Phygital é uma estratégia que as empresas precisam entender para planejar técnicas eficientes para os clientes, pois se isso não for feito, as chances de perder espaço são muito grandes.

Além disso, integrar os meios online e offline é cada vez mais relevante, e isso se deve ao avanço da tecnologia que trouxe suposições de diversos profissionais e da própria população.

Essas suposições estão relacionadas à crença de que o meio online vai substituir totalmente os canais físicos, ou seja, tudo será feito pelo computador. Comprar algo pessoalmente vai se tornar coisa do passado e as lojas virtuais vão dominar o comércio.

Mas não é bem assim que as coisas estão acontecendo e, por isso, surgiu o conceito de Phygital. Por essa razão, as companhias precisam compreender essa ideia e aprender a trabalhar a estratégia para aproveitar seus benefícios.

É uma prática que pode ser trabalhada por qualquer tipo de negócio, independentemente de seu nicho ou tamanho. No entanto, antes de colocar qualquer ação em prática, existem alguns pontos que precisam ser compreendidos.

Este artigo vai mostrar o conceito de Phygital, como colocar a estratégia em prática, os benefícios dessa ação para os negócios e mostrar sua importância.

O que é Phygital?

Phygital é um termo em inglês que une duas palavras, sendo physical e digital. A partir disso, seu significado fica mais evidente.

É uma prática que envolve o online e o offline para melhorar a experiência do consumidor, fazendo com que seja mais atrativa e memorável.

As companhias precisam pensar em ações de marketing 4.0 para que possam trabalhar seus clientes antigos e alcançar clientes em potencial, considerando os diversos tipos de plataformas disponíveis.

Dessa forma, um fornecedor de salgados festa infantil consegue manter um bom relacionamento com os consumidores.

Como colocar a estratégia em prática

Tendo em vista que essa estratégia utiliza os meios online e offline, é muito importante saber colocá-la em prática, e algumas dicas para isso são:

Conhecer bem o público

A companhia precisa mapear seu público-alvo e definir uma persona para o negócio, pois só assim poderá proporcionar uma experiência memorável em todos os canais.

Porém, existem diversas possibilidades, principalmente na internet, mas isso não significa que a empresa tenha que estar em todos os canais, mas apenas naqueles em que seu público está, por isso, é necessário conhecê-lo.

Compreender o funcionamento dos canais

O conhecimento técnico sobre o funcionamento de diferentes canais na internet é fundamental para ter sucesso com eles.

Um banho e tosa pet shop deve investir em capacitação e profissionais especialistas nas redes sociais para colocar a estratégia em prática.

Apostar em marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é uma estratégia que visa compartilhar materiais valiosos, que falam sobre assuntos do interesse do público, com o propósito de atrair e converter leads.

Existe uma grande veiculação de conteúdos na internet e esses materiais precisam chamar a atenção do público. Para conseguir isso, a marca deve promover essa estratégia de maneira autêntica e relevante para agregar valor às pessoas.

Investir em tecnologia

A tecnologia é uma aliada muito importante no Phygital, por isso é necessário investir em recursos tecnológicos.

A marca deve acompanhar as inovações e tendências voltadas para seu nicho, pois só assim vai escolher ferramentas capazes de agregar valor.

Um exemplo disso são as plataformas para análise de dados, tendo em vista que esse processo é fundamental para as tomadas de decisão. Contar com uma tecnologia de banco de dados, pode aprimorar as estratégias de Phygital.

Benefícios do Phygital

O Phygital beneficia as organizações de muitas maneiras, por exemplo, antigamente as pessoas não podiam imaginar como poderiam comprar um produto que está vindo do outro lado do mundo e receber em casa, mas hoje isso é muito comum.

No entanto, mesmo diante do crescimento das vendas pela internet, não se pode ignorar a combinação entre o físico e o digital, pois isso estreita relacionamento com os consumidores.

Para uma empresa especializada em raspagem de assoalho e aplicação de sinteco, também é uma forma de conseguir benefícios financeiros, por conta de faturamento mais altos e redução de custos.

Isso acontece porque a experiência oferecida aos clientes é personalizada e compatível com o perfil de cada um. Mas isso só é possível se a organização investir em inteligência de dados, machine learning e outros recursos tecnológicos.

O setor que mais compreendeu essa importância foi o varejo, mais precisamente os supermercados. Eles perceberam que algumas pessoas faziam compras grandes e outras faziam compras semanais.

Por causa disso, passaram a disponibilizar ferramentas digitais que permitem o pedido e entrega de itens na casa dos clientes, além de oferecer descontos e ofertas personalizadas.

O Phygital também traz mais visibilidade para as organizações e os clientes passam a conhecer melhor as empresas. Quando a marca alcança, informa e resolve os problemas das pessoas, elas passam a confiar mais e se relacionam com ela.

Um fabricante de cortina rolô sacada precisa de canais integrados para retroalimentar o sistema de captação e fidelização de clientes, coletando e gerenciando informações sobre o comportamento e a jornada de compra.

Importância do Phygital

Negócios de diferentes tamanhos precisam de estratégias que unem os canais online e offline, caso contrário, estará em desvantagem no mercado.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Criteo, 56% dos consumidores no Brasil fizeram compras online pela primeira vez em 2020 e, destes, 94% pretendem continuar comprando das mesmas marcas que conheceram na época.

Isso acontece porque as pessoas se acostumaram com as facilidades das compras pela internet, mas também querem encontrar as mesmas facilidades nas compras físicas.

Hoje em dia, é possível comprar de tudo na internet, por exemplo, etiqueta para controle de patrimônio, mas existem outros segmentos que se destacam muito, como:

  • Livros;
  • Bebidas;
  • Alimentos;
  • Vestuário;
  • Artigos eletrônicos.

Nas compras físicas, o maior benefício é poder manusear o produto, ter contato direto com a marca e a possibilidade de esclarecer dúvidas rapidamente.

Tendo isso em vista, é muito importante que as vendas online se adequarem a essa lógica, uma vez que o Phygital torna a marca mais acessível.

Para se ter uma ideia, uma de suas maiores vantagens é a acessibilidade, uma vez que a prática oferece experiência abrangente que ajuda a conquistar clientes de todos os tipos.

Também traz mais escalabilidade, visto que esse tipo de atendimento ajuda a aumentar as vendas consideravelmente.

A organização mostra para o mercado que está atualizada e acompanha as tendências, o que melhora muito a imagem da marca.

Para uma empresa especializada em laudo de transferência carro, é uma forma de coletar dados com mais facilidade e melhorar as tomadas de decisão.

Por fim, o Phygital é importante porque melhora o atendimento e traz mais satisfação para os clientes. Mas o principal impacto dessa estratégia é a valorização da jornada do cliente.

As companhias estão aprendendo a importância de colocar o cliente no centro de suas estratégias, focando em suas necessidades. Mas, para fazer isso, é crucial investir em áreas que até então eram vistas como secundárias.

Uma delas é a experiência do consumidor, visto que o cliente moderno não quer apenas comprar produtos de qualidade por um bom preço, na verdade, ele deseja uma experiência agradável e memorável.

Uma barraquinha de festa de casamento proporciona esse tipo de experiência e por isso consegue conquistar clientes fiéis.

Outra coisa fundamental é a logística, visto que a interação entre o real e o virtual precisa de um setor logístico competente. Para implementar o Phygital, os atrasos e extravios não podem acontecer.

Tudo isso tem como base uma comunicação personalizada e em diferentes canais. As pessoas podem entrar em contato com as empresas por meio de diferentes plataformas, tanto online quanto offline.

Independentemente do canal escolhido pelo consumidor, ele precisa receber o mesmo tipo de atendimento para sentir que está falando com a mesma empresa.

Contudo, uma gráfica especializada em material gráfico advocacia preciso oferecer comunicação personalizada, por meio de atendimento automatizado, mas sem tornar esse processo robotizado.

O atendimento automatizado agiliza os processos internos, permitindo que os atendentes se concentrem em situações mais complexas.

Considerações finais

Mesmo diante do crescimento das vendas online, os consumidores não deixaram de usar os canais offline e não deixaram de comprar em lojas físicas.

O varejo físico continua em pleno funcionamento, por isso, as organizações precisam unir as plataformas dentro e fora da internet para proporcionar uma experiência agradável e positiva aos seus clientes.

O Phygital oferece tudo isso, aumentando o nível de satisfação dos consumidores e ajudando as marcas a alcançarem seus objetivos e os lucros pretendidos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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