Networking é uma rede de contatos que costuma ser usada no mercado de trabalho para desenvolver vínculos e negócios com outros profissionais, sendo uma técnica muito importante para as pessoas que querem crescer em suas carreiras.

Muitas vagas de trabalho são preenchidas por meio de networking profissional e pessoal, ou seja, muitos profissionais conseguem uma oportunidade de trabalho por meio de indicações feitas por conhecidos.

Ao longo da vida, as pessoas vão formando conexões e relacionamentos e isso acontece desde os primeiros anos de vida. Mas é a partir do momento em que o indivíduo começa a trabalhar ou fazer faculdade que conexões profissionais acontecem.

Elas precisam ser cultivadas e trabalhadas ao longo do tempo, por meio de troca de favores que fortalecem todos aqueles que fazem parte dessa rede, trazendo oportunidades de crescer na carreira profissional.

No entanto, não basta apenas ter uma grande rede de contatos, é necessário saber cultivá-la para extrair todos os seus benefícios.

Este artigo vai mostrar o contexto de networking, a importância para as pessoas de investir e como fazê-la do jeito certo, assim, as oportunidades virão com muito mais facilidade.

O que é networking?

Em suma, networking é uma palavra que significa rede de contatos, e no universo organizacional as pessoas usam essa ferramenta para conseguir emprego, fazer parcerias, conquistar clientes, entre outras possibilidades.

Trata-se do poder de criar conexões favoráveis para todos os envolvidos. Por exemplo, se uma pessoa está precisando de indicação de freelancer para um projeto empresarial, precisa encontrar esse profissional o quanto antes.

Da mesma forma, um táxi dog pode precisar de um novo motorista para sua frota, e pode encontrar a pessoa mais adequada por meio de indicações.

Um colega pode indicar alguém para trabalhar e ao mesmo tempo em que ajuda a organização, também ajuda uma pessoa que precisa de uma oportunidade. Isso é um exemplo clássico de como o networking funciona.

Essa rede favorece a troca de conhecimento e experiência entre indivíduos de vários segmentos, tendo como finalidade criar e fortalecer relacionamentos de colaboração entre os membros envolvidos.

Por meio dele, é possível fortalecer as amizades, fazer negociações comerciais e aproveitar oportunidades no mercado. Mas é uma ação que divide um pouco as pessoas porque existem aquelas que acreditam que o networking é uma atitude falsa.

Por outro lado, existem aquelas que enxergam esse processo como algo natural e que acontece nas relações atuais. Mas o que todos precisam entender é que se trata de uma rede feita para manter bons relacionamentos, algo importante para a vida.

Por se tratar de uma rede de contatos profissionais, envolve benefícios por conta da troca de informações e experiências.

Importância do networking

Um instrutor que procura uma oportunidade em auto escola para condutores habilitados pode encontrar uma oportunidade de trabalho por meio do networking, afinal, conhece outros colegas de profissão que podem fazer a indicação.

Muitos pensam nessa rede como uma forma de aumentar o ciclo social e manter bons relacionamentos, mas a todo instante, pequenas ações aproximam as pessoas, inclusive aquelas que não eram conhecidas, e isso acontece em muitos momentos, como:

  • Cursos;
  • Viagens;
  • Faculdade;
  • Trabalho;
  • Família.

Porém, mesmo sendo algo natural e comum, muitos não conseguem pensar de que forma isso está ligado aos aspectos da vida e não somente ao que diz respeito à área social.

É necessário pensar onde as pessoas gastam a maior parte do tempo, como cultivam suas relações de trabalho e a importância que elas possuem para os negócios e a carreira.

Conviver com indivíduos inspiradores é uma forma de aprimorar as ideias e aumentar o potencial criativo. Da mesma maneira, estar sempre conectado traz mais oportunidades de crescimento e aprimora os conhecimentos.

Só que o networking é uma relação de troca de informações, conhecimentos e experiências, portanto, não se pode ganhar o tempo todo.

O sucesso de um fabricante de tapete felpudo sob medida não depende apenas de suas estratégias de marketing e vendas, mas também dos relacionamentos que cultiva ao longo do tempo e isso também se aplica aos profissionais.

Para os negócios, principalmente para quem está começando a empreender, uma boa rede de contatos ajuda a organizar o empreendimento.

O empreendedor consegue encontrar parceiros que tenham a mesma visão e que ajudem a fortalecer sua imagem profissional. O processo envolve ideias bem estruturadas que ganham forma e encontrar as pessoas certas ajuda a obter resultados positivos.

Quem costuma publicar nas redes sociais os eventos que realiza pode encontrar contatos que precisam de seus serviços ou que podem indicar uma oportunidade.

Justamente por isso é tão importante pensar no modo como cada um se relaciona com sua rede, as oportunidades que identifica e o que se pode fazer para ser lembrado.

Dicas para fazer networking

Um profissional especializado em pintura texturizada automotiva precisa enxergar a relevância do networking para que possa fazer a diferença para os contatos e para ele mesmo.

Depois, é primordial identificar quem são as pessoas interessantes que podem ser encontradas entre colegas antigos e atuais, conhecidos, amigos e familiares que agregam valor à rede.

Nas redes sociais, também é possível encontrar muitas pessoas que podem fazer parte do networking. Além disso, outras ações são essenciais para o sucesso da estratégia, como:

Participar de eventos

É muito importante participar de eventos corporativos presencial ou online voltados para a área de atuação para encontrar contatos profissionais.

Basta selecionar os encontros mais interessantes e comparecer levando os cartões de visita para iniciar conversas promissoras.

Ser confiável

Mais do que trocar experiências, é preciso que os relacionamentos sejam genuínos. Se o gestor de um fabricante de móveis para sala de jantar planejada pequena tiver boas ideias, deve compartilhá-las com outras pessoas.

Os profissionais não devem ter medo de compartilhar seus pensamentos e se colocar à disposição para ajudar quem está precisando. Trocar informações é uma forma de mostrar projetos, fazer sugestões e estar sempre aberto para ouvir e fazer críticas construtivas.

Um bom networking possui contatos de confiança e a ética está sempre presente, por isso, ajuda a criar relacionamento com pessoas confiáveis e com referências positivas.

Ativar os contatos

Não basta simplesmente participar de eventos e sair de lá com cartões de visita e contatos no telefone se as conversas não vão continuar depois dali.

O ideal é criar uma lista atualizada com as informações desses indivíduos e enviar mensagens periódicas por meio de diferentes canais, como e-mail, redes sociais, aplicativos de mensagens instantâneas, entre outros.

Assim como faz uma empresa de reforço estrutural em pilares, o profissional precisa ter bom senso e não encher seus contatos de mensagens porque isso pode afastar as pessoas.

Também é essencial ter em mente que essas ações vão aproximar alguns enquanto outros só vão ter algum tipo de relação durante reuniões e eventos.

Compartilhar conhecimento

Qualquer experiência profissional deve ser compartilhada, assim como cursos, palestras, viagens, entre outros acontecimentos e vivências que devem ser divididos com as pessoas que têm o mesmo interesse.

O compartilhamento agrega valor e isso ajuda a criar um vínculo forte e estabelecido, benéfico para todos.

Saber fazer perguntas

O networking é uma rede em que é muito comum pedir ajuda para profissionais mais experientes. Só que é importante lembrar que muitos têm uma rotina corrida, como no caso do gestor de um fabricante de toldos e coberturas para escadas.

Se o indivíduo tiver alguma questão ou demanda, precisa ser cordial e ao mesmo tempo ir direto ao ponto para solicitar auxílio.

Estreitar relações com profissionais experientes

É imprescindível manter por perto pessoas que são exemplos de carreira e referência naquilo que fazem, pois isso gera aprendizado contínuo e uma rede fortalecida.

Bons profissionais gostam de trabalhar com pessoas que também são boas no que fazem e disso surgem as indicações.

Manter a rede sempre informada

A maioria dos profissionais da rede estão dispostos a ajudar e compartilhar informações úteis e relevantes, mas é difícil oferecer suporte se alguém não compartilha suas novidades na carreira e negócios.

Assim como um fabricante de mezanino metálico desmontável divulga produtos e serviços, o profissional deve compartilhar cursos que está fazendo, projetos e buscar colocação no mercado.

Da mesma forma, se essa pessoa souber sobre oportunidades relevantes para alguém de seu networking, deve repassar essa informação.

Considerações finais

Criar e cultivar um bom networking é fundamental para encontrar oportunidades na carreira e crescer profissionalmente. Pessoas de vários setores da vida podem fazer parte dessa rede de contatos que troca experiências e ajuda mutuamente.

Além de criar essa rede, também é crucial cultivá-la sendo um bom contato para atrair outros contatos promissores que fazem toda a diferença na vida pessoal e profissional.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *