Os brasileiros estão interessados em viajar e descobrir o país. No Brasil o turismo doméstico deve movimentar 112 bilhões em 2024, segundo estimativa do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC na sigla em inglês). E até mesmo na Black Friday, 72% dos viajantes gostariam de ver ofertas relacionadas a turismo.

Nos últimos anos, as buscas no Google por tipo de destino apontaram que a procura por localidades no interior cresceu acima do das capitais ou do litoral. E a “interiorização” do turismo, somada à alta do preço das passagens aéreas, faz despontar a preferência pelos deslocamentos por terra.

Uma pesquisa liderada pelo Google em parceria com a Offerwise, com pessoas que viajaram nos últimos 12 meses, revelou que 74% usaram ônibus, seguido por carro próprio (44%) ou alugado (21%), em comparação aos 32% que escolheram avião.

Dados sobre meios de transporte usados para viajar nos últimos 12 meses: 74% ônibus, 44% carro próprio, 32% avião, 21% carro alugado, 14% moto e 5% navio ou barco.

Ônibus: o coringa de viajantes que não têm pressa

À primeira vista, o ônibus parece se destacar entre outros meios de transporte apenas por uma questão de custo. É mesmo um ponto bem relevante, mas essa opção é um coringa, com penetração em todas as classes sociais e faixas etárias, especialmente a classe C e jovens adultos.

E tem outro detalhe: a pesquisa revelou que mesmo quem prefere outros meios para viajar, também utiliza ônibus. O contrário não costuma acontecer, já que, na jornada de quem prioriza o ônibus, o uso de outros meios é menor quando comparado com os demais.

Mas o trunfo da praticidade e possibilidade de integração tem seus limites e outro fator impacta bastante a decisão de viajar ou não de ônibus: o tempo de deslocamento. Segundo a pesquisa, embora considerem esse meio de locomoção, muitos viajantes priorizam outras opções para chegar mais rápido ao destino e, portanto, a velocidade se torna o principal fator de decisão.

Isso significa que o ônibus entra no páreo quando as viagens são mais curtas. E, no caso de distâncias mais longas, a escolha aumenta conforme o percurso é menos frequente para o viajante. Quem viaja de ônibus com menos frequência está mais aberto a encarar um tempo maior de locomoção se o preço valer a pena.

Benefícios e oportunidades em todo o setor do turismo

Três em cada quatro dos entrevistados que planejam viajar nos próximos 12 meses consideram usar ônibus. Ou seja, existe demanda de um público fiel e frequente. No entanto, os números apontam que a decisão de compra costuma ficar para a última hora: 61% das pessoas adquirem seu bilhete na semana da viagem — a maioria (26%) entre três e sete dias antes.

É um hábito comum quando os compradores não veem benefícios em comprar com antecedência. Mas a lacuna entre o planejamento e a aquisição deixa a categoria mais exposta à concorrência. Na hora da compra, são consideradas em média 3,3 empresas, incluindo as próprias viações, plataformas de passagens e programas de fidelidade. Assim, ser uma opção coringa tem dois lados da moeda: de um, a versatilidade para atender perfis variados de viajantes; do outro, a flexibilidade e a facilidade que adiam a compra e abrem espaço para o consumidor considerar outras marcas ou até mesmo outro meio de transporte.

Dados sobre os hábistos de compra de passagensde ônibus: 61% adquirem na semana da viagem, 26% adquirem entre 3 e 7 dias antes do embarque e 3,3 empresas são consideradas na hora da compra.

Esse cenário só muda quando o benefício da antecipação fica claro para o consumidor, tais como: a escolha de assentos — especialmente para quem tem acompanhante — promoções imperdíveis e garantia do bilhete em momentos disputados, como férias e feriados. Outra oportunidade para conquistar os clientes está na combinação de pacotes com hospedagem. Metade dos passageiros de ônibus paga por um lugar para ficar nessas viagens e 81% têm interesse em desconto na hospedagem ao comprar a passagem de ônibus no mesmo site.

Os turistas nacionais estão animados para conhecer mais o Brasil por terra e têm expectativa por promoções de viagens. Para garantir vendas antecipadas e se destacar diante dos concorrentes, as marcas podem oferecer benefícios, promover experiências inéditas e buscar parcerias dentro e fora do segmento de turismo. Te ajudamos a alavancar suas vendas com anúncios no Google e nas Redes Sociais. Entre em contato pela página Contato ou direto pelo WhatsApp e saiba mais.

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