Você já parou para pensar sobre o que é tendência de mercado? De acordo com Philip Kotler, tendência de mercado ou sequência que direciona as empresas e gera impulso.

As tendências aparecem toda vez que é necessário inovar algum aspecto da nossa sociedade, e elas se manifestam por meio de sinais dentro de contextos diferentes, como sociais, econômicos, dentre outros.

Quanto conseguimos prever ou perceber essas tendências, conseguimos nos antecipar e nos adaptar ao comportamento que o público consumidor possivelmente vai adotar no futuro.

Vivenciar o mercado às cegas não é uma boa opção, pois pode tornar as estratégias e até mesmo os produtos e serviços obsoletos, prejudicando o desempenho do negócio e sua imagem dentro do segmento em que atua.

Por outro lado, acompanhar as tendências e se antecipar a elas pode posicionar o seu negócio como pioneiro e entregar soluções que os consumidores estão buscando, antes mesmo de seus concorrentes.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar a importância das tendências de mercado, seu conceito, suas características e quais são os benefícios que elas trazem. Portanto, se você tem alguma dúvida sobre esse assunto, acompanhe a leitura.

Qual é a importância das tendências de mercado?

Estar atento às tendências é uma maneira de criar estratégias de marketing mais eficientes e melhorar os produtos e serviços, de acordo com as necessidades e comportamentos do consumidor.

Também é uma forma de enxergar todas as possibilidades de mudança, um desafio muito grande para empresas de todos os setores, como no caso de um escritório de arquitetura especializado em projeto de paisagismo residencial.

Isso é importante porque as organizações precisam de uma boa gestão de mudança, o que garante maior vantagem competitiva.

E você consegue prever novos comportamentos, consequentemente, será capaz de lançar produtos compatíveis com as expectativas dos consumidores e saberá trabalhar a divulgação deles.

Entender as tendências do mercado também é uma forma de estar à frente dos concorrentes, pois quem é capaz de inovar, consegue se tornar um líder em seu segmento.

Em outras palavras, é dessa forma que o seu negócio se transforma em pioneiro, sendo totalmente capaz de explorar um nicho diferente e conquistar mais vantagem competitiva.

Saber quais são as tendências de mercado também é uma forma de atender às necessidades de seus clientes.

Quando mudamos os atributos e características de nossos produtos e serviços, de acordo com as expectativas do público-alvo, trazemos benefícios que nenhuma outra marca é capaz de oferecer.

Mais do que acompanhar melhor as tendências de mercado, é uma forma que uma loja de notebook semi novo tem para melhorar seus resultados.

Para entender um pouco mais a importância das tendências de mercado, é fundamental compreender o seu conceito.

Qual é o conceito de tendência de mercado?

Chamamos de tendência de mercado a indicação de um caminho que uma organização pode seguir. É como se fosse uma pista dos comportamentos que os consumidores podem assumir futuramente.

É importante entender que estamos nos referindo a uma possibilidade, portanto, mesmo que você se baseie em dados concretos, não teremos certeza de que apostar nas tendências é sucesso garantido.

Para elucidar o que estamos falando, é necessário compreender os 3 tipos de tendências que existem no mercado.

A primeira delas são os modismos, situações imprevisíveis, de curta duração, mas que representam um significado cultural.

As empresas que investem em modismos podem ganhar dinheiro durante um tempo, mas esse lucro não é duradouro. 

Alguns exemplos recentes de modismos são:

  • Frozen yogurt;
  • Temakerias;
  • Paleta mexicana;
  • Hambúrguer Gourmet.

O segundo tipo são as tendências propriamente ditas, ou seja, uma possibilidade no futuro que pode se estender por mais tempo.

Elas estão presentes em diferentes segmentos do mercado, desde um fabricante de relógio de ponto digital com comprovante, até lanchonetes, fábricas, indústrias, entre outros.

Para descobrir uma tendência, é necessário avaliar vários indicadores, e eles costumam aparecer ao mesmo tempo.

Uma das maiores tendências que estamos vivenciando atualmente é o crescimento do trabalho remoto, que pode ser em casa ou em espaços de coworking.

Uma empresa que percebeu essa tendência não passou pelos mesmos sufocos que as outras organizações passaram, quando foram obrigadas a adotar o home office da noite para o dia.

Por fim, temos o terceiro e último tipo, conhecido como megatendências, como no caso dos carros inteligentes que vêm sendo desenvolvidos por diferentes empresas, incluindo o próprio Google.

Diversos tipos de organizações, como uma empresa de troca tela iPhone, podem aproveitar as megatendências, mas como você pode imaginar, elas se referem a grandes mudanças sociais, tecnológicas, políticas e econômicas.

Por conta disso, são muito mais lentas e quando chegam ao mercado, influenciam o consumidor por mais tempo, podendo permanecer ativas por mais de 10 anos.

Agora que você já entendeu o que é tendência de mercado e quais são suas principais características, precisa entender quais são os benefícios trazidos por elas.

Benefícios das tendências de mercado

Talvez você não saiba, mas as tendências de mercado trazem muitas vantagens para as organizações, independentemente de seu porte ou segmento.

Não é à toa que as grandes marcas estão sempre atentas às mudanças de comportamento e às necessidades dos consumidores. Saber reconhecer essas possibilidades traz muitos benefícios, como:

Revolucionar seus produtos e serviços

Quando uma empresa de locação de coworking sala privativa acompanha mudanças do mercado, consegue gerar novas ideias para seus produtos, serviços e negócios.

As tendências trazem novos insights e ideias frescas para as organizações. Elas podem ser aproveitadas para desenvolver novos produtos e serviços ou melhorar aqueles que você já disponibiliza no mercado.

Aproveitar nichos diferentes

Uma das principais estratégias utilizadas pelas organizações bem-sucedidas é o estudo de mercado. 

Por meio desse trabalho, as organizações compreendem os consumidores, seus fornecedores e seus concorrentes.

Essa estratégia mostra alguns nichos e subnichos inexplorados, possibilitando que as marcas encontrem novas possibilidades de atender aos consumidores.

Juntamente com o levantamento de tendências de mercado, fica muito mais fácil identificar necessidades de seus clientes que ainda não foram trabalhadas por outras organizações.

Por exemplo, um restaurante de comida vegana descobriu que uma parcela significativa de seu público também gostaria de eliminar o glúten de sua dieta.

A partir disso, ele passa a oferecer pratos totalmente veganos e sem a utilização de glúten na receita. 

Outro exemplo é uma empresa de divisórias que descobriu a necessidade de investir em baias transparentes.

Essas mudanças podem ser provenientes de novos nichos de mercado, mas também podem se configurar como uma tendência para o futuro. 

Antecipar-se a elas permite que a organização ofereça as soluções que as pessoas procuram, antes mesmo de seus concorrentes.

Atender aos objetivos do cliente de maneira mais assertiva

O consumidor moderno assumiu um papel ativo na relação de consumo, pois ele está muito mais exigente e tem acesso amplo à informação.

Tendo isso em vista, empresas dos mais variados segmentos buscam incansavelmente atender aos desejos dos consumidores, seja uma loja ou um escritório especializado em projeto arquitetônico para empresas.

Quanto antes você consegue detectar as tendências de seu mercado, mais rápido poderá adaptar seus produtos e serviços ou lançar soluções novas que correspondam às expectativas dos consumidores.

Além de oferecer mais benefícios para eles, seus resultados serão muito melhores, melhorando também os lucros e os rendimentos.

Saber quais são as possibilidades de mudança

Reconhecer as possibilidades de mudanças e se adaptar a elas rapidamente se tornou um diferencial competitivo muito importante para as companhias.

Nesse sentido, qualquer tipo de negócio deve saber como prever tendências de mercado e os comportamentos que podem fazer toda a diferença para o seu negócio.

Você pode descobrir que os seus consumidores preferem a entrega com motoboy frete do que esperar os serviços dos Correios.

Isso também garante que você seja capaz de desenvolver soluções compatíveis com as expectativas de seus clientes, além de passar a investir em estratégias de marketing e comunicação mais assertivas.

Vencer a concorrência

Qualquer empresa que descubra uma tendência, tem mais vantagem competitiva no segmento em que atua.

Trazer novidades ao mercado é uma maneira de transformar o seu negócio em pioneiro, conferindo a ele mais credibilidade e autoridade.

Conclusão

As tendências são tão importantes para as empresas que o próprio Google desenvolveu uma ferramenta, conhecida como Google Trends, para que você possa descobrir os principais termos utilizados pelos usuários nas pesquisas.

Com base nisso, já é possível imaginar o que os consumidores estão esperando e o tipo de produto ou serviço que gostariam de adquirir.

Seu negócio será capaz de implementar inovações que chegarão rapidamente ao conhecimento dessas pessoas, promovendo a sua marca e melhorando os lucros.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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