Ser notado no meio âmbito online é, sem dúvida alguma, o grande objetivo das estratégias de marketing digital. Diante disso, torna-se fundamental entender a importância de se investir em bons conteúdos para o site da empresa.

É certo que a venda de um produto ou a contratação de um serviço é um dos aspectos mais fundamentais desse tipo de aplicação.

No entanto, não basta destinar todos os esforços de comunicação para esse fim sem que se considere mecanismos de atração do público. Por essa razão, entender quais são os fundamentos do inbound marketing pode ser muito importante.

Essa técnica consiste em criar um ambiente atrativo para que o público possa frequentar de forma mais objetiva. Ou seja, diferente das técnicas de outbound marketing, ela está preocupada com a atração e não com a busca ativa por clientes.

Se um usuário estiver procurando por lavagem de cortina romana e, eventualmente, encontrar alguma oferta nesse sentido, é fundamental que aquela empresa ofereça esse serviço de forma atraente.

Nesse sentido, o marketing de conteúdo pode ser um grande aliado, uma vez que ele tem a capacidade de captar clientes a partir de outros motivos que não incidem necessariamente na venda.

Através de um vídeo ou uma matéria sobre o assunto, possibilita-se que o cliente consiga acessar a página da empresa sem necessariamente ter a intenção de comprar.

Contudo, essa intenção pode ser remodelada a partir de sua estadia e seu consumo no portal da marca.

Um texto que indica os benefícios de madeira plástica ecológica pode fornecer ao usuário uma série de argumentos que, certamente, o fará pensar sobre a compra daquele produto.

Por seu caráter menos invasivo e de maior interatividades, o marketing de conteúdo acaba sendo a grande opção para quem busca se inserir em um mercado de forma mais natural.

Por isso, entender alguns de seus benefícios pode ser de muita valia para que se decida por essa estratégia. São eles:

  • Atratividade;
  • Conversão de leads;
  • Posicionamento;
  • Aumento de vendas.

Todos esses aspectos se relacionam com a capacidade que o marketing de conteúdo tem de gerar engajamento. A atratividade é o carro chefe desse tipo de estratégia, uma vez que a sua intenção é justamente essa.

Uma matéria sobre pinturas industriais e prediais pode atrair muito mais clique do que um anúncio comum sobre alguns desses produtos. A partir desses cliques, é importante que o próximo passo seja dado: a conversão dos leads que acessaram a página.

Essa categoria aplicada aos usuários diz respeito aos possíveis clientes que aquela empresa tem em seu sistema. Ou seja, o antigo “só estou dando uma olhadinha” virou o novo leitor de blogs das empresas que apostam em marketing de conteúdo.

Outro fator interessante que pode ser ressaltado a partir dessa prática, é, justamente, a capacidade de posicionamento que a marca consegue difundir para o seu público.

Uma matéria sobre restauração de granilite pode fixar aquela marca como referência naquele assunto e, portanto, digna de ser considerada na hora de uma compra.

Tudo isso tem uma clara convergência em um aspecto que interessa de forma ampla as empresas: aumento de vendas.

Conceito de marketing de conteúdo

Para que se possa assumir qualquer tipo de mecanismo estratégico dentro de um mercado, torna-se imprescindível compreender todas as suas características.

No caso, o marketing de conteúdo é a junção de diversas perspectivas voltadas para a condução dos ambientes digitais da empresa para uma lógica de produção de conteúdos.

Sendo assim, uma empresa que aposta nessa técnica precisa contratar uma equipe munida de alguns profissionais específicos. Se o caso for a aposta na produção de um blog, é importante que um redator exerça essa função.

Outros profissionais precisam ser considerados se, por exemplo, o caso for o investimento em conteúdos audiovisuais.

Se a ideia for fazer vídeos mostrando quais os tipos de placas de energia, o mais importante é que ele seja atraente.

Existem algumas técnicas fundamentais que o mercado aplica para esse tipo de perspectiva e que são importantes.

Contudo, é importante que alguns passos sejam dados até a sua aplicação, uma vez que ninguém quer naufragar uma estratégia tão promissora. Para que isso ocorra, é fundamental entender qual é a dinâmica de consumo daquele público.

Sendo assim, uma empresa que oferece buffet de churrasco para 100 pessoas tem que avaliar quais são os anseios de seu público.

Deve-se entender quais os tipos de dúvidas que aquelas pessoas têm e se há algum tipo de conteúdo que elas dão preferência. A partir disso, é possível criar, por exemplo, um canal com vídeos que indicam cortes de carne e técnicas de churrascaria.

Essa é uma tendência que tem ganhado cada vez mais adeptos no mercado e pode resolver de forma bastante ampla a produção de conteúdo dessa empresa.

Quais são as suas vantagens?

Entender quais são as vantagens de uma técnica de marketing é, sobretudo, um ponto essencial para a definição de seus rumos.

No caso, o marketing de conteúdo consegue trazer alguns pontos essenciais para a empresa que o aplica.

Atenção aos leads

A atração de novos leads é, talvez, o ponto mais importante que uma estratégia de marketing de conteúdo deve se debruçar. Isso porque é neles que reside a capacidade da empresa se fixar de forma irrestrita e conquistar o seu interesse.

Nesse sentido, é fundamental que algumas técnicas sejam aplicadas. A primeira delas é a análise da jornada do cliente.

Essa técnica consiste em avaliar qual etapa que aquele lead se encontra para que, então, seja possível agir.

Se o clique da empresa foi atraído a partir de seu anúncio sobre caixa personalizada, é importante entender o nível de interesse daquele cliente por aquele produto.

Ou seja, se o seu clique foi por um interesse genuíno na compra, levá-lo por esse caminho é fundamental.

Diante disso, outra técnica surge como essencial para esse tipo de acompanhamento do cliente: o funil de vendas. Esse funil, por sua vez, faz uso da primeira estratégia de análise, só que, dessa vez, rumo à aplicação.

Sendo assim, a compreensão do estágio de relação do cliente com a empresa fornece a ferramenta necessária para uma ação específica.

Credibilidade

Para entender os porquês dessa técnica garantir uma credibilidade para a empresa, basta olhar para os veículos de imprensa tradicionais.

Um veículo jornalístico vai ganhando público e credibilidade a partir de sua política de publicações. Ou seja, a partir de um conteúdo bem feito e, sobretudo, dotado de veracidade, o público começa a colocar aquele veículo em alta conta.

Isso vale, também, para a produção de conteúdo de uma empresa. Se, porventura, uma transportadora carga pesada fizer publicações pertinentes ao tema para o seu público, torna-se questão de tempo para que ela adquira credibilidade.

Como praticar a técnica?

Diante dos fatos mencionados até aqui, é fundamental compreender quais são alguns passos essenciais para a aplicação dessa técnica.

Público e persona

O reconhecimento do público é o ponto fundamental para qualquer estratégia de comunicação.

Contudo, é importante ir além desse ponto para que, assim, seja possível especificar ainda mais o impacto. Sendo assim, a partir de aspectos demográficos do público-alvo, é possível especificar isso na figura de um cliente idealizado.

Isso é fundamental, porque é, basicamente, a definição de um interlocutor específico e, portanto, que possui subjetividades.

Objetivos

Outro ponto imprescindível que não há como fugir, é a definição precisa dos objetivos que se deseja atingir.

Esse é o momento em que a empresa vai entender quais são as suas intenções principais ao investir em uma estratégia de marketing.

Estratégia

A partir da definição dos objetivos, agora, é preciso entender quais serão as aplicação adequadas para que isso ocorra.

Nesse sentido, entender se o marketing de conteúdo é a solução viável e, se for o caso, quais são as suas ferramentas a serem utilizadas é importante.

Se, por exemplo, a manutenção de um blog for a constatação objetiva mais acertada para a empresa crescer, já é possível definir quais serão os conteúdos publicados naquela página.

Outros pontos que podem ser definidos como aspectos estratégicos, podem estar relacionados às redes sociais ou, se for o caso, canais em plataformas de vídeo.

As possibilidades são infinitas quando o assunto é conteúdo. Entretanto, existem algumas diretrizes que não podem ser deixadas de lado.

Considerações finais

As dinâmicas digitais propiciam um grande número de concorrentes em um pequeno espaço. Nesse sentido, torna-se imperativa a necessidade de se estabelecer de forma precisa a partir de estratégia de marketing de conteúdo.

Isso porque, a partir da aplicação dessas estratégias, é possível se diferenciar em um ambiente com tantos ruídos.

Por isso, entender quais são os seus benefícios e aplicações é tão importante para essa definição.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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