7 em cada 10 brasileiros estão mais ligados no YouTube do que em qualquer outra plataforma de vídeo. E isso considerando internet e canais de TV lineares.

O dado acima, revelado na mais recente edição do evento do YouTube para o mercado publicitário, o Brandcast, dá pistas da estratégia que a empresa pretende seguir na América Latina pelos próximos anos.

Em coletiva de imprensa, Patrícia Muratori, Diretora do YouTube para América Latina, Maia Mau, Diretora de Marketing do Google e YouTube e Luciano di Eugênio, Head de Produtos de Publicidade do YouTube e Google, reforçaram o objetivo de ampliar o espaço da plataforma de vídeos como um fenômeno cultural que está redefinindo como consumimos conteúdo, desde esportes até podcasts.

• Multitelas: Com 120 milhões de usuários mensais no Brasil, o YouTube se posiciona como o rei da atenção frente ao cada vez mais fragmentado cenário de mídia. Além disso, a pluralidade de telas e dispositivos torna a plataforma dominante. Com 76 milhões de usuários logados no YouTube através de uma TV conectada, a penetração da plataforma é 57% maior que todos os outros streamings somados.

• PIB: Além disso, se considerando o epicentro da cultura, o YouTube destaca sua contribuição para PIB brasileiro: cerca de 4.5 bilhões ao ano. O ecossistema de criadores e profissionais que geram renda através da plataforma equivalem a 140 mil empregos de tempo integral em 2022.

• Esporte em Alta: Também se posicionando como a casa do esporte, o YouTube revelou parceria com a CazéTV para transmissão do Paulistão 2024. 16 partidas do campeonato, incluindo dois clássicos, serão exclusivos da plataforma. 80% dos usuários acreditam que o YouTube está reinventando o consumo de conteúdo esportivo.

Patrícia Muratori, Diretora do YouTube para América Latina

Os dados foram obtidos através de pesquisas realizadas pela Kantar e Offerwise, além de informações da Comscore. Confira mais alguns números divulgados pelo YouTube:


● O YouTube é o serviço de vídeo número 1 que os espectadores no Brasil dizem mais amar.
● O YouTube é o lugar número 1 que no qual a Gen Z diz que passaria significativamente mais tempo do que em outras plataformas de mídia social (incluindo Tiktok, Instagram, Facebook).
● 86% dos espectadores do YouTube no país concordam que a plataforma é o serviço de vídeos que eles mais assistem.
● 59% dos domicílios brasileiros possuem pelo menos uma TV conectada.
● YouTube representa 57% do consumo de streaming nas TVs Conectadas dos domicílios brasileiros.
● 78% das pessoas assistem o YouTube em vários dispositivos – smartphones, TVs conectadas desktops ou laptops e tablets.
● Os usuários passam horas no trajeto de casa para o trabalho ou para a escola, e o levantamento mostra que 65% acreditam que a plataforma é sua fonte de entretenimento favorita durante o trajeto diário.
● Há mais adultos entre 18 e 24 anos assistindo ao YouTube em uma semana normal, do que em cada uma das 5 principais emissoras de TV aberta, com uma diferença de 25 pp quando comparada ao segundo canal mais assistido (Globo).
● Há mais adultos maiores de 18 anos assistindo no YouTube em uma semana normal, do que em cada uma das 5 principais emissoras de TV aberta (Globo, SBT, Record, Band e Rede TV).
● O YouTube é o serviço de vídeo número 1 que os espectadores da geração Z (18-24) no Brasil dizem que mais amam.
● O YouTube é o lugar número 1 para os espectadores da Geração Z (18-24) no Brasil se aprofundarem no que amam.
● 85% dos entrevistados no Brasil gostam/adoram como o YouTube oferece vários tipos de conteúdo: vídeos longos, vídeos curtos, transmissões ao vivo, podcasts, etc.
● 69% dos entrevistados no Brasil têm o YouTube como plataforma primária de podcast e/ou videocast.
● 70% acreditam que prestam mais atenção ao conteúdo que assistem no YouTube do que em outras plataformas de vídeo.
● 85% acessam o YouTube já sabendo exatamente o tipo de conteúdo que desejam assistir.
● 73% dos entrevistados no Brasil concordam que nenhuma outra plataforma oferece a profundidade dos vídeos do YouTube.
● 80% dos entrevistados no Brasil recorrem ao YouTube para se aprofundar em suas maiores paixões e temas de interesse.
● 81% dos entrevistados no Brasil acreditam que o YouTube os aproxima de seus principais interesses e assuntos pelos quais são apaixonados.
● 80% acreditam que o YouTube está reinventando a forma como o conteúdo esportivo é consumido.
● 83% dizem que enquanto a mídia tradicional privilegia a cobertura de alguns esportes, o YouTube tem todos.
● 72% dos brasileiros preferem ver transmissões ao vivo do seu esporte favorito no YouTube do que no rádio ou tv.
● 66% já compraram artigos relacionados ao seu esporte favorito por causa de um vídeo no YouTube.
● 80% concordam que o YouTube ajuda a transformar esportes em estilos de vida.
● 76% gostam de assistir desafios, jogos ou ideias esportivas inventadas por criadores de conteúdo do YouTube
● 81% concordam que o YouTube permite que você assista esportes de uma forma muito mais divertida.
● 74% dos espectadores do YouTube no Brasil concordam que anunciar em vídeos no YouTube os ajuda a decidir o que comprar.
● 84% concordam que a publicidade em vídeos no YouTube é confiável.
● 79% concordam que a publicidade em vídeos no YouTube os torna mais propensos a
considerar uma marca ou produto.
● Os espectadores da Geração Z (18-24) no Brasil dizem que o YouTube é o número 1 em apresentá-losa novas marcas ou produtos.
● 81% dos usuários concordam que a publicidade em vídeos no YouTube é confiável.
● 74% acham que a publicidade em vídeos no YouTube os torna mais propensos a considerar uma marca ou produto.

Fonte: B9

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