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Script de vendas: saiba como fazer!

Um script de vendas é a prova mais concreta de que uma campanha está a caminho do sucesso, pois é esse tipo de material que produz a organização necessária para um lançamento de sucesso no mercado atual.

Indiscutivelmente, é esse fator que tem ajudado as empresas de diversos setores a atingirem os seus objetivos de forma rápida e objetiva, superando todas as expectativas, seja uma clínica de exame de vista ou até uma loja de itens para construção.

Isso porque o planejamento do roteiro é capaz de dar à empresa o que ela mais precisa, que é a confiança na comunicação, pois sem isso, o melhor produto, a melhor entrega, nem o melhor preço.

Para melhor comunicar e promover um negócio de impermeabilização de manta de PVC, e informar a todos o impacto desse método, este artigo reunirá todos os para explicar o conceito por trás de um script de vendas e como elaborar um.

Por fim, serão dadas seis dicas de como escrever um roteiro de sucesso para qualquer negócio do mercado se destacar e obter os resultados desejados.

O que é um script de vendas?

O script de vendas, ou roteiro de vendas, como também é chamado, é um documento utilizado para orientar um vendedor ao fazer contato com um prospect.

Dessa forma, é preciso levar em conta a sequência em que engloba o processo de negócio, as etapas completas que devem ser seguidas em cada etapa e o momento de negociação do modelo a ser utilizado em cada etapa.

Enquanto nas negociações de telemarketing e televendas o roteiro de vendas é muito rígido, em novos modelos, como o exemplo do inside sales, a ideia é que existam algumas questões fundamentais que precisam ser abordadas durante a conversa com o público.

Os potenciais consumidores precisam saber tudo o que está estipulado para ser comunicado durante o processo de contato. O objetivo é ajudar a melhorar o comportamento do vendedor. No entanto, isso não é justificativa para limitar a profissão.

Isso ocorre porque cada vendedor diferente tem suas próprias habilidades e preferências quando se trata de visitar clientes. Essas características fazem parte de sua essência.

Não há necessidade de cortar essas práticas, desde que se encaixem na estratégia de vendas da empresa e ajudem a fechar negócios, o que pode aumentar as vendas de produtos simples, como box de banheiro ou produtos que tenham outras finalidades.

Sendo assim, pode-se dizer que possuir um script de vendas equivale a estabelecer um novo padrão no nível macro do processo, assim, as decisões podem ser tomadas mais rapidamente e a garantia de qualidade pode ser dada.

Por exemplo, se uma loja de bairro vende compressor de parafuso usado, o vendedor provavelmente não precisaria de um script. Porém, se a mesma pessoa jurídica decidir vender no atacado para Pessoa Jurídica, a situação é diferente.

Nesse momento, é encontrado o vendedor semelhante a um consultor, esse indivíduo fornece uma solução mais abrangente e complexa. Em seguida, entra em cena o script, que pode se beneficiar de pontos como esses:

  • Abordagem;
  • Momento de criar proximidade;
  • Apresentação da oferta comercial;
  • Quebra de possíveis objeções do cliente;
  • Apresentação de cases de sucesso;
  • Fechamento de negócio e fidelização.

Esses procedimentos constituem o roteiro mais eficaz que uma marca pode utilizar. Também é necessário perceber que esse roteiro possui uma narrativa composta por vários gatilhos essenciais.

No entanto, um script não é algo que é completamente montado e deixado sozinho para sempre. Pelo contrário, deve ser avaliado, validado e alterado sempre que houver indícios de que algo não está funcionando como pretendido.

Um script de vendas como o de uma loja de cortina sanca gesso orienta o vendedor durante uma ligação com um prospect, ajudando a melhorar os resultados de vendas, por isso cada passo do caminho deve ser considerado.

Ao falar sobre scripts de vendas, alguns argumentam que ter apenas textos prontos para lembrar mata o serviço e coloca os vendedores no modo bot, o que geralmente acontece no estilo de telemarketing.

Esse conceito é, no entanto, impreciso. É fundamental reconhecer que a utilização de um roteiro de vendas pode até mesmo proporcionar uma sensação de tranquilidade e conforto durante as negociações.

Portanto, é exatamente isso que precisa ser alcançado ao formular esses scripts. Transmitir tranquilidade e credibilidade deve ser a intenção do planejamento até mesmo de uma empresa que faz lembrancinhas de aniversario infantil squeeze.

Todos sabem que definir um processo de negócios que funcione sem erros é uma tarefa árdua que exige muito esforço e muitos testes.

Por isso, os scripts de vendas são o objetivo final dessa definição, um método para implementar o processo sem perder o controle de cada etapa.

Como desenvolver um bom script de vendas?

Para ter um script que facilite as vendas, uma empresa que faz limpeza de granito preto deve seguir alguns passos antes de criá-lo.

Idealmente, deve ser registrado no playbook de vendas e prontamente disponível para todos os responsáveis pelas vendas, desde gestores até os vendedores de fato. Para criar um bom script de vendas, os passos a seguir podem ajudar:

Definir todas as etapas do processo comercial

Deve-se começar com os conceitos fundamentais , isso é algo que obviamente é necessário dizer. É crucial ter uma representação clara e estruturada das etapas do processo de vendas da empresa.

Essa é a maneira mais eficiente de criar um script de vendas que funcione, um para cada etapa. Se a empresa não tem um processo estruturado, é possível pensar em alguns pontos interessantes para começar.

Claro que isso depende muito do ciclo de vendas, mas a empresa deve entender que algumas medidas precisavam ser tomadas, como:

  • Prospecção de clientes;
  • Nutrição de leads;
  • Qualificação dos leads captados;
  • Apresentação de proposta;
  • Manutenção dos clientes com um Customer Success poderoso.

Obviamente, esses passos são diferentes para cada negócio, afinal cada um tem um processo comercial distinto dependendo do segmento de mercado, mas, de modo geral, essas são as etapas principais.

Estudar e compreender o produto, mercado e cliente

Buscar conhecimento é importante para quem participa de vendas. O planeta está passando por mudanças rápidas como resultado da tecnologia.

Livros de empreendedorismo podem ser uma ótima opção. Mas há também treinamento, coaching, aplicação de métodos ágeis, entre outras ações que realmente ajudam a trazer resultados até mesmo para negócios que oferecem máquina de café para alugar.

A chave é ser inquieto na busca por melhorias. Afinal, dentro de um curto período, aquilo que é conhecido pode não ser mais.

Um vendedor de sucesso é aquele que tenta aprimorar seu conhecimento sobre o produto e serviço que está vendendo, o mercado em que atua, como a concorrência está vendendo e táticas de outros negócios, e os hábitos do cliente.

Conhecer as personas ajuda a entender os pontos problemáticos comuns e orientar o script de vendas para resolvê-los imediatamente.

Compreendendo isso, o time comercial pode dizer que, para o problema X, a função de serviço de vendas Y resolve completamente o problema.

Além disso, conhecendo o estado atual do mercado, sempre será possível criar valor para prospects que a concorrência não consegue.

Assim, os profissionais podem garantir o sucesso do cliente o mais rápido possível. O que importa bastante para construir a lealdade e garantir futuros upsells.

Buscar os melhores meios para melhorar

Dentro da missão de um vendedor se tornar o melhor, ter sucesso, e elaborar um pitch de vendas matador, conversar com os melhores da área é de grande valia para a rotina de vendas.

Em inside sales é muito comum que aconteçam vendas padronizadas, principalmente por ter um manual de vendas que documente esse modus operandi.

No entanto, como dito antes, isso não pode ser gravado em pedra. E, nesse caso, conversar com um vendedor mais experiente pode trazer insights para o gestor de vendas.

Por exemplo, isso permite gatilhos que contornam as objeções do cliente. Idealmente, todas as coisas devem ser documentadas em todos os momentos.

Assim, todos podem otimizar a fala e vender mais e melhores produtos, com mais rapidez. Encurtar os ciclos de vendas é o que as empresas buscam, e ações como essa ajudam a cumprir essa missão.

Se uma empresa não tem vendedores experientes, buscar conhecimento em palestras, cursos, eventos, vídeos na internet é fundamental para operar e escalar as vendas de forma efetiva.

Documentar, analisar e melhorar

O gerenciamento de vendas é crucial para qualquer gerente e nenhum gerente deve ignorá-lo. Um sistema de vendas produtivo mantém registros detalhados de tudo o que ocorreu e como aconteceu.

Na verdade, é o ponto de partida analítico para melhorar um roteiro de vendas. Em vendas internas, um bom CRM online registra ligações com clientes em potencial.

Isso significa que os scripts podem ser constantemente revisados ​​durante as sessões de feedback. Além disso, quando estiverem juntos, se houver uma lacuna, analise e melhore.

Como resultado, o valor da venda baseada em atividades aumenta. Com isso, surgem oportunidades que podem ser observadas em relação a clientes e produtos e, claro, melhorias no campo de negócios.

Considerações finais

Hoje, é fundamental explicar a definição e o objetivo de um roteiro de vendas, bem como por que ele é tão essencial para uma rotina de vendas. Além disso, esteja ciente das dicas mais importantes que você não deve esquecer ao escrever uma carta de vendas impecável.

Com atenção aos detalhes críticos, essa técnica pode produzir resultados muito agradáveis ​​em um curto espaço de tempo para qualquer segmento de mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Matheus Carvalho

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