Por que a hospedagem de sites é essencial para a transformação digital?

hospedagem de sites

A hospedagem de sites é o elemento mais importante para um projeto de web, tanto para um blog, quanto para o site institucional ou para uma plataforma e-commerce, ou seja, ele precisa estar presente em qualquer plataforma online.

É por meio dele que todos os arquivos e conteúdos são disponibilizados e armazenados no servidor. Quando se fala em marketing digital, é impossível deixar de fora as redes sociais, se não houver uma boa hospedagem de sites.

Embora essas estratégias sejam abrangentes no mercado moderno e ofereçam inúmeras possibilidades, a presença online de uma marca só acontece plenamente se tiver um bom site disponível.

Ele precisa funcionar do jeito certo e garantir uma boa experiência aos visitantes. Isso acontece por meio de conteúdos de valor, velocidade no carregamento, dentre outras práticas que só são possíveis com a hospedagem adequada.

Esta deve atender às demandas da plataforma e aos objetivos do projeto, mas mesmo diante de sua importância, muitos empreendedores e gestores têm dúvidas em relação ao assunto.

Para esclarecê-lo, vamos explicar o que é hospedagem de sites, o conceito de transformação digital e sua relevância, além de por que a hospedagem é essencial. Acompanhe!

O que é e para que serve a hospedagem de sites?

Hospedagem de sites é um recurso fundamental para o funcionamento de uma plataforma web, para que ela funcione e exista.

Trata-se de um espaço alugado dentro de um servidor que vai armazenar os conteúdos e dados para o desempenho do site.

Para entender melhor esse conceito, podemos compará-lo ao aluguel de um espaço para o funcionamento de uma escola com aula de moto iniciante.

Além do espaço físico, também é necessário contratar funcionários e investir no material necessário para o dia a dia de trabalho.

A hospedagem serve justamente para o funcionamento da plataforma, e o servidor assume o papel do dono do imóvel.

Tudo o que é necessário para a empresa funcionar precisa ser armazenado dentro de uma propriedade, da mesma forma como os conteúdos e arquivos do site devem ser alocados dentro do servidor.

Existem diferentes tipos de hospedagem, voltadas para os mais variados objetivos e demandas na internet, e independentemente de qual seja o projeto online do seu negócio e as estratégias de marketing digital, ela precisa estar presente.

Contudo, é necessário escolher um tipo adequado, como no caso da hospedagem cloud, uma das mais confiáveis atualmente, pois utiliza um cluster de servidores que reduz o downtime do site e o mantém funcionando em boa velocidade.

Ou seja, se uma empresa de serviço de guincho mensal possui estratégias de marketing digital para aumentar o tráfego, a hospedagem cloud é a melhor opção, pois ajuda a atender às demandas de plataformas muito movimentadas.

Também existe a hospedagem compartilhada, muito comum para os pequenos negócios que estão começando suas estratégias digitais agora, posto que possui baixo custo e o servidor é compartilhado com outros endereços.

É a opção mais cabível para estratégias de Inbound Marketing que são veiculadas nos blogs e ajudam a se comunicar com clientes e potenciais clientes.

Por fim, existe o servidor VPS (Virtual Private Server), que também é compartilhado com outros usuários, mas conta com recursos diferenciados, como:

  • Processamento;
  • Espaço em disco;
  • Memória exclusiva;
  • Mais segurança.

Tudo isso é oferecido por um preço mais acessível, ideal para lojas virtuais ou até mesmo sites maiores.

Todos os tipos de hospedagem são fundamentais para a transformação digital, mas para entender a razão disso, é necessário compreender esse conceito.

O que é transformação digital?

Transformação digital é a implementação de recursos tecnológicos na gestão e cultura organizacional. Seu conceito vai muito além da produção de conteúdos e aplicação de estratégias de marketing digital.

Quando uma empresa de antena coletiva predial entende essa definição e passa a implementá-lo na companhia, consegue se destacar perante os concorrentes.

Esse processo melhora o desempenho da corporação, traz resultados efetivos e potencializa as oportunidades de vendas.

Muitos acreditam que a transformação digital está relacionada apenas à Tecnologia da Informação, mas a verdade é que qualquer empresa precisa desenvolver uma cultura digital.

É válido ressaltar que utilizar as redes sociais para impulsionar a empresa não significa implementar essa transformação, pois ela acontece quando a organização muda sua cultura e sua gestão.

Essa mudança traz vários benefícios para os negócios, como no caso da otimização de recursos. Um exemplo disso é o uso de tecnologias em diversas atividades, de modo a aumentar os níveis de segurança na troca de dados.

Os colaboradores se tornam mais ágeis na hora de documentar e registrar informações, e os diversos setores da empresa trabalham de maneira interligada.

Por meio da transformação digital, uma vidraçaria próxima alcança infraestrutura tecnológica, por conta da interligação de sistemas e informações.

São processos que podem ser armazenados em uma hospedagem ou soluções que possibilitam recursos dedicados aos projetos. A companhia cria um ambiente simples, eficaz e de baixo custo.

Por fim, essa mudança é crucial para se aproximar dos consumidores e entender seu comportamento, preferências e hábitos de consumo.

A marca terá mais facilidade para desenvolver estratégias e personalizá-las, por meio de tecnologias que criam ações eficientes.

Importância da hospedagem para a transformação digital

Ter um site é fundamental para as estratégias de marketing e vendas da empresa, pois ele reúne informações básicas sobre o negócio e serve como vitrine para os produtos e serviços.

O site terá mais qualidade e credibilidade com a hospedagem, algo ainda mais importante quando se trata de um e-commerce. Para a transformação digital, ela garante suporte de tráfego.

No caso de uma empresa paisagista de jardim que recebe muitos visitantes, é necessário suportar o tráfego elevado, e é justamente nesse momento que entra a hospedagem.

Dependendo do tipo escolhido, melhora o desempenho da plataforma, mantendo-a sempre disponível e em perfeito funcionamento, independentemente do número de acessos.

Para qualquer tipo de negócio, principalmente para as lojas online, é fundamental garantir que todos os dados dos clientes estejam seguros, uma vez que garante um bom atendimento e a tranquilidade na hora da compra.

O consumidor moderno tem preferência em comprar pela internet, mas não quer colocar suas informações em risco, por isso, é fundamental garantir a proteção de seus dados.

Um site com uma boa hospedagem disponibiliza certificado de segurança, que muito além de garantir uma proteção, também mostra que o negócio procura oferecer a melhor experiência aos visitantes.

Logo, uma empresa de motoboy frete precisa valorizar a experiência dos usuários para que sua plataforma seja sempre relevante para o Google, outros sites da internet e para os próprios visitantes.

Um bom plano de hospedagem oferece recursos variados que colaboram com a transformação digital do negócio, como a criação de sites, contas de e-mail e backups frequentes.

Uma marca que não conte com uma boa hospedagem para seu portal, não consegue viabilizar a transformação digital do negócio. Mas isso também envolve saber escolher o melhor tipo de recurso.

Como escolher a hospedagem do seu site

Até aqui, ficou clara a necessidade de promover a transformação digital dentro de qualquer tipo de organização, desde uma empresa de limpeza em condomínio até uma plataforma e-commerce.

A hospedagem exerce papel crucial nesse processo, mas muitos gestores e empreendedores não sabem como escolher esse tipo de serviço.

Para facilitar o processo, prefira uma hospedagem de sites compatível com o segmento do seu negócio. Se a presença digital precisa de um site institucional, com apenas algumas informações básicas, então é melhor investir em uma hospedagem compartilhada.

Agora, se o seu empreendimento é uma loja virtual que possui um site de conteúdo com muitos acessos, é melhor optar por uma hospedagem na nuvem ou então um servidor VPS.

Na hora de escolher esse serviço, não se esqueça de avaliar critérios importantes, como a existência de protocolos de segurança, uptime, suporte ao cliente, dentre outras necessidades.

Assim, uma empresa de entrega de pequenas encomendas pode encontrar diversas organizações que oferecem esse serviço, mas é necessário ter muita atenção na hora de escolher, posto que o sucesso das estratégias de marketing depende disso.

Prefira empresas com experiência no segmento e bem avaliadas no Google e em outras plataformas, afinal, a hospedagem de sites é o primeiro passo para transformar o seu negócio na era digital.

Considerações finais

O site é uma plataforma muito importante e podemos dizer que ele funciona como a base de todas as estratégias de marketing digital.

Mesmo que a sua marca tenha perfis nas redes sociais e faça anúncios no Google, sem o site ela não consegue implementar a transformação digital.

No entanto, não basta apenas criar o portal, é necessário escolher uma boa hospedagem de sites para que ele seja seguro e funcione adequadamente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.