Todo fim de ano é a mesma coisa, pelo menos nas buscas do Google. O Natal vai se aproximando e, para a alegria de todos os tios do Brasil, o interesse por “pavê” chega ao pico. Assim como as buscas pelo filme “Esqueceram de Mim”, um clássico desde os anos 1990. E se eu te disser que uma música específica também tem o maior interesse de busca nessa época do ano, tenho certeza absoluta de que você sabe qual é.
Mesmo vivendo nesse “repeat natalino”, ter atenção às tendências de consumo é o que pode fazer a sua marca se destacar na multidão. Afinal, essa é a data sazonal que mais movimenta as buscas no Brasil, ultrapassando a marca de 100 milhões de buscas relacionadas por ano.
E esse buzz não se limita ao 25 de dezembro. O fim do ano como um todo, com o combo recesso, férias e festas em geral, é uma temporada propícia para diversas verticais — especialmente para as marcas de bens de consumo. Veja, por exemplo, o interesse de busca pelo termo “churrasco” nas últimas semanas do ano: ele aumenta em 631% na última semana, 366% na penúltima semana e 187% na antepenúltima.
Isso nos mostra que a ceia brasileira vai muito além do peru e do pavê, e que aproveitar o boom das pesquisas nesse momento pode ser uma estratégia interessante para o seu negócio. Até porque as receitas e a compra dos ingredientes estão entre as maiores preocupações dos consumidores nessa época do ano.
Ceia com custo/benefício
Cada vez mais, o consumidor quer comprar aquilo que cabe no seu bolso e que também satisfaça seus interesses. Afinal, 85% dos brasileiros dizem fazer compras de maneira mais intencional e 72% pesquisam online antes de realizar uma compra, seja ela online ou offline. Por isso, a tendência para este ano é a busca de uma ceia mais barata, prática e simples.
Na realidade, isso significa algumas mudanças nos hábitos de consumo. Uma pesquisa realizada pelo Google perguntou aos consumidores com quais ações eles concordavam em relação a diferentes produtos. E é interessante observar que, quando as perguntas se referiam à categoria de alimentos, os respondentes tiveram mais adesão a atitudes como “diversificar os locais de compra, procurando os melhores preços por loja” e “comprar embalagens maiores por serem mais econômicas” do que “trocar de marcas por influência do preço”. No caso de bebidas alcoólicas, essa fidelidade às marcas se mostrou ainda maior.
Isso mostra que a conexão entre marca e consumidor é um fator muito importante, já que antes de decidir trocar de marca ainda há a tentativa de procurar opções mais baratas em outros lugares. Ou seja, a construção de marca se torna uma estratégia fundamental para manter — e conquistar — consumidores.
Para isso, no entanto, é necessário saber o que eles querem e esperam. A mesma pesquisa do Google trouxe insights sobre o que as pessoas esperam do “jeito de fazer compras do futuro”. A expectativa é que as compras sejam mais rápidas e personalizadas, que existam novos meios de pagamento, que o ambiente virtual se assemelhe ao real e que a experiência de compra seja mais inovadora e tecnológica.
Tenha um Natal recheado
Para ter um Natal recheado, é importante ter uma presença de marca alinhada ao comportamento de consumo do público brasileiro. De que forma sua marca pode aproveitar os interesses de busca criativamente?
Além disso, é necessário criar experiências de compra satisfatórias. É possível fazer isso por meio de campanhas que promovam descontos ou benefícios financeiros, explorando os canais online e offline. Ofereça sempre facilidade de compra e um bom atendimento em toda a jornada.
O Natal é uma excelente oportunidade para criar memórias afetivas e aumentar a receita — do seu negócio e da ceia. Para isso, o Google é aquele convidado que não pode faltar nem na sua estratégia de marketing, nem nas suas buscas.