“As marcas que não se tornarem criadoras perderão para os criadores que estão virando marcas.” Esta declaração de Gian Martinez, diretor-executivo da agência Winnin, descreve o novo desafio das marcas: aprender com quem melhor sabe como se manter relevante para o seu público. Estamos falando dos criadores do YouTube.
Seu magnetismo não é coincidência. Por trás das câmeras, há uma expertise profunda que eles vêm desenvolvendo graças a uma condição fundamental: sua mentalidade inovadora. Criaram métodos próprios para se manterem atualizados com as tendências e desenvolveram linguagens próprias que se adaptam perfeitamente ao seu público, que eles conhecem muito bem graças à troca constante. Assim, estabeleceram-se como líderes comunitários com os quais as marcas têm muito a aprender.
O que as marcas podem aprender sobre como criar conteúdo cativante e relevante? Depois de conversar com um grupo de criadores do YouTube, extraímos 4 dicas-chave para que sua marca possa evoluir de simples anunciante a criadora de conteúdo.
Esteja sempre presente para o seu público
Por que interagir com o público algumas vezes por ano se você pode fazer isso o tempo todo? Os consumidores procuram um envolvimento contínuo após a compra, e oferecer-lhes esta oportunidade ajuda a construir a credibilidade da marca.
Claro, você deve saber que eles querem entrar em contato, mas nem sempre desejam comprar o seu produto. Portanto, é fundamental que você entenda quais são as necessidades deles para agregar valor com a sua presença. Como você pode descobri-las?
Primeiro, analise quais são os outros interesses do seu público, pois isso o ajudará a ampliar a conversa. Por exemplo, se o seu público gosta de moda e gaming, você pode criar eventos de jogos online e skins para seus personagens. Depois, planeje seu conteúdo com antecedência: isso permitirá incluir datas especiais na sua estratégia, como o Dia dos Namorados. Além disso, tente tornar sua mensagem gradual. Para estar sempre presente, o melhor é incluir fragmentos da mensagem de forma natural em outras narrativas. Por exemplo, para falar de um tênis você pode contar a história de um criador que vai a uma festa e, claro, está vestindo a peça. Por fim, aplicar o método “test and learn” é a chave para se ajustar cada vez mais ao que o seu público espera da sua marca. Preste atenção nos comentários para corrigir o que estiver faltando na sua próxima criação.
Atreva-se a usar linguagens nativas do YouTube
O YouTube é uma fábrica de novas expressões. Não só dá vida a outras formas de falar, mas também de usar a câmera, de fazer cortes e de editar. As formas de contar histórias e até a personalidade dos criadores permitem que as marcas se comuniquem de forma menos invasiva com o público. Quem cria conteúdo muitas vezes acumula conhecimento qualitativo sobre a melhor forma de transmitir a mensagem, por isso é importante confiar nele. O grande segredo é respeitar as vozes autênticas para que o uso da linguagem não pareça forçado. Como conseguir isso?
Por um lado, escolha os estilos de conteúdo nativos do YouTube: desde transmissões ao vivo, reacts, novelas, análises, speedruns, paródias, clipes, até vídeos de karaokê e creepypastas. Use truques audiovisuais para chamar a atenção. Desde a edição até as jogadas de câmera e roteiro, há muitos recursos para cada tipo de público. Da mesma forma, falar a mesma língua do seu público é essencial. Isso significa que, em alguns casos, você deve substituir a linguagem formal por uma mais coloquial que possa incluir gírias.
Cultive sua comunidade
Criar relacionamentos mais fortes e próximos com os consumidores é uma das possibilidades poderosas que a plataforma oferece. E os criadores sabem muito bem como fazer isso. Mas para crescer no YouTube, você também precisa permitir que outros cresçam. Portanto, quando falamos em comunidade, nos referimos também ao modelo de trabalho colaborativo. Que ações você pode realizar para ajudar sua comunidade a emergir?
Lembre-se de que você pode usar enquetes e comentários para continuar a conversa após o vídeo terminar. Preste atenção às perguntas da sua comunidade para saber mais sobre os interesses dela. Construa a comunidade com presença: vai levar tempo, mas por isso é preciso ser constante e consistente. Evite aparecer apenas na hora da venda. Deixe eles encontrarem você sempre que procurarem. Por fim, descubra aliados com ideias semelhantes e desenvolva uma rede de alianças, nutrindo temas paralelos que tenham alguma ligação com os temas relacionados à sua marca.
Mostre os bastidores
A autenticidade é um valor fundamental para os usuários do YouTube. E, justamente, ao abrir os bastidores você mostra a vida real com suas vulnerabilidades. É uma forma de humanizar a sua marca e uma ótima forma de conseguir isso é através da espontaneidade. Portanto, vídeos sobre brainstorming e “erros de gravação” são duas formas de abordar o consumidor utilizando autenticidade. Você precisa de mais ideias para conseguir isso?
Não tenha medo de fazer parceria com causas ou ideias que façam sentido para a marca. A clareza sobre uma posição pode afastar algumas pessoas, mas também pode fortalecer o vínculo com as mais leais. Além disso, compartilhe a forma como você produz e os bastidores para que as pessoas sintam que a marca é tão humana quanto elas. Transforme-se em uma plataforma para que artistas, pessoas, causas, criadores e ideias se apresentem de forma mais aberta e vulnerável. Além disso, esteja aberto a críticas, pois uma marca disposta a abordar temas delicados e lidar com as críticas acaba alcançando outro nível de engajamento.
Neste mundo repleto de conteúdo ilimitado, os criadores de conteúdo descobriram a fórmula para criar vídeos que cativam milhões de pessoas e as levam à ação. Portanto, seguir os conselhos deles pode ser a chave para despertar o seu público-alvo e desbloquear o verdadeiro potencial do YouTube quando se trata de atingir os seus objetivos.
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