dos aspectos mais importantes para qualquer e-commerce. Como seu site vai lidar com as informações financeiras do cliente, é preciso garantir a segurança. Por isso, tome todas as precauções certas para proteger os dados dos seus consumidores e não colocar sua credibilidade em risco. Contar com um bom sistema antifraude é essencial nesse sentido.

10. Considere os desejos e necessidades dos consumidores

O empreendedor deve pensar constantemente sobre os desejos e necessidades de seus clientes e avaliar o que pode fazer ainda mais sucesso. Isso, seja do ponto de vista dos produtos oferecidos, canais de contato, formas de pagamento mais atraentes. Pense em maneiras de melhorar seu atendimento e inovar para atender às necessidades de seus compradores e fidelizá-los.

Fonte: Prestashop

Marcações:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *