Os contextos e as preocupações dos pais estão em constante mudança, assim como o próprio conceito de família está sendo redefinido. Sua marca sabe conversar com essa nova família brasileira? Com o estudo Parenting 2021, investigamos as principais preocupações das pessoas que cuidam de filhos de 7 a 12 anos em 2021. Acompanhe.
Sempre há algum assunto para afligir mães e pais. Nas buscas do Google, por exemplo, eles parecem mais preocupados em resolver problemas concretos, que podem demandar ajuda técnica ou profissional – ou seja, ações que podem ser tomadas para auxiliar os filhos.
Há, ainda, outras preocupações menos concretas, mais complexas e que não possuem nenhum tipo de fórmula para serem resolvidas. São relacionadas a educação, finanças, bullying, drogas, preconceito.
“Minha preocupação é que meu filho sofra qualquer tipo de bullying na escola.”
Para quase metade dos respondentes da pesquisa, o maior desafio na criação dos filhos é fazer com que as crianças se sintam confortáveis com o modelo familiar que possuem, seja ele qual for.
Percebe-se também um interesse grande, por parte das mães e dos pais, em não deixar com que os afazeres da vida os distanciem dos seus filhos.
Essa geração de pais parece ser mais consciente em relação a pautas como meio ambiente, diversidade, igualdade de gênero e de raça, como aponta a pesquisa. Os temas surgem como pontos importantes de serem debatidos em casa.
E qual seria o momento mais propício para ensinar os pequenos? Os pais respondem:
As novas gerações são nativas digitais. Não à toa, os pais demonstram preocupação com a superexposição a telas, o que acaba gerando uma espécie de dicotomia entre o tempo de tela das crianças versus as horas dedicadas aos estudos.
O padrão heteroparental ainda é maioria, mas os dados da pesquisa revelam novos formatos de criação, como o solo, com participação dos avós e entre famílias homoparentais, por exemplo.
No Brasil, a população LGBTQIA+ totaliza mais de 18 milhões de pessoas, uma fatia que chega a 9% do total de habitantes.1 E essa parcela da população, é claro, tem suas próprias preocupações.
Em comparação com o modelo homoparental masculino, a família homoparental feminina se apresenta 4 vezes mais preocupada com os filhos serem respeitados por terem um modelo de família que difere do tradicional. Além disso, é a composição familiar mais atenta ao que diz respeito à criação de filhos de uma forma geral.
Existe oportunidade para associação de marca com a temática de família e criação dos filhos? A pesquisa mostra que 39% das pessoas não relaciona nenhuma marca ao tema. Está aí um espaço de oportunidade.2 Por onde começar? Lembre-se que coerência, empatia, acessibilidade, representatividade, sensibilidade e informação são pontos importantes ao se construir uma campanha com esse mote.
Eles estão em quase todos os sites que você visita, mas você realmente sabe o…
No mundo competitivo do marketing digital, cada clique e cada visita ao seu site é…
Encontrar o influenciador digital ideal pode ser um divisor de águas para a sua marca,…
Num cenário digital em constante evolução, a inteligência artificial (IA) emerge como uma força transformadora…
O comércio eletrônico, ou e-commerce, há muito tempo deixou de ser um nicho e se…
No mundo digital de hoje, onde a atenção é um bem escasso, gerar engajamento é…
Deixe um comentário