Uma boa história sempre foi um dos principais motores da sociedade. Civilizações foram sustentadas com base nisso e, até os dias de hoje, saber como envolver o interlocutor com uma boa narrativa é importante. O Storytelling pode ajudar muito.
Seja em uma conversa descompromissada no dia a dia ou em uma instância mais voltada para fins mercadológicos, narrar uma história é um dos trunfos da boa comunicação. Não há como fugir dessas estruturas quando se fala em envolvimento de público.
Em termos gerais, seu fim é atrair atenção. Por causa disso, essa é uma perspectiva muito utilizada na venda. Afinal de contas, o objetivo de qualquer empresa dentro de um mercado é saber como envolver os seus clientes.
Do ponto de vista estratégicos, há uma variedade bastante grande de elementos a serem adotados para lidar com essas necessidades. Quanto mais o tempo passa, mais ferramentas podem ser consolidadas para gerar esse envolvimento.
Nos primórdios do mundo comercial, a elaboração de uma estratégia voltada para a construção dessa relação com o cliente estava fundamentada nas abordagens de vendas. O vendedor tinha que se munir de elementos narrativos para converter.
Com o advento do marketing, esses aspectos ganharam ainda mais desdobramentos. Nos dias atuais, saber como dominar uma narrativa em um vídeo publicitário pode ser um fator essencial para atrair mais clientes.
Seja como for, não há como fugir de determinadas estruturas para melhorar a relação com o mercado. Seja do ponto de vista das ferramentas ou de uma perspectiva mais voltada para a construção de estratégias, o cliente precisa se envolver com a marca.
Em uma busca por curso de emergência para motorista de ambulância, o público precisa compreender quais são os elementos centrais oferecidos por aquela escola. Dessa forma, sua conversão será muito mais elaborada.
Todos esses aspectos são essenciais para qualquer tipo de relação a curto ou a longo prazo com o público. Envolver os clientes em uma dinâmica de consumo com uma boa narrativa é uma das bases do marketing.
Por isso, torna-se muito importante saber como qualificar alguns desses pontos mencionados. Essa relação melhora todas essas perspectivas de interações dentro dessas perspectivas.
A importância da narrativa
Desde os primeiros estudos sobre análise e estrutura dos discursos, há apontamentos importantes a respeito da importância da narrativa. Ela é o elemento central de atenção para os mais variados contextos sociais e de mercado.
Um dos primeiros estudiosos do tema foi Aristóteles. Para ele, toda estrutura dialética estava munida de conteúdos narrativos voltados para uma estrutura básica.
Alguns dos elementos mais comuns identificados por ele tinha a ver com a apresentação do assunto, com um exórdio, com o desenvolvimento e alguns outros padrões importantes para garantir a atenção do interlocutor.
De modo geral, essas observações foram construídas com base em algumas observações, sobretudo a respeito dos discursos dos sofistas. Essas pessoas eram escolhidas para defesas jurídicas por conta de suas estruturas retóricas.
Com base nesse contexto histórico e estrutural, é possível entender a estrutura narrativa como uma das bases da comunicação. Tanto é assim que as mídias contemporâneas se desenvolveram com base nisso.
Sendo assim, ao levar essas construções para o mundo do marketing, uma escola de dança para jovens pode atrair seus interlocutores a partir de algumas especificidades narrativas importantes.
Em termos gerais, há uma série de mecanismos importantes a serem considerados quando se fala em envolvimento dos clientes no mercado. Por esse motivo, pensar em elaborações de Storytelling tende a ajudar bastante.
O que é Storytelling?
O Storytelling trata-se de um elemento que traduz toda essa dinâmica em uma estrutura estratégica voltada para o mercado. Sua representação como um ato de contar história pode fazer toda diferença em todos esses aspectos.
Quando se fala em uma empresa de demolição casas antigas, há alguns caminhos importantes que seu marketing pode assumir para envolver seus clientes em termos gerais.
Com a construção do Storytelling, a adoção de alguns elementos narrativos leva o cliente a uma contextualização importante e, através de identificação com o discurso, ele pode ser convencido a comprar algum tipo de produto.
Sendo assim, o Storytelling se vale de todos esses contextos de envolvimento e cria uma linguagem estratégica importante para manter a atenção de um mercado cada vez mais necessitado de elementos de atenção.
Quanto mais o tempo passa, mais esses elementos precisam ser levados em consideração. Afinal de contas, há uma dificuldade bastante grande na hora de atrair os leads dentro de um cenário onde a atenção é cada vez mais disputada.
Assim como um papai noel inflável pequeno pode encantar uma criança em uma loja, o Storytelling precisa encantar o seu mercado de consumo e, com isso, viabilizar vendas.
De que forma o Storytelling ajuda a vender?
Como é possível notar, uma das bases da venda é o marketing. Seu objetivo é claro: atrair novos clientes e convertê-los. Desta forma, o Storytelling consegue qualificar ainda mais essas dinâmicas.
Seja em uma abordagem de vendas ou em um vídeo publicitário, criar identificação entre o cliente e a história contada pode levá-lo a entender melhor os benefícios de algum produto ou serviço.
Por exemplo, quando se fala em compra de lança para muro navalha, há todo um contexto a ser considerado. Diante dessa necessidade de segurança, a empresa pode criar alguns vínculos emocionais com o cliente e convertê-lo.
No entanto, para chegar a esse ponto, a venda e o marketing precisam estar integrados a uma lógica de Storytelling muito bem fundamentada. Sendo assim, é preciso saber como estruturar todos esses pontos.
Onde o Storytelling pode ser aplicado?
Atualmente, é possível apontar para uma variedade bastante grande de exemplos de Storytelling no mercado. Cada um deles possui uma relação com os elementos narrativos citados, mas de uma forma mais objetiva.
Quando se fala a respeito desses pontos, é possível pensar em alguns elementos centrais. Em termos gerais, o Storytelling pode lidar com a marca em algumas instâncias específicas:
- Venda de produtos;
- Construção de marca;
- Campanha institucional;
- Criação de identificação.
Esses são alguns pontos que podem ser objetivados a partir da aplicação do Storytelling. Seja do ponto de vista da construção de uma marca ou de outras instâncias, esses elementos são centrais.
Uma loja com uma boa história sobre sua marca pode levar o cliente a se identificar. Assim, é possível facilitar uma relação de venda de rufo telhado embutido quando isso for necessário.
O que não pode faltar em um Storytelling?
De forma simples, o Storytelling é um formato a ser estabelecido em um processo de marketing. Como tal, é necessário entender quais elementos não podem faltar dentro dessas orientações.
Diante de todos esses pontos, seja um escritório especializado em emissão de atestado de brigada ou em um contexto de mercado varejista, torna-se essencial lidar com determinados aspectos.
Envolver a publicidade da empresa em uma narrativa envolvente para o cliente é a prerrogativa fundamental para qualquer Storytelling. Chegar a esse ponto pode ser bastante complexo, mas é preciso lidar com os seguintes elementos:
- Definição da mensagem;
- Reconhecimento do conflito;
- Definição de personagem;
- Ambientação;
- Resolução de problemas.
Diante desses pontos, todos esses elementos precisam ser orientados com base em um universo de identificação dos clientes. Diante desses pontos, torna-se mais fácil lidar com esse tipo de envolvimento.
Saiba como aumentar as vendas com o Storytelling
Estabelecer alguns impactos a respeito dos elementos citados acima pode ser determinante para um bom Storytelling, mas é preciso saber como atingir esses aspectos em uma lógica mais voltada para vendas.
Sendo assim, se um fornecedor de saco para montar cesta basica estiver em busca de algumas orientações nesse sentido, torna-se importante lidar com alguns pontos:
- Reconhecer o público-alvo;
- Investir em formatos diversos;
- Integrar os setores da empresa;
- Estabelecer valores;
- Focar em emoções.
Cada um desses pontos precisa ser estabelecido com base em uma dinâmica que envolva o cliente de forma emocional. Seja do ponto de vista de uma história ou de uma abordagem, esses aspectos precisam ser orientados.
Seja como for, quanto mais o tempo passa, mais ferramentas podem ser utilizadas com base em tudo isso. Portanto, é essencial saber como garantir uma abordagem com base em Storytelling.
Considerações finais
Desde os primórdios da humanidade, uma variedade bastante grande de elementos comunicacionais passaram a fazer parte da vida social em termos cada vez mais complexos.
O ato de contar história passou a ter uma importância muito grande do ponto de vista cultural. Com base em tudo isso, torna-se importante pensar nesses aspectos como elementos de mercado.
O Storytelling é um dos pontos centrais para a construção de uma narrativa envolvente com base em um marketing de atração fundamental para o crescimento das empresas.
Lidar com todos os elementos presentes nessa estratégia passa a ser um fator essencial para garantir uma força ainda maior a respeito dos investimentos da empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.