O amor está no ar… Metade dos brasileiros está em algum tipo de relacionamento, segundo pesquisa realizada pelo Google. E os apaixonados não são o único grupo interessado em celebrar — e presentear — neste 12 de junho.
Afinal, o dia pode ser dos namorados, mas os solteiros também vão aproveitar: 41% pretendem comprar algo para a data. Enquanto a maioria escolherá se autopresentear (59%), há também os que vão agradar alguém especial (27%) ou da família (16%).
Ou seja, independente do status de relacionamento, o Dia dos Namorados se tornou uma oportunidade para as marcas alcançarem quem tem a intenção de presentear ou simplesmente aproveitar ofertas sazonais. Neste artigo apresentamos mais dados e insights para fazer sua estratégia de marketing “dar match” com os desejos e as expectativas do consumidor.
Ajude os compradores de última hora
Nos últimos anos, as buscas no Google por “Dia dos Namorados” aqueceram às vésperas do evento. A antecipação está mesmo em baixa: quase metade dos consumidores devem pesquisar por presentes no intervalo entre 15 dias e uma semana que antecede a data. Esse comportamento reflete nas compras, que devem acontecer principalmente na semana (29%), na véspera (11%) e até mesmo no próprio Dia dos Namorados (12%) — conforme intenção declarada de quem está planejando comprar presentes para a data.
Isso significa que os varejistas ainda têm tempo de conquistar os clientes de última hora. Em troca, é preciso oferecer soluções de logística, como entrega rápida e retirada na loja, além de reforçar os canais de vendas e atendimento nessa reta final. A urgência é uma vantagem para os pontos de venda físicos, mas não esqueça que anúncios online também impactam as decisões de compra na jornada offline.
Uma das razões para muita gente deixar a tarefa para a última hora pode ser o desafio de encontrar o produto ideal. A pesquisa do Google identificou que 28% das pessoas consideram difícil ou muito difícil escolher presentes. Aqui também dá para ajudar: campanhas Demand Gen, potencializadas pela Google IA, permitem construir consideração e gerar demanda nos feeds do Google, incluindo YouTube e Gmail.
Quais as principais escolhas para presentear e celebrar
As categorias tradicionais seguem no topo da lista de presentes para o Dia dos Namorados. Apesar de empatadas com 36% das intenções de compra em 2024, Moda apresenta tendência de queda, enquanto Beleza e Perfumaria cresceu quatro pontos percentuais dos últimos dois anos para este.
Já o grupo de Eletrônicos, Celulares e Smartphones representa 16% das intenções. Entre quem planeja adquirir um smartphone na data, 33% fará para presentear o parceiro ou a parceira. Mas a principal oportunidade não está entre os casais, mas sim nos 67% que aproveitarão as ofertas para garantir um celular novo para si ou para outros familiares.
Por fim, outra tendência que despontou este ano é a celebração fora de casa, um dos reflexos do pós-pandemia. Entre os 54% de apaixonados que pretendem comemorar a data, a maioria (27%) vai optar por um almoço ou jantar em restaurantes, enquanto 15% planejam uma viagem e 13%, outros passeios, como parque ou cinema. Isso aquece a demanda por serviços nos setores de gastronomia e hospitalidade, mas também serve como insight para o varejo promover categorias relacionadas, de malas e até mesmo autopeças.
Deu para perceber que as tendências para o Dia dos Namorados mudaram, não é? Para impulsionar os resultados, você também precisa ampliar suas estratégias de vendas e marketing para incluir produtos e mensagens para os mais variados públicos, não importa qual o status de relacionamento.
Deseja fazer alguma programação para o Dia dos Namorados? Entre em contato conosco pela página Contato ou direto pelo WhatsApp.