Vantagens de ter um Chat no seu Site ou Loja Virtual

Sabe aquela sensação ruim que você sente quando entra numa loja física, fica interessado em um produto, surge dúvida sobre algum recurso, porém não tem ninguém pra tirar sua dúvida? Ou até tem um vendedor por perto, mas você fica com vergonha de chamá-lo porque se sentirá pressionado a comprar se perguntar algo? Pois é essa a sensação que você causa no potencial cliente que está a poucos passos de comprar um produto na sua loja ou contratar um serviço pelo seu site, porém precisa de mais informações em tempo real.

É aí que você consegue entender rapidamente o principal motivador pra ter um chat ao vivo no seu site ou loja virtual: o cliente precisa de um vendedor! Mesmo que ele não vá precisar, é importante pra ele ter a segurança de existe alguém disponível para ajudá-lo não somente a comprar, mas também para suporte caso aconteça algo depois do pedido feito.

O botão do WhatsApp tem feito sucesso e alavancado vendas, porém muitas pessoas tem rejeição a ele porque não querem fornecer o número do celular e ficar recebendo propagandas ou ligações. Esse problema já é contornado com um chat, onde ele consegue iniciar a conversa com um vendedor e só vai fornecer os dados que ele quiser.

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Quais os Benefícios de Usar um Chat no seu Site?

  1. Aumento de conversões e vendas: tirando dúvidas e guiando o cliente pelo processo de compra, você vai converter mais usuários. Imagina aquele cliente que não conseguiu colocar um código de cupom? Se ele tem ajuda via chat ali na hora para inserir o cupom, ele não desiste da compra e vai finalizá-la.
  2. Menor taxa de desistência: pense naquele cliente que parou na tela de checkout e demorou muito tempo lá. Provavelmente está em outra janela (até mesmo no site do concorrente), mas quando um vendedor iniciar a conversa pelo chat, isso vai voltar a atenção dele para a conclusão da compra. E ao saber que alguém está dando atenção a ele no site, ele será muito mais receptivo a fechar o negócio.
  3. Confiança e Satisfação do cliente: o simples fato de saber que alguém está disponível pra te ajudar naquele site já traz mais confiança para o cliente, fazendo com ele enxergue seu negócio com mais credibilidade. Não é simplesmente uma vitrine e sim um canal de interação que faz toda diferença também na fase de consideração de compra.
  4. Redução de custos: um chat online é fácil de instalar e simples de usar, não precisando de custos com treinamento. Além disso, o custos de planos de chat são bem menores do que os de call center ou de redes sociais, pois um colaborador atende várias pessoas ao mesmo tempo, sendo que tudo fica organizado em conversas separadas e pode ser integrado com CRMs, ERPs e sistemas de marketing.
  5. Aprendizado com Estatísticas: analisando os relatórios e dados analíticos das conversas, é possível aprender melhor quem é o seu público e o que ele precisa. Isso vai permitir inclusive que você melhore seu site com base nessas análises, tornando o processo de compra ou contratação mais simples e eficiente. Além disso, o cliente pode avaliar o atendente a cada conversa, criando uma métrica para cada colaborador.
  6. Vantagem Competitiva: o chat é mais um diferencial que pode te igualar ao concorrente e também te destacar perante aqueles que não possuem esse recurso.

Nossa Indicação: JivoChat

Considerando todos esses motivos e tendo como base outros chats que já utilizamos aqui e também em sites de clientes, o JivoChat está atendendo as nossas expectativas. Veja as vantagens que consideramos para essa escolha:

  • Tem um plano gratuito para até 5 operadores.
  • Todo o sistema e também o suporte 24 é em português (muito importante).
  • Pode ser instalado no computador, no celular e também usado em qualquer navegador sem instalação.
  • Permite configurar uma chamada de conversa automática
  • Você escolhe quando pedir dados do cliente como e-mail e telefone
  • CRM integrado (bem simples, mas é ótima opção pra quem está começando).
  • Chat interno para todos os funcionários.

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